quinta-feira, 29 de outubro de 2009

38º aniversário da Escola Secundária Anselmo de Andrade


Foi ontem a Festa comemorativa do 38º aniversário da Anselmo na sala principal do Teatro Municipal de Almada. Com a sala a rebentar pelas costuras, entre professores, alunos, encarregados de educação, toda a sorte de familiares, amigos e mais quem fosse, a organização da festa teve dificuldades em satisfazer uma autêntica avalanche de solicitações de bilhetes.

Aspecto da plateia completamente lotada

No palco desfilaram o Coro da Anselmo juntamente com elementos do Coro Musicentro, Carlos Raposo e Ana Luísa Silva no piano, um grupo inesperadamente reduzido de alunos da turma C do 7º ano, orientado pelo professor José Galvão, tocou uma musiquinha recordando Gounod.

O Coro interpreta excertos de Gloria de Vivaldi

Carlos Raposo e Ana Luísa Silva tocam a Dança Húngara de Brahms

Os alunos do 7ºC que não esqueceram o seu compromisso preparam-se para lembrar Gounod

Seguiu-se um grupo de guitarristas, acompanhado a trompete e abrilhantado por um trio vocal feminino. Entre uma e outra performance artística foram sendo distribuídos aos alunos que se distinguiram atingindo médias académicas de nível superior os diplomas relativos ao quadro de excelência dos diferentes anos lectivos.


O Homem do Leme, o trompete e as guitarras (as meninas estavam ali, do lado direito)


Subiram ainda ao palco um grupo de alunos do 5º ano para interpretar "Regresso à Escola", uma composição mista entre vocalização e falutas, seguida da Orquestra Gourmet que viria a protagonizar um momento de grande interacção com o público presente, atingindo um momento de energia positiva assinalável.



Os alunos do 5º ano com um símbolo do Regresso à Escola em fundo e José Galvão em 1º plano

A Orquestra Gourmet e o Maestro Artur Conceição, vindo direitinho de Paris, França

Já a festa se aproximava do final e a professora Maria Margarida Lucena, directora do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade interveio, assinalando o carácter festivo daquele evento, realçando qualidades e aspirações da Anselmo para o futuro. Finalmente os alunos do 2º ciclo que fizeram a Orquestra Gourmet e o coro do "Regresso à Escola", reuniram-se para interpretar o hino da Anselmo. Um final entre o apoteótico e o épico.

O coro final canta o hino da Anselmo

A Festa decorreu num registo descomprometido e terminou entre aplausos e sorrisos. O JA'' ficou com a sensação de que os presentes deram o seu tempo por bem empregue.

Finalmente um aplauso particular para o Teatro Municipal de Almada que colaborou de forma exemplar, cedendo o espaço, o equipamento e o apoio técnico necessário para que este acontecimento tenha decorrido da melhor maneira possível.

Para o ano há mais!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AMI-Assistência Médica Internacional

Entre os dias 26 e 28 de Outubro, decorrerá na escola o peditório a favor da AMI- Assistência Médica Internacional.

O peditório pretende, segundo a organização, "recolher fundos para as missões internacionais e para o projecto de acção social desenvolvido em Portugal e perceber qual a percepção que os cidadãos têm da AMI e da sua acção humanitária".


O dinheiro arrecadado servirá também para "continuar a apoiar as vítimas de guerras e de catástrofes naturais a nível internacional e as vítimas de exclusão social e de pobreza extrema" em Portugal.


São boas e muitas as causas em questão.


Colabore!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

28 de Outubro, 38º Aniversário da Anselmo

Comemora-se na próxima 4ª feira, dia 28 de Outubro, o 38º aniversário da Escola Sede do nosso Agrupamento. O programa das comemorações é o que se segue:

38º Aniversário da Escola Anselmo de Andrade

Programa

Manhã

· 10 h - Cerimónia “Hastear da bandeira” (junto da portaria)
“Parabéns” à Anselmo
Oferta de prendas
Hino da Escola
· Horta Biológica – entrega de contratos de arrendamento às turmas envolvidas
· “Interculturalidade” – sessão nas turmas inscritas
· Torneio de basquetebol 3x3 – pavilhão desportivo
· 3º bloco da manhã – simulacro de emergência

Tarde

· 16h55 – “master class” de actividade física (campo de jogos)
· “Interculturalidade” – sessão nas turmas inscritas
· 3º bloco da tarde – simulacro de emergência
· 18h – “Conversas entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro” (Sala Experimental do Teatro Municipal de Almada) para alunos do 12º ano

Noite
Teatro Municipal de Almada

· Cerimónia comemorativa do 38º aniversário da Escola Anselmo de Andrade e do 10º aniversário do Coro da Escola Anselmo de Andrade
- Entrega de diplomas aos alunos do Quadro de Excelência 2008/2009

sábado, 17 de outubro de 2009

Impossível não ter reparado!


Já deves ter reparado, caríssimo leitor (caríssima leitora), na tela que foi ontem, dia 15 de Outubro, colocada na parede do Bloco 6 da Anselmo de Andrade. É impossível não a ver dada a sua generosa dimensão (780X350cm) tal qual a celebérrima Guernica da autoria do imortal Pablo Ruiz Picasso.
A tela resulta do trabalho realizado pela Ana Reis, actualmente aluna do 12º D, e ganhou o prémio do Kids Guernica no corrente ano (ver aqui notícia que refere o facto com foto da autora, da professora orgulhosa e tudo! ). Um dos resultados práticos desse prémio foi a possibilidade de realizar a dita tela. Possibilidade essa que a Ana Reis levou a cabo com assinalável empenho. Com a ajuda de um grupo de colegas, o complexo trabalho de ampliação e pintura foi executado com a qualidade que agora está à vista de todos. Apesar de terem dado resposta à empreitada em pleno período de exames nacionais, as alunas envolvidas foram capazes de a levar até ao fim sem perderem o ânimo.
O JA'' pretende, com este post, homenagear a capacidade de trabalho, perseverança e espírito sonhador da autora e de todas as que com ela realizaram a tela.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os "rankings" estão a chegar


Como já vai sendo hábito, com o outonal caír da folha chegam os "rankings" das escolas portuguesas. As notas das avaliações internas finais e dos exames nacionais do ano lectivo 2008/2009 vão ser esmiuçadas das mais variadas formas e feitios, dando origem a listas ordenadas de escolas. Umas serão boas, outras nem por isso, em função dos resultados obtidos pelos alunos que, em princípio, reflectem a qualidade do trabalho que desenvolveram conjuntamente com os seus professores.

Toda a gente sabe que os "rankings" são discutíveis, que há conjunturas específicas que justificam sucessos ou insucessos, etc. e tal, mas, verdade verdadinha, é que sabe bem encontrar o nome da escola em que trabalhamos num lugar que seja cómodo e não envergonhe.

Aguardemos pela publicação da coisa.

Voltaremos a este assunto.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Comenius!?


É já este Domingo que chegam a Portugal os primeiros grupos de participantes no meeting "Quo Vadis Homo sapiens" promovido pela Anselmo de Andrade e enquadrado no âmbito do projecto Comenius. Já toda a gente ouviu falar deste projecto que faz parte do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, juntamente com o Erasmus, o Leonardo de Vinci e o Programa Grundtvig. Mas, porque razão foram escolhidos os nomes destas personagens para baptizar os projectos e não outros nomes quaisquer?

Uma pergunta como esta merece resposta e o JA'' foi à procura de uma que seja satisfatória. Nos dias de hoje, quando temos uma pergunta como fazemos? Está toda a gente a pensar exactamente o mesmo que eu: abrimos o Google e colocamos-lhe a questão, numa atitude em tudo semelhante à dos antigos quando consultavam algum oráculo.

E o Google responde, abrindo uma lista de possibilidades para pesquisa. No topo da lista surge, quase invariavelmente, uma entrada para a Wikipedia.

No caso de Comenius a entrada da Wikipedia é esta e ficamos a saber que "foi foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didáctica Moderna". Tal como os restantes patronos dos programas do PROALV, Comenius é uma espécie de herói europeu do conhecimento e da aprendizagem. A escolha destes nomes pretende sugerir um conjunto de personagens históricas que possam sintetizar o sonho de uma Europa unida num espaço de comunhão de valores que a nossa tradição cultural comum elege como superiores e pelos quais valerá a pena lutar.

Independentemente da língua, da religião, da filiação política ou do espaço geográfico, a obra de Comenius (tal como a de Leonardo, de Grundtvig ou a de Erasmo de Roterdão) constitui, pelo alcance intemporal da sua visão, uma herança valiosíssima para a Europa que pretendemos construir, formada por uma União de estados soberanos e independentes que só pode aspirar a um futuro caso assente na inteligência e na necessidade de aprender ao longo da vida. Da vida das pessoas e das instituições que elas constroem e suportam.

É neste âmbito, ambicioso e sonhador, que o projecto "Quo Vadis Homo sapiens" se integra e vai conhecer mais um capítulo da sua história a partir do próximo Domingo sob o patrocínio da figura e da obra de Comenius.
segue as hiperligações
Para mais informação, consultar o calendário na página do Agrupamento

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Biblioteca de bolso






A Amazon (a maior empresa de venda de livros online) não dorme em serviço. Está anunciado o lançamento no mercado internacional do Kindle, um dispositivo que permite armazenar e ler livros ou outros documentos em formato electrónico.

Portugal é um dos 100 países onde o Kindle será comercializado podendo ser adquirido através de encomendas feitas no site da Amazon. As encomendas podem ser feitas a partir de hoje embora a distribuição do produto esteja prevista apenas a partir de 19 de Outubro .

De momento os títulos disponíveis para download são todos em inglês mas não deverá levar muito tempo até que surjam livros noutras línguas. Livros? Mas... poderemos continuar a chamar livros ao que aí vem?

O suporte e o formato dos documentos escritos pouco variou ao longo dos séculos. Placas de barro, papiro, rolos, pergaminhos, os sumptuosos códices medievais até que, com os livrinhos em papel, parecia que a humanidade havia encontrado o suporte ideal para transmitir e guardar para a posteridade todo o tipo de obra literária e pensamento profundo. Mas o futuro é sempre surpreendente e, quando damos conta, o futuro foi ontem!

Quando o Kindle (ou algum parente dele) fizer parte do nosso quotidiano como fazem o café pela manhã ou o beijo de boas-noites, muita coisa terá mudado. O papel tenderá a desaparecer de circulação enquanto suporte de informação escrita, as estantes irão sendo cada vez mais obsoletas e as profissões ligadas às artes gráficas serão uma coisa radicalmente diferente daquilo que são hoje.

Mais tarde ou mais cedo o Kindle (ou algo parecido) irá conquistar o mercado, tornando-se uma coisa banal e de uso permanente. Quando isso acontecer será um daqueles dias em que ontem já faz parte do futuro.




segue as hiperligações

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia Mundial do Professor


Comemorou-se hoje, um pouco por toda a parte, o Dia Mundial do Professor. Em Portugal coincide com o feriado que celebra a implantação da república pelo que os professores passam o seu dia longe da escola o que, bem vistas as coisas, não motiva grandes celebrações.

O JA'' não quis deixar passar em claro esta celebração, daí o presente post, sem nada de especial, apenas uma lembrança para todos os que têm orgulho em ser professores e também para todos os que se orgulham de algum professor que conheceram e que vai ficando esquecido nas passagens do tempo.

sábado, 3 de outubro de 2009

Uma estranha campanha


Foi lançada em Maio passado no Brasil uma campanha para poupança de água promovida pela SOS Mata Atlântica , uma das mais importantes ONG de defesa do ambiente daquele país, que não entusiasmou toda a gente. Há mesmo quem pense tratar-se de uma ideia pouco... higiénica!? A campanha tem designação geral de "Xixi no banho" e propõe que se faça xixi no duche como forma de poupar água.

A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que se cada um de nós evitar uma descarga de autoclismo por dia (aproximadamente 12 litros de água), resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano. Se multiplicarmos isto por todos os que vivem lá em casa, no prédio, na nossa rua, na nossa cidade, os números são estratosféricos!

"Vamos mostrar que quem não faz nada (pela preservação do ambiente), pelo menos, que faça xixi no banho", salientou Mário Mantovani, director da SOS Mata Atlântica. Somente em São Paulo, a maior cidade brasileira, o hábito de urinar no banho pode poupar mais de 1.500 litros de água por segundo!!!

É uma ideia a reter. A SOS Atlântico sublinha que o acto é higiénico e não transmite doenças, uma vez que a urina é composta por 95 por cento de água e 5 por cento de outras substâncias como ureia e sal.

Talvez a designação da campanha devesse ser "Xixi no duche" porque "Xixi no banho" não soa lá muito bem. Seja como fôr, o filmezinho de animação é excelente e divertido (ver aqui) e não se perde nada em pensar no assunto. Aqui podes encontrar uma pequena reportagem televisiva sobre a campanha.

:-)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Homo sapiens vem a Almada


Projecto Quo Vadis Homo sapiens


A Escola Secundária com 2º e 3º CEB Anselmo de Andrade encontra-se envolvida num projecto europeu Comenius, abrangido pelo programa Lifelong Learning Programme, cujo nome é “Quo Vadis Homo sapiens” e cujos objectivos principais visam ultrapassar as barreiras da linguagem entre os participantes do projecto pela utilização de uma língua estrangeira comum, conhecer a cultura de outros povos, reconhecer a identidade nacional dos outros participantes, desenvolver competências relacionadas com as tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo cooperação entre escolas parceiras. Além destes objectivos, o projecto está relacionado com temas importantes para o futuro e sustentabilidade da Terra, sendo o principal actor o Homem. No âmbito deste projecto iremos estudar, aprender e analisar o passado e o presente para perspectivar o futuro próximo da Terra. Há muitas nações na Terra. Apesar de falarem diferentes línguas, devem ter uma coisa em comum: relacionar-se para preservar o futuro do nosso planeta.
No ano passado participámos em duas reuniões de projecto, em Berlim e em Constanta. Os alunos portugueses que participaram ficaram alojados nas casas dos parceiros e tiveram uma visão privilegiada da vida dos jovens em cada um dos países.
Brevemente iremos receber os nossos parceiros (da Polónia, da Itália, da Alemanha e da Roménia) em Almada. Os cerca de vinte e quatro alunos irão participar nas actividades proporcionadas pela nossa escola e pelas famílias envolvidas, visitas de estudo, workshops vários, além das aulas, claro. Vamos proporcionar-lhes uma experiência inesquecível, que lhes permita alojar Portugal num lugar especial do seu coração.
Podem consultar o blogue do projecto em http://homsapiens.blogspot.com/ e participar nas actividades previstas.


Élia Martins (Coordenadora do Projecto)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Casa da Cerca


A Casa da Cerca apresentou à Comunidade Escolar uma oferta extremamente variada e dinâmica, capaz de interessar professores e alunos de todos os níveis de ensino. Entre visitas orientadas às exposições ou ao Jardim Botânico e ateliês de experimentação e expressão plástica, a Casa da Cerca coloca à disposição da Comunidade o espaço e o entusiasmo dos que nela trabalham.
As visitas têm um calendário específico mas podem vir a ser objecto de eventuais acertos, conforme as necessidades dos visitantes e a disponibilidade dos organizadores.

Visitas Orientadas

Exposições e ateliês

3ª a 5ª feira das 10 às 12 horas e das 14,30 às 16,30 horas;

Jardim Botânico e ateliês

4º a 6ª feira das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas

As marcações podem ser feitas presencialmente, através do telefone número 21 272 49 50 ou enviando um e-mail para casadacerca@cma.m-almada.pt.

O JA'' aconselha a consulta da página da Casa da Cerca (aqui) para que o leitor possa ficar informado sobre as exposições actualmente abertas ao público bem como das próximas inaugurações.
Ver aqui o interessante relato de uma visita ao Jardim Botânico feito por alunos da Escola Básica nº1 do Feijó.