sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOVAS OPORTUNIDADES PARA DESEMPREGADOS



Um desafio para o CNO Anselmo de Andrade

Desde Janeiro do corrente ano, mais de 350 desempregados inscreveram-se no Centro Novas Oportunidades Anselmo de Andrade. Esta nova realidade resulta da publicação do despacho 17658/2010 de 25 de Novembro que visa a integração da população desempregada, com escolaridade inferior ao 12º ano, nos Centros Novas Oportunidades, em parceria com o Centros de Emprego de Almada.

Passamos, de seguida, a explicitar o trabalho realizado com estes adultos. Numa primeira fase, de acolhimento, realizam-se sessões de esclarecimento que dão a conhecer o programa e os diferentes percursos possíveis para uma melhoria da qualificação escolar e profissional. Em seguida, procede-se à fase de diagnóstico, através de preenchimento de questionários e realização de entrevistas individuais a todos os candidatos. Esta etapa revela-se muito importante dado que permite conhecer os adultos nos seus percursos individuais, interesses e motivações. Terminada a etapa de diagnóstico, estão reunidas as condições para dar resposta (sempre que possível) às necessidades formativas de cada candidato e ao encaminhamento para as ofertas existentes.

Dos candidatos que passaram por este processo, muitos foram aqueles que apresentaram condições para reconhecer, validar e certificar as aprendizagens que desenvolveram ao longo das suas vidas, estando já integrados em grupos de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências). Outros foram encaminhados para percursos formativos e profissionalizantes nas mais diversas áreas.

Apesar do esforço acrescido que a integração destes candidatos exigiu (e continua a exigir) à equipa técnico-pedagógica do nosso Centro, congratulamo-nos com o grau de satisfação e reconhecimento evidenciados pelos adultos integrados no programa. Acreditamos que, para além da inversão do padrão de baixas qualificações, esta iniciativa é uma mais-valia no enriquecimento e valorização pessoais.

A equipa técnico-pedagógica

Sem comentários: