quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cidadania e Participação Cívica





Pelas 9h30m, do dia 24 de Outubro de 2008, delegados e subdelegados de diversas turmas da Escola Secundária Anselmo de Andrade partiram rumo a Porto de Mós com o objectivo de participarem na 3ª Acção Educativa – Cidadania e Participação Cívica.
Esta acção tem como finalidade proporcionar aos delegados e subdelegados uma reflexão sobre os seus direitos e deveres enquanto representantes das turmas e ainda como agir em diferentes situações.

A viagem decorreu sem problemas. Os delegados apresentaram-se um a um e tiraram-se as primeiras impressões.
A chegada à Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Mira de Aire ocorreu às 12h30m, onde a professora Élia Martins atribuiu aos representantes das turmas a actividade nº 1 que tinha como objectivo apresentar um delegado à sorte. Depois do sorteio, os pares foram fazer uma entrevista de modo a conhecerem um pouco mais de cada um.
Feita a entrevista seguiu-se o almoço na cantina da escola onde houve mais um momento de convívio entre todos os presentes, inclusive os alunos da Escola de Mira de Aire.
Por volta das 14h00m, começaram as 1ª e 2ª partes da Acção, no anfiteatro da escola, actividade que foi dirigida pelas Professoras Maria Margarida Lucena e Élia Martins e ainda pelo Professor Paulo Ferreira.
A primeira parte da acção foi a apresentação dos pares ao resto dos delegados e subdelegados, tendo cada um explicado aos restantes os motivos que o levaram a aceitar o cargo de delegado.
Acabadas as apresentações realizou-se uma ligação onde estavam explícitas as características de um delegado:

Nós (delegados)

Líderes

RESPONSABILIDADE: SOCIÁVEIS PROPOSTAS COMUNICAÇÕES
Sensata
Cumpridora


Após a realização da ligação, os professores entregaram a actividade nº 2 tinha como objectivo destacar os aspectos positivos e negativos da escola e dos estudantes. Esta actividade foi realizada, primeiro, individualmente e depois em grupos, que foram escolhidos casualmente.
Após o destacamento dos pontos positivos e negativos, elaborou-se a seguinte tabela:

Escola-Positivo:
Actividades diversas
Salas de apoio
Internet
Instalações
Alimentação do bar
Organização
Bons Professores
Escola-Negativo:
Espaço exterior mal aproveitado
Falta de A.A.E
Papel Higiénico
Conjunto de espaços cobertos
Água fria

Estudantes-Positivo:
Acolhedores
Comunicativos
Simpáticos, alegres e amigos
Criativos
Participativos
Organizadores de Festas
Empenhados (A.E)

Estudantes-Negativo:
Má criação dos mais novos
Descriminação
Falta de higiene pessoal
Mau uso do material escolar
Competitividade
Diferentes faixas etárias
Violações de regras
Esquecimentos
Irresponsabilidade
Má formação

Depois a tabela estar concluída, cada delegado deu a sua opinião sobre os aspectos negativos da escola e elegeram-se os 3 problemas que deviam ser tratados, da escola e dos estudantes.
O debate durou até às 18h00m quando o grupo foi levado até às instalações da Pousada da Juventude de Alvados em Porto de Mós. Após a instalação ter sido feita tranquilamente, os alunos concentraram-se no terraço da pousada a conviverem uns com os outros de forma a tornar esta acção divertida e original.

Às 19h00m o grupo jantou na pousada e concluída a refeição juntou-se na sala para participar no Jogo da Mímica juntamente com os professores. Acabada a actividade, os delegados recolheram-se para os seus aposentos onde foram dormir.
Por volta das 8h00m, do dia 25 de Outubro, os delegados tomaram o pequeno – almoço na Pousada e por volta das 9h00m estavam prontos para concluir a 3ª e última parte da Acção Educativa.

O início da 3ª parte foi marcado pelo debate dos assuntos votados e apresentaram-se propostas para resolver os problemas da escola e dos alunos. Este debate foi feito em pequenos grupos. Cada grupo tinha de arranjar forma de resolver um dos três problemas da escola tendo havido propostas decentes e plausíveis para serem aplicadas aos problemas que foram votados. Acabado o debate começou a actividade nº3 com a formação de novos pequenos grupos.
A actividade nº3 tinha o objectivo de alterar os deveres dos delegados quando confrontados com problemas de indisciplina nas salas de aula e fora das mesmas. Seguiu-se um novo debate sobre as medidas a serem tomadas pelos delegados em situações desse género.

Fizeram-se várias reflexões sobre como agir e, acabada a discussão, seguiu-se a quarta e última actividade. Esta última actividade falava sobre como proceder enquanto delegado e a quem se dirigir para resolver os problemas. Formaram-se, de novo, pequenos grupos e debateu-se uma última vez sobre a actividade nº4.
Após o debate, a professora concluiu a temática da Acção e entregou aos delegados uma síntese sobre a mesma.
Por volta das 13h00m seguiu-se o almoço e acabado este, os delegados e subdelegados foram arrumar as malas para partirem rumo a Almada. A saída da Pousada da Juventude de Alvados ocorreu pelas 14h00m e a camioneta encaminhou-se para as Grutas de Mira de Aire.
A visita durou por volta de duas horas. Acabada a visita, os delegados encontravam-se prontos para regressarem a Almada. A chegada ocorreu pelas 18h00m.

Enquanto delegado, penso que estas acções são muito importantes e ricas pois aprende-se, de certa forma, a respeitar o próximo e a pensar nos problemas em vez de não fazer nada para os resolver. Gostava ainda de salientar o apoio e o meu maior respeito pelo Conselho Executivo por oferecer esta viagem aos delegados para proporcionar modos de vida correctos e ideologias, que todas as pessoas deviam seguir, aos seus alunos.

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