quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jogo da Prevenção

O Jogo da Prevenção foi um projecto desenvolvido no passado ano lectivo, pela turma do curso profissional de Animação Sociocultural.

Esta iniciativa começou a tomar forma nas aulas de Animação Sociocultural, em parceria com o PES. No fundo, foi materializar um dos módulos da disciplina, o módulo de desenvolvimento de projecto, atribuindo-lhe um tema, que poderia ser trabalhado no âmbito do PES, e que permitisse a concretização do projecto junto da comunidade escolar.

O Jogo foi realizado na Feira de Projectos, com duas turmas, uma do 8º e outra do 9º ano.

O Jogo da Prevenção foi objecto de candidatura ao Concurso Escolar "A minha escola e a prevenção da infecção VIH/sida 2010/2011" tendo obtido o Prémio de Mérito por Impacto na Comunidade. A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida recepcionou 48 trabalhos válidos, sendo 42 referentes a escolas de 3 ciclo do ensino básico e secundário e 6 referentes a escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo envolvido um total de 10.496 alunos.

A análise dos projectos teve em consideração o desenvolvimento de trabalhos que informassem os alunos sobre as características da infecção VIH, processos de transmissão, riscos para a saúde e formas de prevenção, assim como a sensibilização para a prevenção dos comportamentos de risco. O júri valorizou também a importância da não discriminação e do respeito pelas pessoas que vivem com o VIH.

A avaliação teve ainda em conta a participação dos alunos, a diversidade dos meios, o tipo de divulgação e os resultados verificáveis.




1 comentário:

emiltina disse...

Parabéns pelo trabalho e pelo envolvimento da comunidade!