quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Biblioteca de bolso






A Amazon (a maior empresa de venda de livros online) não dorme em serviço. Está anunciado o lançamento no mercado internacional do Kindle, um dispositivo que permite armazenar e ler livros ou outros documentos em formato electrónico.

Portugal é um dos 100 países onde o Kindle será comercializado podendo ser adquirido através de encomendas feitas no site da Amazon. As encomendas podem ser feitas a partir de hoje embora a distribuição do produto esteja prevista apenas a partir de 19 de Outubro .

De momento os títulos disponíveis para download são todos em inglês mas não deverá levar muito tempo até que surjam livros noutras línguas. Livros? Mas... poderemos continuar a chamar livros ao que aí vem?

O suporte e o formato dos documentos escritos pouco variou ao longo dos séculos. Placas de barro, papiro, rolos, pergaminhos, os sumptuosos códices medievais até que, com os livrinhos em papel, parecia que a humanidade havia encontrado o suporte ideal para transmitir e guardar para a posteridade todo o tipo de obra literária e pensamento profundo. Mas o futuro é sempre surpreendente e, quando damos conta, o futuro foi ontem!

Quando o Kindle (ou algum parente dele) fizer parte do nosso quotidiano como fazem o café pela manhã ou o beijo de boas-noites, muita coisa terá mudado. O papel tenderá a desaparecer de circulação enquanto suporte de informação escrita, as estantes irão sendo cada vez mais obsoletas e as profissões ligadas às artes gráficas serão uma coisa radicalmente diferente daquilo que são hoje.

Mais tarde ou mais cedo o Kindle (ou algo parecido) irá conquistar o mercado, tornando-se uma coisa banal e de uso permanente. Quando isso acontecer será um daqueles dias em que ontem já faz parte do futuro.




segue as hiperligações

Sem comentários: