quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Actividades do DEF em dia de festa




Escola Secundária com 2º e 3ºCiclos Anselmo de Andrade
Departamento de Educação Física 2008/2009



Actividades do DEF, desenvolvidas no dia 27 de Outubro, aniversário da Escola

PEDDY PAPER (manhã)
TORNEIO 3X3 DE BASQUETEBOL (tarde)
FORMAÇÃO DE ARBITROS DE FUTEBOL (tarde)

O DEF através do seu plano curricular/ PAA tem como objectivo, desenvolver actividades onde se promova um estilo de vida saudável, integração social, cooperação e a sociabilização dos alunos/professores/funcionários/Pais(E.E), através de um ambiente desportivo e competitivo.
A prática desportiva não abrange somente o contexto físico, é igualmente importante para prevenir a sanidade cognitiva, na medida em que se o exercício praticado for intencional, desperta um conjunto de sensações benéficas a um desenvolvimento cognitivo e saudável.
OBJECTIVOS GERAIS:

- Contribuir para a formação dos alunos através do reconhecimento de finalidades e conteúdos próprios, salientando os de natureza corporal, do domínio da saúde, social, ético e moral e contribuir igualmente para uma cidadania participativa e actuante.
- Promover um bom clima entre os participantes, o respeito pelas normas do espírito desportivo e promover o sucesso pessoal.
- Definir junto dos alunos as implicações e benefícios da participação regular nas actividades físicas e desportivas, valorizando-as do ponto de vista cultural, a sua contribuição para uma estilo de vida activa e saudável.
- Conceber e implementar actividades de complemento curricular na escola, garantindo a sua estreita articulação com os objectivos da actividade curricular de EF e PEE.
- Fomentar o espírito de “fair-play”;
- Optimização de Recursos.
- Sensibilizar os Encarregados de Educação para um maior envolvimento nas actividades da escola.
- Relação professor aluno; aluno/aluno; professor/pais
Esta acção compreendeu um vasto leque de actividades que visaram a estimulação de habilidades motoras e sociais básicas em ambiente escolar, divulgando e permitindo a experiências destas actividades por parte dos alunos, professores, funcionários e pais (E.E.).
Esta acção teve como intuito mobilizar o potencial pedagógico de práticas sociais, culturais e dos recursos da escola foi orientada para promover o reforço de iniciativas de cooperação entre os vários intervenientes. De salientar a participação dos intervenientes (alunos), mais uma vez bastante significativa, como é hábito aliás, pena que nem sempre seja reconhecido e tenha a expressão devida na comunidade Escola – 29 equipas de alunos de várias idades e níveis de escolaridade, participação activa dos professores e dos pais/E.E.
Esta iniciativa, Actividades, promovidas pelo DEF, com a colaboração de todos os seus professores, incluindo os professores estagiários. O Professor Fontes Rosa responsável pela organização e dinâmica do 3X3 e Formação de Árbitros de Basquetebol e a Professora Cristina Sousa pelo Peddy Paper.




Cada Equipa era constituída por 5 elementos, tendo necessariamente de ter um Adulto na Equipa – Professor, funcionário, aluno 12º ano, Pais, E.E…….



Notícia enviada por e-mail pelo professor José Luís Araújo

1 comentário:

Emiltina disse...

Gostei muito da actividade e diverti-me participando! Foi muito bom estar de novo com ex-alunos e um 1º lugar merecido... apesar dos cestos falhados!
Estamos só à espera do prémio!

Parabéns pela inciativa!
Emiltina Matos