quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Biblioteca Anselmo


Com o 1º post colocado a 21 de Setembro do corrente ano, encontra-se em funcionamento o Biblioteca Anselmo, Blogue das bibliotecas do Agrupamento de Escolas.
É mais um espaço online da família Anselmo de Andrade à disposição de todos os interessados.
O link de acesso passa a estar em permanência aí à direita, na barra lateral do JA'' online.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

photossíntese


Saudade

António Neves

sábado, 26 de novembro de 2011

Estatuto do aluno, polémica açoriana


Foi aprovado o novo Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário da Região Autónoma dos Açores (consultar aqui). O documento foi aprovado por maioria no parlamento regional em Outubro, com os votos a favor do PS, PSD e CDS-PP. O BE, o PCP e o PPM votaram contra.

Um dos aspectos polémicos deste decreto legislativo regional prende-se com a responsabilização activa dos encarregados de educação de alunos que tenham problemas de assiduidade ou se envolvam em casos de indisciplina (ler aqui).

Servirá a proposta açoriana de base para o documento que está a ser preparado para o continente?

O Governo mantém a intenção da apresentar um novo estatuto até à Primavera, com o objectivo de permitir a sua entrada em vigor no próximo ano lectivo.

Recorde-se que o estatuto actualmente em vigor nunca convenceu a comunidade educativa e foi, desde o início, alvo de muitas críticas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Em dia de greve geral


8,15h

9,00h

10,00h

12,30h

15,00h

16,45h

17,00h

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A festa no teatro Azul em imagens II

Retomando após a pausa, mais diplomados pisaram informalmente, mas com elegância, aquela boca de cena.


Repentinamente surgiu um senhor esforçado, silencioso, carregando com segurança um piano moderno. Esperou-se ansiosamente outro momento musical.

O grupo estava afinado, numa mistura de play back, karaoke e atuação ao vivo.

Em grande estilo...

...Bem "produzidos"...
Foram contratados para duas músicas, mas tocaram três, bastamente aplaudidas.

Esta segunda parte terminou com nova leva de diplomas, entregues com solenidade e uma ou duas lágrimas nos olhos.

Não se apurou se as gotas de líquido salgado se deveram à saudade, ao alívio, ao calor, ou a tudo isso junto.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ação educativa

Vai decorrer nos próximos dias 25 e 26 de novembro uma ação educativa sobre a importância dos representantes de turma na vida escolar. Esta ação é dirigida aos delegados e sub-delegados de turma da Anselmo e é promovida pela Direção desta escola.

A ação decorrerá na Pousada de Juventude de Catalazete-Oeiras .

Os alunos serão acompanhados pela Diretora, professora Mª Margarida Lucena e pelos professores Carla Almeida, Adjunta da Diretora, e José Luís Araújo, Diretor de uma turma do ensino secundário.

Os objetivos principais desta ação, são: a definição clara das funções de delegado e sub-delegado de turma e o estímulo do espírito reflexivo que deve fundamentar qualquer intervenção democrática.

"The Future in our Hands"




O Projeto Comenius “The future in our Hands” resulta de uma parceria entre seis escolas de países europeus (Portugal, Polónia, Turquia, França, Grécia e Itália), aprovada pela Agência Nacional Aprendizagem ao Longo da Vida.


Decorreu na nossa escola a primeira reunião deste projeto Comenius, entre os dias 7 e 13 de Novembro. Recebemos 4 delegações de professores e alunos estrangeiros (Polónia, França, Grécia e Turquia), que participaram em múltiplas atividades aqui na escola (desde aulas científicas a workshops sobre usos e tradições portuguesas), visitas de estudo (ao Aquário Virtual da Costa da Caparica, ao Alqueva e Évora). O debate sobre o futuro da Europa poderia ter sido mais participado mas estimular a participação democrática dos jovens foi um dos objetivos conseguidos.

Mais uma vez o Comenius fez a sua magia, estreitando-se os laços de amizade entre alunos e professores e aprofundando-se os conhecimentos em língua inglesa, a língua de comunicação entre todos estes participantes.








Foi criado um novo Blogue associado a este projeto que podes encontrar clicando aqui.

Gincana Comenius







No passado dia 8 de novembro realizou-se na escola uma gincana no âmbito do projeto Comenius. Participaram alunos estrangeiros, respetivos professores e alunos portugueses. A atividade foi concebida e realizada pelo núcleo de estágio da Faculdade de Motricidade Humana em articulação com a Educação para a Saúde.



Face ao tempo chuvoso, foi aplicado o plano B: gincana no pavilhão gimnodesportivo. As fotos ilustram as atividades realizadas que permitiram um bom momento de convívio entre todos.


texto da profª Emiltina Matos enviado por e-mail pela Prof.ª Élia Martins

Eleições DAE - resultados definitivos



No passado dia 11 de novembro de 2011 realizou-se a segunda volta da votação para eleição da nova Direção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Anselmo de Andrade tendo-se verificado os seguintes resultados:

Nº total de Votantes: 394

Lista E -------------206 - 52,28%
Lista V -------------180 - 45,69%

Votos brancos: ---- 2 - 0,51%
Votos nulos: ---- 6 - 1,52%

Tendo sido a Lista E a mais votada a nova DAE tem a seguinte constituição:



Presidente
Tiago Vidal
12ºA
Vice-Presidente
Rodrigo Almeida
12ºA
Presidente da Assembleia Geral
André Carvalho
12ºA
Vice-Presidente da Assembleia Geral
Marta Herculano
12ºA
Presidente do Conselho Fiscal
Maria Teresa Santos
11ºE
Vice-Presidente do Conselho Fiscal
Rita Domingos
12ºB
Tesoureiro
Diogo Maximiano
12ºC
Secretário
José Dias
12ºB
1º Vogal
Cláudia Almeida
12ºA
2ª Vogal
Rita Gancho
12ºA
3º Vogal
Diogo Boto
12ºB

Aqui fica uma foto dos novos dirigentes associativos da nossa escola no dia da sua tomada de posse (à esquerda o presidente cessante Ion Bradescu).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A festa no teatro Azul em imagens I

Muita gente passou pelo palco do teatro Azul. Tanta que nem se consegue referenciar. Vamos deixando as imagens para recordação de como foi.




Claro que o Anselmo esteve presente, depois de um tratamento de pele à base de hormonas.













Receção aos diplomados. Mal couberam na máquina.





Sem dúvida um coro gótico...





...Mas misto.




Os pequenos dançarinos foram em crescendo...






... na dança, porque saíram com o mesmo tamanho.




E depois a performance teatral, terminando esta primeira parte.



Arte viva

Beatriz Janes

Mr. Detective


Os Dorminhocos

Business Stress

ET Trongos
O Passeio da Dona Rosa


Entre os dias 28 de Outubro e 15 de Novembro comemorámos os “nossos” 40 anos, com música, teatro, aulas e janelas abertas, poesia e animações de intervalo, mostrando algum do trabalho desenvolvido pelos alunos de todos os níveis de ensino, no âmbito das artes performativas. Tentámos tornar estes dias chuvosos menos cinzentos, e arrancar aos espectadores desprevenidos expressões de espanto, algumas gargalhadas e muitos sorrisos. Para que a Anselmo não seja uma simples instituição, mas sim, a "nossa escola", onde todos podemos aprender uns com os outros e sorrir. Por mais 40 anos, pelo menos.


Prof. Paulo Vieira

Sessão sobre infeções sexualmente transmissíveis




No dia 11 de novembro, pelas 12h30, teve lugar uma sessão de informação e sensibilização sobre IST. Foi dinamizada pela saúde escolar, em articulação com a educação para a saúde e realizou-se na casa rural.


O enfermeiro Alexandre Alves fez uma apresentação das principais infeções de transmissão sexual, alertando para os agentes, formas de transmissão, medidas preventivas e sublinhando os números de infetados no país, na Europa e no mundo.


A psicóloga Rita Moreno apresentou diversas atividades que podem ser realizadas em contexto de aula, tendo em vista o desenvolvimento de competências relacionais. Indicou ainda bibliografia adequada para professores e alunos na área da sexualidade. Disponibilizou-se também para, em conjunto com os restantes profissionais da área da saúde, realizar sessões de informação e sensibilização sobre o tema junto dos alunos e dos encarregados de educação.


Procederemos em breve à apresentação de propostas a concretizar no 2º e 3º período, dando continuidade ao trabalho articulado entre a escola e a unidade de saúde pública cuja disponibilidade agradecemos.


Profª Emiltina Matos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jogo da Prevenção

O Jogo da Prevenção foi um projecto desenvolvido no passado ano lectivo, pela turma do curso profissional de Animação Sociocultural.

Esta iniciativa começou a tomar forma nas aulas de Animação Sociocultural, em parceria com o PES. No fundo, foi materializar um dos módulos da disciplina, o módulo de desenvolvimento de projecto, atribuindo-lhe um tema, que poderia ser trabalhado no âmbito do PES, e que permitisse a concretização do projecto junto da comunidade escolar.

O Jogo foi realizado na Feira de Projectos, com duas turmas, uma do 8º e outra do 9º ano.

O Jogo da Prevenção foi objecto de candidatura ao Concurso Escolar "A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida 2010/2011" tendo obtido o Prémio de Mérito por Impacto na Comunidade. A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida recepcionou 48 trabalhos válidos, sendo 42 referentes a escolas de 3 ciclo do ensino básico e secundário e 6 referentes a escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo envolvido um total de 10.496 alunos.

A análise dos projectos teve em consideração o desenvolvimento de trabalhos que informassem os alunos sobre as características da infecção VIH, processos de transmissão, riscos para a saúde e formas de prevenção, assim como a sensibilização para a prevenção dos comportamentos de risco. O júri valorizou também a importância da não discriminação e do respeito pelas pessoas que vivem com o VIH.

A avaliação teve ainda em conta a participação dos alunos, a diversidade dos meios, o tipo de divulgação e os resultados verificáveis.