quinta-feira, 31 de março de 2011

photossíntese


NAIF: Abramo Caffereli

Mara Costa

quarta-feira, 30 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Como este ano o dia dedicado ao SER MULHER coincidiu com o entrudo e a interrupção lectiva, na nossa escola a homenagem decorreu no dia 11 de março, nas instalações da biblioteca, onde os alunos dos oitavos anos de escolaridade, orientados pelas Professoras Corinne Afonso e Teresa Rafael, leram e ouviram poesia.

"Senti o dia algo florido e colorido", citação de um aluno que prefere manter o anonimato e pede que experiências destas continuem... "Então agora que vem aí a Primavera, seria interessante sairmos das salas de aula e, em conjunto com outras turmas e Professores, fazermos as aulas decorrerem num encontro tão harmonioso quanto este." Aqui se regista o desejo expresso por tantos outros alunos, não só por palavras, como também por algumas imagens da sessão.
Professoras Corinne Afonso e Teresa Rafael

sexta-feira, 25 de março de 2011

Shakespeare na Anselmo


As turmas 9ºC e D
Apresentam
O exercício de Teatro
“Aprende com Shakespeare”
O mesmo texto com três elencos diferentes
Dia 1 de Abril
Às 9.15H --- 1ºelenco – 9ºC
Às 11.05H --- 2ºelenco – 9ºD
Às 12.45H --- 3ºelenco – 9ºC
Na sala de Teatro Bloco 6

[RE]usa, projectar o fim do lixo

O grupo [RE]usa é formando por três elementos, dois dos quais foram alunos de artes da escola (o Ivan e o Ricardo), é um projecto que se dedica à problemática da reutilização do lixo, na perspectiva de uma funcionalidade atualizada e criativa.

Partindo de objectos que perdem a capacidade de funcionar de acordo com as perspectivas dos seus utilizadores, propõem o repensar dessas formas/estruturas materiais e a sua atualização funcional e estética. O objetivo mais amplo será mobilizar o esforço coletivo para refletir sobre a natureza da nossa sociedade de consumo e a possibilidade de diminuir a carga negativa do lixo produzido "naturalmente", aproveitando o facto de existirem materiais já transformados dos quais nos podemos aproveitar para renovar o nosso parque de objectos.

Na ação, o [RE]usa explicou o projeto, através da apresentação de objetos [RE]construídos. Uns ganharam novas possibilidades de utilização mantendo a estrutura base e outros foram acoplados a novos componentes transformando-se em objetos diferentes.

Discutiram-se questões ligadas ao ambiente, à poupança de recursos, à ideia de funcionalidade e identidade dos objetos, à ação inventiva sobre os materiais e estruturas existentes na "cultura material" na perspetiva de os atualizar e ampliar as suas capacidades funcionais, adaptando-os a novas necessidades e à individualidade dos utilizadores.
A temática é importante para os futuros técnicos que irão trabalhar na produção que atualizará o nosso mundo técnico. Por isso estiveram presentes alunos de artes e de ciências, duas das componentes do projeto e produção.

Esta iniciativa será retomada no próximo ano letivo, com a experimentação de reutilizar objetos considerados obsoletos e pouco maleáveis nas capacidades de utilização.

Luís Miranda

quinta-feira, 24 de março de 2011

Music Makes The People...



Sobre o espectáculo:

Music makes the people, come together, já dizia a outra senhora, a Rainha da Pop.

Este é o primeiro espectáculo/exercício da turma do Curso Profissional de Artes do Espectáculo-Interpretação. Foi criado a partir da obra de Jerome Bell e pretende ser um confronto entre a música e o público, entre o público e os actores, entre os actores e a sua própria pessoa, desfocando as relações entre a interpretação e a vida. Através da linguagem da Música, aliada à linguagem da Dança (nas suas diferentes expressões), assente na capacidade comunicativa do Teatro. Explorando os princípios base da Aprendizagem em Teatro., como o corpo do actor, o corpo do outro, a personagem, o foco, a concentração, a violência técnica, o espaço, o grupo, o sentir, o ritmo, a imaginação, a sensibilidade.

Uma mistura de acontecimentos que trará ao público uma confusão de mensagens, de movimentos, de jogos, de fantasias, de humor, de emoções, de contactos, de músicas, de sentimentos. Mas que no final de tudo, são só representações das relações interpessoais, dos conflitos, da Juventude. Uma representação da realidade, que é o Teatro.

P.S. Este espectáculo não é aconselhável a pessoas que não dominem a língua inglesa.

Paulo Vieira

Intérprtes:

Abigail Vital, Adriana Guerreiro, Ana Sousa, Andreia Garcia, André Alves, António Mendes, Bruno Alvarez, Catarina Perez, Edivânia Judas, Estela Zambujo, Filipa Monteiro, Francisco D’Almeida, Francisco Prado, Gleisiane de Souza, Gonçalo Inácio, Guilherme Rosa, JessMarie Fernandes, Joana Francisco, Mariana Baldé, Marta Costa, Nathii Malungo, Paloma Zanetti, Raquel Simões, Sofia de Carvalho e Vic Dias


Agradecimentos:
Teatro Municipal de Almada, a todos os Professores do Conselho de Turma do 10ºE, a todos os Encarregados de Educação, Ana Cruz, Margarida Lucena, Diana Neves, Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Câmara Municipal de Almada, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Pnsarte e à turma do 9ºE do ano lectivo de 2008/2009.

Nota: O espectáculo de dia 24 é exclusivamente para encarreagdos de educação e convidados e o de dia 25 será aberto ao público em geral. Os espectáculos decorrerão na Sala de Ensaios do Teatro Municipal de Almada com início às 21 horas e 30 minutos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Educar para prevenir

No âmbito do projecto de Educação Sexual da turma B do 12º ano, realizou-se uma palestra sobre métodos contracetivos, organizada por alunos da turma. A apresentação foi realizada em Área de Projecto, orientada pela professora Emiltina e destinou-se a esclarecer e provocar um debate em torno desta questão pertinente para o nível etário dos alunos do ensino secundário.

Os organizadores apresentaram os diversos métodos contracetivos, referindo os seus aspectos positivos e negativos, tanto na eficácia e fiabilidade, como nos efeitos colaterais para a saúde dos que os utilizam.

Para exemplificarem com maior precisão, apresentaram alguns artefactos utilizados para prevenir uma gravidez não desejada, explicando a sua aplicação e os cuidados a seguir na sua aplicação e uso.


Ainda foram colocadas dúvidas e alguns pedidos de esclarecimento... E viemo-nos embora.

terça-feira, 22 de março de 2011

Photossíntese


Reações
Filipe Lopes

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um imenso (pequeno) vazio

A notícia é perturbante: Governo não entrega Prémio Nacional de Professores (ler aqui, aqui ou aqui). E, segundo os relatos mais ou menos anódinos dos diferentes meios de comunicação social, o prémio não foi atribuído devido à ausência de candidaturas com os "requisitos considerados necessários".

Lê-se no Portal do Governo que: O objectivo desta iniciativa é reconhecer e galardoar os docentes que contribuam de forma excepcional para a qualidade do sistema de ensino, quer no exercício da actividade docente, em contacto directo com alunos, quer na defesa de boas práticas com impacto na valorização da escola. Uma vez que o dito prémio não foi atribuído para o ano de 2010 devemos ficar preocupados? O que pode esta não atribuição significar?

Depois de três anos consecutivos a distribuir cheques de 25 mil euros a professores que considerou do melhorzinho que por ai se pode encontrar terá o ministério da edicação recebido ordem para apertar os cordões à bolsa? Ou será que além dos três professores anteriormente galardoados não há mais nenhum no nosso sistema de ensino que mereça a distinção em causa?

Talvez os professores verdadeiramente merecedores do tal cheque tenham estado demasiado ocupados a tentar compreender os mecanismos de avaliação a que estão sujeitos, ou talvez tenham tido mais que fazer que preencher a papelada da candidatura, ou talvez estejam, simplesmente, arredados deste género de celebração, apesar dos cortes salariais aconselharem uma busca imaginativa de meios de remuneração alternativos.

No meio de tudo isto fica a sensação de um imenso (pequeno) vazio.


Clica nas hiperligações para acederes a entrevistas com os 3 professores distinguidos nas edições que mereceram vencedores: 2007, Arsélio Martins, 2008 Jacinta Moreira e 2009 Alexandre Costa.


RS

quinta-feira, 17 de março de 2011

Hora da Leitura dedicada à POESIA


Como já vem sendo hábito, marcámos encontro com as turmas de 5º e 6º anos para a Hora da Leitura, este período dedicada à POESIA. Para tal, contámos com a participação especial da professora Isabel Amaro que se disponibilizou para dar voz aos poetas portugueses. Luisa Ducla Soares e António Torrado foram os autores escolhidos para as sessões de leitura com as turmas de 5º ano.

Registámos alguns comentários dos alunos: “Gostei muito dos poemas e queria repetir, foi muito, muito divertido.” (Ângela Pereira 5ºE); “Agradecemos à professora Isabel, gostámos muito da sua leitura. A escolha dos livros foi fenomenal.” (Miguel Teles 5ºA)

No caso das turmas de 6º ano, foi escolhido o livro - Era uma vez… ciência e poesia no reino da fantasia de Regina Gouveia – que iria dar o mote à actividade.

Antecipadamente, e com o apoio do professor de Português, lançámos um desafio aos alunos: a elaboração de textos poéticos a partir de títulos de poemas do livro acima mencionado.

A Hora da Leitura tornou-se, assim, muito participada porque, para além da leitura de poemas pelas professoras Isabel Amaro e Gabriela Machado, os alunos apresentaram os seus e trocaram ideias sobre a relação entre a poesia e a ciência.

No final das sessões, os alunos puderam, ainda, consultar alguns dos livros do acervo da Biblioteca e o entusiasmo foi tanto que as requisições multiplicaram-se.

(segue as hiperligações)

Gabriela Machado

photossíntese


O Reflexo

Filipa Aleluia

segunda-feira, 14 de março de 2011

Geração à rasca, a desenrascar-se.

A manif de 12 de março, dos que se consideram à rasca, enrascados, ou pelo menos aflitos, trouxe para a rua mesmo muita gente. Demorou 3 horas a entrar no Rossio, em magotes de pessoas que enchiam as ruas por completo.

Não foi apenas uma manif de jovens, embora eles constituíssem o grosso dos participantes. Nos últimos tempos não tinha visto tantos estudantes com aspecto de alunos do secundário (alguns da Anselmo) na rua, ao lado das gerações que costumam ser apelidadas de mais politizadas e intervenientes. Como nos livros do Timtim: dos 7 aos 77, a manif cruzou todos os níveis etários.

A afirmação de palavras de ordem individualizadas foi uma constante nos cartazes artesanais. Eram muitas cabeças a desfilar, no meio de uma profusão de artefactos para registar imagens e enviar informação instantânea (desde o telemóvel, até às câmaras das televisões).

Alguma gente conhecida, mas muito mais desconhecida.

O Rossio encheu e o final da manif teve de avançar para junto do rei. Às sete da tarde estava acabando.

E como será quando os nossos atuais alunos se prepararem para entrar no mercado de trabalho?

Luís Miranda

sexta-feira, 4 de março de 2011

Na Biblioteca


Está patente ao público a 2ª Exposição de Piñatas* Mexicanas na Biblioteca da Escola Anselmo de Andrade. Os trabalhos expostos são da autoria dos alunos de Espanhol de várias turmas do ensino básico.

Também na Biblioteca e integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, poderás assistir a uma sessão de poesia dedicada às mulheres do mundo na próxima Sexta-feira, dia 21de Março.

*para informação sobre o que é uma "pinhata" ou "piñata", clica aqui

8 DE MARÇO


Em 1857, precisamente nesta data, as operárias têxteis de uma fábrica de New York, entraram em greve, ocupando a fábrica. Reivindicavam por igualdade de direitos e regalias, quer pessoais, quer profissionais.

Em muitos países realizam-se vários eventos cujo objectivo, mais do que debater o papel da Mulher na sociedade actual, pretende chamar a atenção para o seu valor e dignidade, levando a uma tomada de consciência, contestando e revendo preconceitos e limitações que lhe continuam a ser impostos.

Apesar de estarmos no século XXI, Elas ainda são vítimas de violência masculina, horários de trabalho excessivos, desvantagens e desvalorização profissionais e tantos outros reveses difíceis de enumerar.

Este ano, o 8 de Março coincide com a interrupção lectiva, mas damos-te espaço para deixares a tua opinião, de uma forma educada, no placard do aluno no bloco 2, a partir do dia 10 do corrente.

Toma posição e participa.



Os elementos do Projecto Educação para a Saúde

quinta-feira, 3 de março de 2011

Photossíntese


"Tudo o que existe precisa de outro para ser"
Diana Martins

terça-feira, 1 de março de 2011

Dos pequenos aos graúdos


Somos um grupo de alunos do 12ºB e estamos a desenvolver um trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto intitulado “Dos pequenos aos graúdos”. Este trabalho tem como objectivo divulgar de uma forma dinâmica conteúdos acerca de problemas que afectam a sociedade hoje em dia e que estão relacionados com diversos temas, como por exemplo: a Sexualidade e o Álcool e drogas.

Desenvolvemos assim dois trabalhos com a turma E do 5º ano sobre a sexualidade e sobre o álcool e as drogas. Utilizámos nas duas apresentações muitas actividades do género de ordenação, correspondência, selecção, persuasão. As sessões decorreram muito bem, foi extraordinário ver como os alunos aderiam e se integravam nas actividades e o mais interessante ainda, foi analisar todas as respostas e perguntas feitas por eles cheias de criatividade e curiosidade.

Temos planeado realizar agora uma sessão com alunos do 9º ano sobre a nutrição e para isso já iniciámos o trabalho de campo, começando por observar durante alguns dias as refeições servidas no refeitório, a forma como os alunos se alimentam, o que preferem, o que escolhem para comer e o que realmente comem. Ainda temos uma sessão (a confirmar) com as pessoas que frequentam a instituição da URPICA localizada junto à nossa escola.

Estamos também a fazer inquéritos a alunos do ensino secundário sobre álcool e drogas, e os resultados serão divulgados oportunamente.Este trabalho tem-nos enriquecido bastante, uma vez que trabalhar com os mais jovens não só é trabalhar com o futuro da nossa sociedade, mas estar constantemente a aprender. Em relação ao trabalho com os idosos, ainda não o experienciámos, mas sabemos que nos vai enriquecer bastante.


Cláudia Filhó

Sara Santos

Tiago Sousa

Tiago Duarte

12º B

com a professora Emiltina Matos