quinta-feira, 25 de junho de 2009

Feira de Projectos



No dia 5 de Junho de 2009, realizou-se na Anselmo a actividade Feira de Projectos dinamizada por professores e alunos do ensino básico.
Organizada no âmbito da disciplina de Área de Projecto e do Clube de Inglês, pela sua dimensão pluricultural, A feira pretendeu ser uma amostra viva dos vários trabalhos desenvolvidos na Área de Projecto, não só em parceria com os professores de todas ou quase todas as disciplinas mas, ainda, em articulação com o P.A.A. e com o P.E.E..
Este evento teve como objectivo fundamental a angariação de fundos para as visitas de estudo dos alunos com SASE.
Quem deu uma voltinha pela Feira teve oportunidade de provar desde o mais saboroso pastelinho de bacalhau ao mais exótico bolinho chinês, testando as "tapas", passando pelo tradicional pirolito até ao sofisticado "crèpe au chocolat". Às cinco, "tea time" com "scones and jam and apple pie" ! Continuando, podia tentar a sorte nas rifas, dar atenção à banca da saúde e seguir em direcção à horta, deliciando-se com saborosas saladas. Mas essa curiosidade podia ir mais além, deixando-se tentar pelos diversos adornos, desde simbólicas T-shirts a coloridas pulseiras, encantando-se com pequenas obras de arte elaboradas com material reciclado e chegando mesmo a aventurar-se nos jogos tradicionais. É importante não esquecer que havia um cantinho para aqueles que estão sempre à espera de um gesto de solidariedade, de uma peça de roupa de roupa que já não serve, etc. Mais para o fim da tarde foi "show time"! A música e o teatro tiveram o seu espaço de intervenção, protagonizados por alunos dos 2º e 3º ciclo e do 11º ano.
Acima de tudo, a Feira foi o espelho do empenho e do entusiasmo de todos aqueles que nela participaram. Valeu a dedicação, a partilha e os gestos de ternura e de carinho de todos os que contribuiram para demonstrar uma das vertentes da nossa comunidade escolar - BEM HAJAM!
Agradecemos também a colaboração da Câmara Municipal de Almada, do Jumbo e da CEI.
Última hora!
O fundo de apoio aos alunos com SASE começa da melhor maneira: feitas as contas parece que conseguimos chegar aos 1000 €.

O Grupo de Coordenação





terça-feira, 23 de junho de 2009

Um testemunho

Olá Sérgio, boa noite...
Eu sei que é um pouco tarde para escrever, mas estava aqui a estudar para o exame de admissão para o meu curso superior e comecei a pensar que estava prestes a alcançar mais um objectivo da minha vida...
Cheguei à conclusão que obviamente se devia ao meu esforço.... mas não posso deixar de pensar e admitir com sinceras e simples palavras que devo mais uma palavra de agradecimento... a todos vós....a toda a equipa de formadores do CNO - centro de novas oportunidadas da escola Anselmo de Andrade....
Trata-se de um processo simples... ir à escola conhecer os formadores, ver onde temos que validar os créditos... e escrever... sobre nós.... É um processo único , uma viagem de passagem na nossa vida, neste caso, na minha... que deixou marcas....
Na noite em que fui a sessão de júri, agradeci a todos vós pela ajuda que me deram... mas estava aqui a escrever e dar os últimos "retoques" no segundo capítulo da minha auto biografia....... aliás, vocês pediram-me para continuar a escrever e foi isso que eu fiz.... mais 130 páginas para lerem frase a frase e validarem.
Calma... tenham calma.... estou a brincar....mas garanto-vos que caso assim fosse, o segundo capítulo do "meu livro" ia ter um "episódio" ao qual eu daria o título de "OBRIGADO"....
Obrigado por me terem dado esta oportunidade... obrigado por me terem dado apoio e o acompanhamento necessário para pensar que o 12º ano será só o começo....
Há quem encare que ter e conseguir o 12ª ano aos 27 anos é uma coisa sem valor, mas isso é para quem não sabe dar valor e sentido às pequenas oportunidades que vamos tendo ao longo da vida.... Todos os adultos que por aí passarem devem aproveitar ao máximo e não ficar por aqui.... não importa a idade, não importa o tempo que demoramos a fazer as coisas... o que realmente importa é fazê-las... independentemente do resultado....mesmo que não seja aquele que desejamos, sabemos que não foi em vão... vale sempre o esforço.... Apesar de parecer um pouco "lamechas" não tenho qualquer problema em reafirmar.... Não consigo arranjar palavras suficientemente grandiosas para vos agradecer... Muito obrigado a todos... e por favor.... Não parem... validem mais e muitos mais alunos... porque apesar de ser cansativo e por vezes aborrecido ler autobiografias, é compensador sabermos que fizemos diferença na vida de alguém.... Vocês não sabem o quanto defendo este projecto das novas oportunidades quando alguém fala mal.... mas quem fala mal são pessoas que não têm capacidade para mais...
:)
Será que pode remeter este mail aos restantes formadores? A todos de preferência... e também à DRA MARTA que é uma querida...
PS- Continua à espera da sardinhada... Beijos para todos e em especial para os seguintes formadores:
- Luís Mendonça;
- Tânia Marques;
- Isabel Lage;
- Mariana Dias;
- Leandra Morgado
E, claro, para o Sérgio... Vemo-nos por aí...

Cátia Lopes Arronches
Aluna ADULTA do centro de novas oportunidades da Escola Anselmo de Andrade....

domingo, 21 de junho de 2009

Kid's Guernica em grande!


Ana Sofia Reis e a professora Sofia Afonso e reprodução do projecto vencedor

"No âmbito da 2ª Edição do projecto Kid´s Guernica, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) para o Distrito de Setúbal, que visa promover os valores da paz e solidariedade no mundo inteiro através da realização artística de crianças e jovens, o Júri, reunido no passado dia 29 de Maio, escolheu a pintura que há-de ser realizada colectivamente com as dimensões da emblemática pintura de Picasso: GUERNICA (7,8 m X 3,5 m). A obra escolhida foi “Garras de Paz” submetida a concurso pela Escola Secundária Anselmo de Andrade, de Almada. " (ler toda a notícia aqui)


Tal como o JA'' noticiou em tempo útil (ver aqui) a aluna Ana Sofia Gomes Reis, da turma de artes do 11º ano, venceu o concurso do Kids Guernica na nossa escola e a nível distrital (projecto reproduzido na imagem acima). A pintura foi ampliada para as dimensões "gigantescas" de 7,8X3,5 metros. A execução deste trabalho foi levada a cabo na sala D2 da nossa escola pela Ana Sofia e um conjunto de colegas, apoiadas pela professora Sofia Afonso, num esforço assinalável e, a todos os níveis, louvável. O JA'' espera publicar em breve imagens ilustrativas desta actividade.

A Escola agradece e sublinha a excelência do trabalho e da atitude evidenciada pelos intervenientes. Muito bom! Muitíssimo bom!!!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Grandioso CONCERTO!!!

No próximo dia 21 de Junho, Domingo, pelas 16.00 horas, vai realizar-se um concerto no Solar dos Zagallos, Sobreda, com a participação do Coro da Usalma, os Coros do Musicentro (Salesianos de Lisboa) e o Coro d’Anselmo.
Contamos com a vossa presença.

Coro d’Anselmo (informação recebida por e-mail)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Formação em contexto de trabalho

Os formandos do 9.º H do Curso de Educação e Formação, Empregado/Assistente Administrativo, Nível II, Tipo 3, da Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Anselmo de Andrade, iniciaram o estágio no dia 1 de Junho, o qual irá decorrer durante este mês e a primeira quinzena do seguinte. Os alunos irão realizar o estágio em diversas instituições que colaboram com a escola.


No decurso da sua formação encontram-se o João Costa, no Clube Lisnave...

... e a Rosa Reis, na Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP).

informação enviada por e-mail pela Professora Laura Saial

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009


No âmbito do Projecto Sociedade e Sedentarismo, decorreu dia 5 de Junho de 2009 (sexta-feira) pelas 14.30h, no pavilhão gimnodesportivo da escola, a “Entrega de Prémios dos Iº Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009”. Este Projecto foi desenvolvido por alunos do 12º ano, da turma A durante todo o ano lectivo, que dinamizaram e organizaram todas as actividades adjacentes ao Projecto.


A “Entrega de Prémios dos Iº Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009” teve como público-alvo os alunos do 5º, 6º e 7º anos (alunos participantes nos “Iº Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009”), estando, contudo, aberta à presença de quaisquer alunos, tendo comparecido na realidade alguns jovens de outros anos para assistir à cerimónia.


Este evento teve como objectivo a entrega de taças, medalhas e diplomas aos participantes, sendo que todos eles foram premiados, numa tentativa de implementar nos jovens atitudes de desportivismo e fair-play. Os alunos foram premiados nas modalidades colectivas de Andebol, Futebol e Basquetebol e nas individuais de Badmington e Atletismo (100m, 400m, 1000m e salto em comprimento). Todos eles receberam certificados de participação na actividade desportiva.


Agradecemos desde já, não só o apoio oferecido pela Comissão Executiva Instaladora à realização deste evento (através da disponibilização do pavilhão gimnodesportivo da escola e da inserção da Entrega de Prémios no Plano Anual de Actividades da escola), mas também o apoio às restantes actividades que desenvolvemos durante todo o ano lectivo. Agradecemos também à professora Filomena Sousa, responsável pelo nosso projecto, que desde o início nos aconselhou e apoiou inteiramente e auxiliou na resolução de problemas. Agradecemos igualmente ao Departamento de Educação Física, em especial às professoras Cristina Sousa e Fernanda Seabra, docentes do núcleo de Educação Física, que nos apoiaram na realização do evento “Iº Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009”.


Com o final do ano lectivo termina também a dinamização do projecto Sociedade e Sedentarismo e, como organizadores, concluímos que foi um Projecto muito trabalhoso, mas totalmente gratificante, uma vez que conseguimos atingir os objectivos a que nos propusemos. De entre estes objectivos destacamos o sucesso que tivemos na sensibilização dos jovens para a mudança de estilos de vida sedentários e para a prática de mais actividades físicas e desportivas. Tencionamos também dar continuidade ao Blogue do Desportista, de modo a continuar a informar os visitantes sobre hábitos alimentares e estilos de vida.



Ana Catarina Coelho


Ana Duarte

Carlos Alves

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Contadores de Histórias

Olá Jornal JA'',
Ora aqui estão 5 fotos da apresentação do exercício de Teatro das turmas 7ºD e 7ºC.
A sala de teatro no bloco 6, abriu, mais uma vez, a porta à comunidade escolar. Desta vez para ouvir “Contadores de Histórias”.
Divertidos e engraçados, os pequenos grandes artistas contaram em jeito de teatro histórias espantosas com dragões, cavaleiros e princesas encantadoras.

informação enviada pela professora Fátima Pinto

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Prémios, premiados (e outras coisas extraordinárias)

Foram entregues no passado dia 5, por volta das 12 horas e 45 minutos, os prémios referentes à edição de 2009 do Prémio Anselmo. Numa sala da Casa Rural, bem composta, com um público maioritariamente constituído por participantes no concurso e alguns professores, o ambiente era de alguma expectativa (seria de grande expectativa?).



Após as intervenções da ordem, a Professora Maria Margarida Lucena, actual presidente da Comissão Executiva Instaladora e já eleita futura Directora da nossa escola, procedeu ao tão esperado anúncio público dos nomes dos premiados nas diferentes modalidades.


Ha, JA'' me esquecia, antes de se dar início à entrega dos prémios, foi anunciado que o trabalho concebido pela Ana Sofia Gomes Reis, da turma de artes do 11º ano, venceu o concurso do Kids Guernica na nossa escola e a nível distrital (clicar aqui para alguma informação adicional) o que constitui mais um feito assinalável de um aluno da Anselmo


A Ana Sofia, na companhia da professora Sofia Afonso que a orientou neste trabalho, exibindo para a fotografia o cavalete que lhe foi entregue pela escola como prémio de reconhecimento pelo mérito do seu trabalho.


Após um discursozinho da Ana Sofia, teve lugar a tão desejada entrega dos Prémios Anselmo 2009.
A lista de premiados foi a que se segue:
Literatura

Menções Honrosas, Maria Gaspar Rodrigues da Silva, 7ºD e Patrícia Taveira Marreiros, 7ºD

3ºPrémio Carlos Tiago Ribeiro Garcia de Freitas Robalo, 11ºC

Carlos Robalo agradecendo às musas.

2ºPrémioAlice Bernardo Prestes, 12ºF

1º PrémioHelena Antunes Simões, 12ºE


Ciência

2º PrémioAna Catarina Silva Alves Coelho e Liliana Sousa Nanji

A boa disposição foi uma constante.

1º PrémioJorge Ricardo Candeia Silva Miranda


Jorge Miranda vai coleccionando prémios pelas suas prestações no campo da Matemática.



Artes Plásticas
3ºPrémioCatarina Pereira Teles



2ºPrémioAndré Filipe dos Santos Demétrio


O André Demétrio foi um retrato da felicidade .



1ºPrémioAna Catarina Janeira Correia, 12ºF


Ana Catarina Correia, a grande vencedora do Prémio Anselmo de Artes Plásticas.

(em baixo) A sua assemblage "Ocupado" que lhe valeu o 1º Prémio.



Os premiados mostraram-se ora comovidos, ora esfuziantes de alegria. Outros nem uma coisa nem outra. O ambiente foi magnífico. Houve óóós e ááás, palmas e muitos sorrisos. Algumas caras fecharam-se outras abriram-se por completo, conforme os prémios iam sendo anunciados e entregues. Alguns dos premiados discursaram outros declinaram essa possibilidade. Viveram-se minutos de grande intensidade graças ao reconhecimento público dos méritos e capacidades de alguns dos nossos alunos. A Escola está-lhes reconhecida e os Prémios atribuídos são sinais desse reconhecimento.

Esta edição do Prémio Anselmo foi a mais participada de todos os tempos. Houve 13 trabalhos a concurso no Prémio Literário e, pela primeira vez em muitos anos, surgiram dois trabalhos de reconhecido mérito no campo das Ciências. Como vem sendo hábito, as Artes Plásticas tiveram vasta participação. Os diferentes júris tiveram muito que fazer até decidirem quem seriam os premiados (até mesmo no campo das Ciências).

Já estamos a pensar na próxima edição, o Prémio Anselmo 2010.

nota: o JA'' pede desculpa às alunas a cujos nomes não correspondem fotografias e agradece ao fotógrafo de serviço, o Professor João Raposo.

RS

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Life Goes On


No passado dia 3 de Junho, pelas 21.45h, 170 pessoas, pais, irmãos, familiares, amigos, professores, em pé, sentados em cadeiras, ao colo, no chão ou mesmo nas escadas, apertaram-se na Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada, ansiosos pelo início do espectáculo Life Goes On da turma E do 9º ano.
Durante uma hora e vinte minutos, sorrisos, muitas gargalhadas, algumas lágrimas, muitas gargalhadas causadas por um espectáculo que, para além de pôr em prática o trabalho desenvolvido e apreendido pelos alunos ao longo de três anos, iniciado pelo José Vaz, desenvolvido pela minha amiga Fátima Pinto e finalizado por mim, também serviu para concretizar um ciclo para todas as pessoas que o fizeram.

Da minha parte, só posso dizer que a concentração e a entrega dos alunos fizeram deste espectáculo aquilo que idealizei: não podia ter corrido melhor. E de facto a Música fez as pessoas juntarem-se. E agora??? Life Goes On.

:-(

Até...

Paulo Vieira

São Pedro acede a pedido de Hippies e deixa dorminhocos dormir descansados





No dia 5 de Junho de 2009, nos intervalos do horário da manhã, as turmas D e E do 8º Ano apresentaram as Animações de Intervalo/Espectáculos de final de turno: “À Procura da Cama Perdida”e“Hippies Bipolares”.

Apesar do mau tempo (o São Pedro foi simpáctico e parou a chuva durante os intervalos), conseguimos pôr em práctica o trabalho desenvolvido na Disciplina de Educação Artística.

Foram curiosas as manifestações de carinho para com os nossos dorminhocos resmungões ou a incredibilidade/estranheza à manifestação dos nossos hippies bipolares, que ao cantarem "Let the Sun Shine In" trouxeram o Sol neste dia cinzento, para os pátios da nossa Escola.

prof responsável Paulo Vieira

Gil Vicente regressou





Gil Vicente regressou mais uma vez. Veio até nós através da representação do clássico Auto da Barca do Inferno, que faz parte do programa da disciplina de Língua Portuguesa.
A turma F do 9º ano homenageou desta forma o falecido professor Mário Barros por ter sido este o último tema por ele leccionado.
A representação teve lugar na sala de teatro perante uma plateia entusiasmada e atenta.

Informação enviada pela Prof. Fátima Pinto

terça-feira, 2 de junho de 2009

Gil Vicente regressa

9 º F
Apresenta:
Dia 4 de Junho às 9.15h e às 10.20h
Na sala de teatro – bloco 6


professora Fátima Pinto