É já este Domingo que chegam a Portugal os primeiros grupos de participantes no meeting "Quo Vadis Homo sapiens" promovido pela Anselmo de Andrade e enquadrado no âmbito do projecto Comenius. Já toda a gente ouviu falar deste projecto que faz parte do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, juntamente com o Erasmus, o Leonardo de Vinci e o Programa Grundtvig. Mas, porque razão foram escolhidos os nomes destas personagens para baptizar os projectos e não outros nomes quaisquer?
Uma pergunta como esta merece resposta e o JA'' foi à procura de uma que seja satisfatória. Nos dias de hoje, quando temos uma pergunta como fazemos? Está toda a gente a pensar exactamente o mesmo que eu: abrimos o Google e colocamos-lhe a questão, numa atitude em tudo semelhante à dos antigos quando consultavam algum oráculo.
E o Google responde, abrindo uma lista de possibilidades para pesquisa. No topo da lista surge, quase invariavelmente, uma entrada para a Wikipedia.
No caso de Comenius a entrada da Wikipedia é esta e ficamos a saber que "foi foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didáctica Moderna". Tal como os restantes patronos dos programas do PROALV, Comenius é uma espécie de herói europeu do conhecimento e da aprendizagem. A escolha destes nomes pretende sugerir um conjunto de personagens históricas que possam sintetizar o sonho de uma Europa unida num espaço de comunhão de valores que a nossa tradição cultural comum elege como superiores e pelos quais valerá a pena lutar.
Independentemente da língua, da religião, da filiação política ou do espaço geográfico, a obra de Comenius (tal como a de Leonardo, de Grundtvig ou a de Erasmo de Roterdão) constitui, pelo alcance intemporal da sua visão, uma herança valiosíssima para a Europa que pretendemos construir, formada por uma União de estados soberanos e independentes que só pode aspirar a um futuro caso assente na inteligência e na necessidade de aprender ao longo da vida. Da vida das pessoas e das instituições que elas constroem e suportam.
É neste âmbito, ambicioso e sonhador, que o projecto "Quo Vadis Homo sapiens" se integra e vai conhecer mais um capítulo da sua história a partir do próximo Domingo sob o patrocínio da figura e da obra de Comenius.
segue as hiperligações
Para mais informação, consultar o calendário na página do Agrupamento
1 comentário:
Excelente e apropriada reflexão.
Bem hajas, Rui.
Enviar um comentário