quinta-feira, 20 de novembro de 2008

De regresso à horta





Dia da Escola (27 e 28 de Outubro)

Foram vários os alunos de turmas dos 5º, 6º e 7º anos que participaram nos trabalhos da horta no Dia da Escola. Preparou-se os canteiros, semeou-se favas e ervilhas, plantou-se couves de diferentes tipos e elaboraram-se etiquetas bilingues (português, inglês e até russo, estas com a colaboração do Denis e do Vilan). Inaugurou-se o compostor novo, enorme, que permitirá que, daqui a uns meses, tenhamos composto para enriquecer o solo da horta. Para isso vai ser necessária a colaboração de muito alunos do básico e de mais informação que vai ser transmitida pela engenheira Deolinda Ataíde que virá em breve à escola.
De todos os que colaboraram nos trabalhos da horta no Dia Aberto, destacamos o João, o Leonardo (5º D) e o Pedro (7º B) pelo esforço, disciplina e entusiasmo com que envolveram nas tarefas.
Os trabalhos feitos neste dia foram possíveis porque foi feita a mobilização do terreno, com tractores e enxadas. umas semanas antes, durante um fim-de-semana, pelos serviços camarários

No Dia da Escola, a nossa horta recebeu a visita de alunos do pré-escolar (turma da professora Vera) da Escola JI / EB1 do Pragal e de alunos da universidade sénior, USALMA (disciplina de horti-floricultura leccionada pela professora Graça Almeida Ribeiro). Os mais novos ajudaram na plantação de couves e alfaces e os alunos seniores acompanharam a desmontagem do velhinho compostor, pretexto para troca de ideias sobre compostagem. Acordou-se com ambos os grupos que este seria o início de colaboração a manter ao longo do ano.
Os técnicos da Casa do Ambiente, Mário Estevens e Miguel também visitaram a horta e deixaram algumas sugestões de trabalho.Em articulação com o regresso à horta, no Laboratório 1, os alunos do 12ºB e 12ºG e os professores de Biologia Isabel Cabaço e António Prego prepararam actividades dirigidas a crianças do pré-escolar e a um grupo de alunos seniores da USALMA com vista a aumentar os conhecimentos sobre plantas. Todos eles visualizaram “As plantas por dentro” através da observação ao microscópio de tecidos vegetais, nomeadamente diferentes tipos de raízes, caules e folhas.
Foram ainda desenvolvidas actividades que deram a conhecer outras vertentes associadas à horta: observação e manuseio de sementes de produtos utilizados no nosso quotidiano; observação de amostras de diferentes tipos de solos para comparação com o solo da horta da escola; observação da biodiversidade existente num dos componentes do solo - a água – através da produção de preparações temporárias para observação de microrganismos; visualização dos fósseis encontrados nos terrenos da nossa escola e realização de moldes internos e externos de diferentes tipos de conchas; simulação de uma erupção vulcânica, relacionando-a com a formação dos solos férteis, disponibilidade de elementos minerais e implantação das comunidades vegetais.
Na biblioteca ficaram expostos os trabalhos de desenho de folhas de espécies arbóreas da escola realizados, no ano lectivo transacto, por alunos de duas turmas do 7º ano nas aulas de Educação Visual, sob coordenação do professor Gonçalo Brito. Estiveram igualmente expostos cartazes com informação sobre agricultura biológica.

A horta biológica localiza-se por detrás do Bloco 6, na proximidade da Casa Rural. As intervenções no espaço a horta iniciaram-se no ano lectivo 2007-2008, tendo sido delimitado o terreno com colocação de vedação, e, ao longo do ano, plantação, sementeira e posterior colheita de várias espécies hortícolas. Os trabalhos foram assegurados por 4 professoras e duas turmas do 7º ano. A horta foi pretexto para actividades diversificadas em sala de aula.
O projecto Horta Biologia foi apoiado pelo PAC.
[mais informação em breve]


Coordenação das actividades DIA DA ESCOLA
António Prego, Elisabete Garcia, Isabel Cabaço e Rosário Oliveira.

Sem comentários: