segunda-feira, 8 de junho de 2009

Prémios, premiados (e outras coisas extraordinárias)

Foram entregues no passado dia 5, por volta das 12 horas e 45 minutos, os prémios referentes à edição de 2009 do Prémio Anselmo. Numa sala da Casa Rural, bem composta, com um público maioritariamente constituído por participantes no concurso e alguns professores, o ambiente era de alguma expectativa (seria de grande expectativa?).



Após as intervenções da ordem, a Professora Maria Margarida Lucena, actual presidente da Comissão Executiva Instaladora e já eleita futura Directora da nossa escola, procedeu ao tão esperado anúncio público dos nomes dos premiados nas diferentes modalidades.


Ha, JA'' me esquecia, antes de se dar início à entrega dos prémios, foi anunciado que o trabalho concebido pela Ana Sofia Gomes Reis, da turma de artes do 11º ano, venceu o concurso do Kids Guernica na nossa escola e a nível distrital (clicar aqui para alguma informação adicional) o que constitui mais um feito assinalável de um aluno da Anselmo


A Ana Sofia, na companhia da professora Sofia Afonso que a orientou neste trabalho, exibindo para a fotografia o cavalete que lhe foi entregue pela escola como prémio de reconhecimento pelo mérito do seu trabalho.


Após um discursozinho da Ana Sofia, teve lugar a tão desejada entrega dos Prémios Anselmo 2009.
A lista de premiados foi a que se segue:
Literatura

Menções Honrosas, Maria Gaspar Rodrigues da Silva, 7ºD e Patrícia Taveira Marreiros, 7ºD

3ºPrémio Carlos Tiago Ribeiro Garcia de Freitas Robalo, 11ºC

Carlos Robalo agradecendo às musas.

2ºPrémioAlice Bernardo Prestes, 12ºF

1º PrémioHelena Antunes Simões, 12ºE


Ciência

2º PrémioAna Catarina Silva Alves Coelho e Liliana Sousa Nanji

A boa disposição foi uma constante.

1º PrémioJorge Ricardo Candeia Silva Miranda


Jorge Miranda vai coleccionando prémios pelas suas prestações no campo da Matemática.



Artes Plásticas
3ºPrémioCatarina Pereira Teles



2ºPrémioAndré Filipe dos Santos Demétrio


O André Demétrio foi um retrato da felicidade .



1ºPrémioAna Catarina Janeira Correia, 12ºF


Ana Catarina Correia, a grande vencedora do Prémio Anselmo de Artes Plásticas.

(em baixo) A sua assemblage "Ocupado" que lhe valeu o 1º Prémio.



Os premiados mostraram-se ora comovidos, ora esfuziantes de alegria. Outros nem uma coisa nem outra. O ambiente foi magnífico. Houve óóós e ááás, palmas e muitos sorrisos. Algumas caras fecharam-se outras abriram-se por completo, conforme os prémios iam sendo anunciados e entregues. Alguns dos premiados discursaram outros declinaram essa possibilidade. Viveram-se minutos de grande intensidade graças ao reconhecimento público dos méritos e capacidades de alguns dos nossos alunos. A Escola está-lhes reconhecida e os Prémios atribuídos são sinais desse reconhecimento.

Esta edição do Prémio Anselmo foi a mais participada de todos os tempos. Houve 13 trabalhos a concurso no Prémio Literário e, pela primeira vez em muitos anos, surgiram dois trabalhos de reconhecido mérito no campo das Ciências. Como vem sendo hábito, as Artes Plásticas tiveram vasta participação. Os diferentes júris tiveram muito que fazer até decidirem quem seriam os premiados (até mesmo no campo das Ciências).

Já estamos a pensar na próxima edição, o Prémio Anselmo 2010.

nota: o JA'' pede desculpa às alunas a cujos nomes não correspondem fotografias e agradece ao fotógrafo de serviço, o Professor João Raposo.

RS

4 comentários:

tcheese disse...

AHAHA ADOREI A ALICE COMPLETAMENTE RENEGADA DAS FOTOGRAFIAS. céus.
deixe lá, a catarina teles vai se preparar para o prémio de 2010 com grande entusiasmo, ela envia qualquer coisinha para ficar no pódio directamente da sua universidade ;)

ah sim, e desculpe lá júri, eu não sei mesmo colar. é uma tristeza, nunca ninguém me ensinou :'(

Silvares disse...

Pois, a colagem merece uma conversinha mais séria e algum tempo para a sua execução.
:-)
Quanto às fotos nada a fazer. Talvez ainda consiga colocar as que faltam, talvez não.
A Alice até aparece na foto de exterior, aquela onde TuU estás!
:-D
Agora estuda, miúda, que é para ver se sobes a nota de História no exame!
Atenção ao 12 EFE, vão saindo novidades.

Élia Martins disse...

Tive pena de não poder assistir à entrega dos prémios. Pelo que vi, na exposição no bloco um, não só houve muitos participantes como os trabalhos estavam muito interessantes.
Mas onde podemmos ver os trabalhos premiados na área científica?

Jornal da Anselmo disse...

Estamos a tentar resolver esse "pormenor". Pretendemos colocá-los na Biblioteca para eventuais interessado poderem consultar e gostaríamos (muito) de ter capacidade para os editar aqui, no JA'' online.

RS