sábado, 8 de março de 2014

LIFELONG LEARNING PROGRAM

"Artistas para um futuro sustentável" (ASF) é um projecto Comenius  interdisciplinar envolvendo principalmente TIC, Ciências, Artes e Línguas estrangeiras. Visa estimular a imaginação e a compreensão das crianças em torno de questões ambientais tais como, mudanças climáticas e sustentabilidade. Pretende-se  que os alunos  investiguem o meio ambiente e os recursos naturais das suas cidades, aprendam a  preservá-los e partilhem informação.
No  passado mês de Fevereiro, na semana de 3 a 7, no âmbito do projecto, “ Artistas para um Futuro Sustentável,” realizou-se em Inglaterra, Holt Hall, um encontro de embaixadores dos diferentes países parceiros.  
Estiveram presentes professores e alunos da Grécia, Finlândia, Inglaterra, França e Portugal. Fizeram parte três professoras e três alunas da escola Anselmo de Andrade.  Este encontro teve como finalidade a apresentação e integração  dos alunos em actividades conjuntas. O programa da semana foi muito preenchido com uma diversidade de actividades muito divertidas e de utilidade prática.

Logo no primeiro dia, e uma vez que nos encontrávamos numa quinta em regime de internato, foi feito um simulacro de incêndio à noite, para sensibilizar os alunos para as regras de prevenção e segurança dentro do edifício e nos dormitórios. Seguiu-se uma reunião ao ar livre, numa noite gelada e sem lua em  torno de uma fogueira a saborear marshmallows, animada ao som de canções cantadas à desgarrada nas línguas de cada país. Ao longo da semana, os alunos construíram cabanas com ramos e troncos de árvore, aprenderam a atear um fogo na floresta seguindo todas as normas de segurança,  prepararam e  cozinharam alguns alimentos numa fogueira, aprenderam a esculpir em madeira instrumentos simples como facas ou colheres,  criaram batidas musicais com materiais recuperados, participaram em jogos de perícia e perspicácia desafiando a criatividade, a destreza manual  e na promoção do  trabalho em  grupo.
Foi de enorme interesse a visita guiada a uma central de energia eólica,  única no mundo com acesso a visitantes. Tudo isto num clima familiar onde as refeições eram tomadas em conjunto. Ao final do dia  os serões eram  passados em torno de uma enorme e confortável lareira aconchegados antes de deitar com um chá, um café ou um chocolate quente. Num desses serões, os alunos franceses ofereceram-nos uma representação teatral em que recriaram a invasão das  forças dos Estados Unidos, Reino Unido, França e aliados  ocupada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial  em 1944.
Mensagem enviada pela professora Teresa Cameira.

Sem comentários: