quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Euro Life Net

O projecto EuroLifeNet é liderado pelo CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação e Democracia Participativa, em conjunto com o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (IES-JRC, ISPRA). Resultante de uma colaboração inovadora entre cientistas, técnicos, estudantes e professores e recorrendo às mais sofisticadas tecnologias, foi possível medir a qualidade do ar (partículas PM2,5) em três regiões de Portugal (Viana do Castelo, Açores e Lisboa e Vale do Tejo) e uma de Itália (Milão-Lombardia).
Para além do impacto científico e pedagógico, o EuroLifeNet pretende alertar os cidadãos para a necessidade urgente de melhorar a qualidade do ar, em particular na União Europeia.
O Projecto EuroLifeNet envolveu mais de 600 alunos do ensino básico e secundário, de 9 escolas em Portugal e Itália, que levaram a cabo o primeiro estudo em larga escala sobre a exposição pessoal às partículas PM2.5, no ano lectivo 2006/2007. A Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Anselmo de Andrade, em Almada, foi uma das escolas participantes.
Na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito do EuroLifeNet, nos anos lectivos 2006/2007 e 2007/2008, terá lugar no próximo dia 17 de Novembro, pelas 14:30h, na Biblioteca da Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Anselmo de Andrade, a cerimónia de criação do “EuroLifeNet Node”, certificada pela Direcção do Programa.

Almada, 15 de Novembro de 2008
Os professores coordenadores no AEAA,
Dulce Pinto, Fernanda Santos e Carlos Almeida

Ver notícia no site Ciência Hoje clicando aqui

Sem comentários: