terça-feira, 1 de março de 2011

Dos pequenos aos graúdos


Somos um grupo de alunos do 12ºB e estamos a desenvolver um trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto intitulado “Dos pequenos aos graúdos”. Este trabalho tem como objectivo divulgar de uma forma dinâmica conteúdos acerca de problemas que afectam a sociedade hoje em dia e que estão relacionados com diversos temas, como por exemplo: a Sexualidade e o Álcool e drogas.

Desenvolvemos assim dois trabalhos com a turma E do 5º ano sobre a sexualidade e sobre o álcool e as drogas. Utilizámos nas duas apresentações muitas actividades do género de ordenação, correspondência, selecção, persuasão. As sessões decorreram muito bem, foi extraordinário ver como os alunos aderiam e se integravam nas actividades e o mais interessante ainda, foi analisar todas as respostas e perguntas feitas por eles cheias de criatividade e curiosidade.

Temos planeado realizar agora uma sessão com alunos do 9º ano sobre a nutrição e para isso já iniciámos o trabalho de campo, começando por observar durante alguns dias as refeições servidas no refeitório, a forma como os alunos se alimentam, o que preferem, o que escolhem para comer e o que realmente comem. Ainda temos uma sessão (a confirmar) com as pessoas que frequentam a instituição da URPICA localizada junto à nossa escola.

Estamos também a fazer inquéritos a alunos do ensino secundário sobre álcool e drogas, e os resultados serão divulgados oportunamente.Este trabalho tem-nos enriquecido bastante, uma vez que trabalhar com os mais jovens não só é trabalhar com o futuro da nossa sociedade, mas estar constantemente a aprender. Em relação ao trabalho com os idosos, ainda não o experienciámos, mas sabemos que nos vai enriquecer bastante.


Cláudia Filhó

Sara Santos

Tiago Sousa

Tiago Duarte

12º B

com a professora Emiltina Matos

Sem comentários: