segunda-feira, 22 de março de 2010

A Anselmo anda por aí




No passado dia 20 do corrente mês de Março foram inauguradas duas exposições integradas na Quinzena da Juventude de Almada com a particularidade comum de terem trabalhos de ex-alunos de artes da Anselmo. O André Pires e o Gonçalo Delaunay na Oficina, o Ivan Nascimento e o Ricardo na Pablo Neruda. Alíás, essa era a única coisa comum às duas exposições citadas (além da Quinzena da Juventude), uma vez que tanto o espírito das coisas como os objectos nelas exibidos não poderiam ser mais distintos.
Na Oficina de Cultura está a Wallmada, exposição de trabalhos relacionados com o fenómeno da arte urbana, gravitando em torno da linguagem plástica do graffiti (uns mais do que outros e alguns nem por isso). Na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia (aquela sala lá em cima) abriu a exposição do colectivo [RE] usa. Esta mostra é de descrição um pouco mais complicada por exibir um conjunto de objectos que cruzam ambições artísticas e ecológicas e o resultado estar longe de ser evidente.

Também a Wallmada cruza linguagens distintas ao introduzir o conceito de instalação na sua montagem. Algumas peças (principalmente da autoria de Skran) "entram" nas paredes ou permitem às paredes que penetrem o espaço plástico das telas em exposição.
Já estás a ficar confuso leitor? Parece-me bem que sim... paciência! Como compreendes, descrever as ditas exposições não é a coisa mais fácil deste mundo (embora haja outras bem mais complicadas) pelo que o melhor remédio será dares cordinha aos sapatos e levares até lá a tua cabeça e os teus olhos, com a indispensável ajuda do resto do corpo. O JA'' recomenda que não te esqueças de levar o cérebro contigo. Dá sempre jeito.
RS

Sem comentários: