sexta-feira, 25 de março de 2011

[RE]usa, projectar o fim do lixo

O grupo [RE]usa é formando por três elementos, dois dos quais foram alunos de artes da escola (o Ivan e o Ricardo), é um projecto que se dedica à problemática da reutilização do lixo, na perspectiva de uma funcionalidade atualizada e criativa.

Partindo de objectos que perdem a capacidade de funcionar de acordo com as perspectivas dos seus utilizadores, propõem o repensar dessas formas/estruturas materiais e a sua atualização funcional e estética. O objetivo mais amplo será mobilizar o esforço coletivo para refletir sobre a natureza da nossa sociedade de consumo e a possibilidade de diminuir a carga negativa do lixo produzido "naturalmente", aproveitando o facto de existirem materiais já transformados dos quais nos podemos aproveitar para renovar o nosso parque de objectos.

Na ação, o [RE]usa explicou o projeto, através da apresentação de objetos [RE]construídos. Uns ganharam novas possibilidades de utilização mantendo a estrutura base e outros foram acoplados a novos componentes transformando-se em objetos diferentes.

Discutiram-se questões ligadas ao ambiente, à poupança de recursos, à ideia de funcionalidade e identidade dos objetos, à ação inventiva sobre os materiais e estruturas existentes na "cultura material" na perspetiva de os atualizar e ampliar as suas capacidades funcionais, adaptando-os a novas necessidades e à individualidade dos utilizadores.
A temática é importante para os futuros técnicos que irão trabalhar na produção que atualizará o nosso mundo técnico. Por isso estiveram presentes alunos de artes e de ciências, duas das componentes do projeto e produção.

Esta iniciativa será retomada no próximo ano letivo, com a experimentação de reutilizar objetos considerados obsoletos e pouco maleáveis nas capacidades de utilização.

Luís Miranda

Sem comentários: