quinta-feira, 11 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Este dia já passou; no entanto, penso que todos os dias devem ser, também, da Mulher. Daí que este pequeno texto tenha a sua razão de existir. Serve o mesmo, de igual modo, para dar a conhecer o que pela Escola (Sede) se fez.
Comemorou-se a data, tendo a Direcção agraciado todas Elas com uma singela, mas simbólica rosa rubra. Dinamizaram-se outros eventos que não passaram despercebidos, como os cartazes alusivos ao dia, os quais foram colocados em locais de destaque; uma brevíssima exposição de figuras femininas que se destacaram em diversas áreas, com especial relevo para a Mulher Portuguesa.
O já famoso e conhecido Coro d’Anselmo também se associou a esta iniciativa, actuando para uma assistência, maioritariamente escolar.
Não se pretendeu falar da História das Mulheres, seu estatuto, condição, desigualdade de oportunidades, sofridas e sofredoras, embora tudo isto continue a fazer parte do nosso Mundo, afinal, também ele tão desigual em si mesmo. Para isso, existe uma proliferação de discursos on line ou em suporte papel, Tratados, Anais e outros que tais. Pretendeu-se criar um espaço e um tempo para reflectir, ver, ouvir e pensar.
Será a Mulher, afinal, um objecto de história ou fará parte da História? Deixo a outrem a tarefa de dar resposta (se o conseguir), pois não é este o meu intento.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os que contribuíram para que este dia fosse diferente na Escola, principalmente aos alunos do 6ºD, dos 8ºs Anos, ao 9ºE e 10ºB, pelos trabalhos realizados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Visual, Biologia e Geologia e à equipa do Projecto Educação para a Saúde.
E já agora, à laia de desafio: percam apenas um minuto a observar a fotografia cuja Mulher se apresenta de boca tapada, deixem-se levar pela carga emocional que ela vos possa transmitir e pensem como viveríamos se não pudéssemos exprimir o que nos alimenta o espírito e a nossa existência.


Teresa Rafael

Sem comentários: