quinta-feira, 17 de março de 2011

Hora da Leitura dedicada à POESIA


Como já vem sendo hábito, marcámos encontro com as turmas de 5º e 6º anos para a Hora da Leitura, este período dedicada à POESIA. Para tal, contámos com a participação especial da professora Isabel Amaro que se disponibilizou para dar voz aos poetas portugueses. Luisa Ducla Soares e António Torrado foram os autores escolhidos para as sessões de leitura com as turmas de 5º ano.

Registámos alguns comentários dos alunos: “Gostei muito dos poemas e queria repetir, foi muito, muito divertido.” (Ângela Pereira 5ºE); “Agradecemos à professora Isabel, gostámos muito da sua leitura. A escolha dos livros foi fenomenal.” (Miguel Teles 5ºA)

No caso das turmas de 6º ano, foi escolhido o livro - Era uma vez… ciência e poesia no reino da fantasia de Regina Gouveia – que iria dar o mote à actividade.

Antecipadamente, e com o apoio do professor de Português, lançámos um desafio aos alunos: a elaboração de textos poéticos a partir de títulos de poemas do livro acima mencionado.

A Hora da Leitura tornou-se, assim, muito participada porque, para além da leitura de poemas pelas professoras Isabel Amaro e Gabriela Machado, os alunos apresentaram os seus e trocaram ideias sobre a relação entre a poesia e a ciência.

No final das sessões, os alunos puderam, ainda, consultar alguns dos livros do acervo da Biblioteca e o entusiasmo foi tanto que as requisições multiplicaram-se.

(segue as hiperligações)

Gabriela Machado

Sem comentários: