Foi lançada em Maio passado no Brasil uma campanha para poupança de água promovida pela SOS Mata Atlântica , uma das mais importantes ONG de defesa do ambiente daquele país, que não entusiasmou toda a gente. Há mesmo quem pense tratar-se de uma ideia pouco... higiénica!? A campanha tem designação geral de "Xixi no banho" e propõe que se faça xixi no duche como forma de poupar água.
A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que se cada um de nós evitar uma descarga de autoclismo por dia (aproximadamente 12 litros de água), resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano. Se multiplicarmos isto por todos os que vivem lá em casa, no prédio, na nossa rua, na nossa cidade, os números são estratosféricos!
"Vamos mostrar que quem não faz nada (pela preservação do ambiente), pelo menos, que faça xixi no banho", salientou Mário Mantovani, director da SOS Mata Atlântica. Somente em São Paulo, a maior cidade brasileira, o hábito de urinar no banho pode poupar mais de 1.500 litros de água por segundo!!!
É uma ideia a reter. A SOS Atlântico sublinha que o acto é higiénico e não transmite doenças, uma vez que a urina é composta por 95 por cento de água e 5 por cento de outras substâncias como ureia e sal.
Talvez a designação da campanha devesse ser "Xixi no duche" porque "Xixi no banho" não soa lá muito bem. Seja como fôr, o filmezinho de animação é excelente e divertido (ver aqui) e não se perde nada em pensar no assunto. Aqui podes encontrar uma pequena reportagem televisiva sobre a campanha.
:-)
Sem comentários:
Enviar um comentário