terça-feira, 4 de março de 2014

Workshop "EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: DA INVESTIGAÇÃO POLAR À SALA DE AULA"

No passado dia 1 de março, realizou-se na Mamarrosa o workshop que juntou cientistas polares e professores do ensino básico e secundário. 
Os cientistas apresentaram palestras relativas às Ciências do Mar, Ciências da Terra e Ciências Sociais, com base no trabalho de investigação que desenvolvem.
Foram realizadas atividades "Hands-on": Jogo do degelo, Jogo do Pinguim e Jogo Jenga relativo a cadeias alimentares.
No final alguns professores partilharam experiências desenvolvidas nas escolas no âmbito das regiões polares em parceria com os investigadores. Foi o caso da escola Anselmo de Andrade que desenvolve atividades neste âmbito desde o último Ano Polar Internacional (2007).
Anualmente têm lugar as Semanas Polares em que são desenvolvidas atividades de informação e sensibilização relativas às regiões polares em particular, coincidindo com o início da Primavera e do Outono. 

Os professores e educadores interessados podem inscrever-se em http://polareducator.org 
Salientam-se dois programas: 
  • Cientista polar  permite levar cientistas às escolas;
  • Educação propolar: proporciona atividades de divulgação da ciência polar. É o caso da exposição fotográfica disponível para requisição pelas escolas e da atividade "Uma bandeira para a Antártida".
Fotos disponíveis em: https://www.facebook.com/semanaspolarespt

Longe vai o tempo em que os investigadores eram socialmente vistos como pessoas isoladas e estranhas! Os cientistas atuais têm a preocupação e o gosto de divulgar socialmente o trabalho que desenvolvem, em particular junto das escolas. Como têm o cuidado de enfatizar, "não são apenas os alunos e professores que beneficiam desta aproximação, pois também eles aprendem a ser melhores quando vão às escolas"!
O nosso MUITO OBRIGADO a todos pela disponibilidade e simpatia com que acolhem pedidos e/ou sugestões.

Sem comentários: