domingo, 31 de janeiro de 2010

À atenção das pessoas talentosas


Achas que tens talento?
Participa no concurso mais fixe do ano.

Inscreve-te já!

Levanta a ficha de inscrição na sala de música ou faz o download na página do Agrupamento.


EDUCAÇÃO MUSICAL
2009-2010

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MUITO IMPORTANTE - Informação: Exames!


Já estão disponíveis na página do Agrupamento links para informação importante relativa aos exames nacionais do ensino básico e do ensino secundário deste ano lectivo.

Podes fazer essa consulta directamente a partir do JA''. Clicando aqui tens acesso ao Diário da República onde estão disponíveis os calendários dos exames.

Se clicares aqui irás parar a uma dependência do site do Ministério da Educação onde poderás consultar as matrizes dos exames a realizar no final do ano lectivo.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

No Instituto Português do Sangue




No passado dia 18 de Janeiro a turma do 12º A realizou uma visita de estudo ao Instituto Português do Sangue. Consistiu numa apresentação, por dois médicos, que visou a sensibilização para a necessidade da dádiva de sangue. Além disso, os alunos acompanharam o percurso do dador e da unidade de sangue, visitaram os laboratórios e participaram numa discussão dirigida que pretendeu aumentar os seus conhecimentos, desenvolver atitudes e valores positivos bem como adquirir hábitos e condutas saudáveis.
Foi uma actividade bastante útil e interessante porque permitiu conhecer todo o processo que envolve a dádiva de sangue, aumentar a nossa consciência social e contactar com o ambiente de uma instituição de saúde.


Diogo Silva, 12ºA com a professora Isabel Cabaço

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Concurso (a quem possa interessar)


Chegou ao JA'' a informação que a seguir se reproduz:

Decorre o prazo de inscrição no «Concurso de Criatividade Grande C» ( até 31 de Março de 2010).
Trata-se de um projecto dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, sobre os temas do Direito de Autor e Direitos Conexos.
Os alunos poderão participar individualmente, ou em grupos, com a coordenação e acompanhamento de um ou mais docentes.

Em
www.dgidc.min-edu.pt/ encontram-se várias informações, bem como em http://www.grandec.org/, um sítio electrónico inteiramente dedicado ao projecto que disponibiliza, por um lado, um conjunto de ferramentas como vídeos de autores, artistas e profissionais das indústrias criativas ligados a cada categoria, que apoiam e orientam os alunos ao longo de todo o projecto, e, por outro, um conjunto de informação que visa a educação para as temáticas do Direito de Autor e Direitos Conexos.


Helder Costa
Coordenador da Equipa de Apoio às Eescolas da Península de Setúbal Norte


Esta informação já foi publicada no Anselmo Hoje (ver aqui)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Viagens

In Diário gráfico 7 do Pintor Eduardo Salavisa, 2002


No dia 25 de Janeiro pelas 20 horas e 40 minutos realizou-se na Casa Rural o 2º da série de encontros “Nós à noite…”, promovidos pela Biblioteca Escolar em articulação com o projecto Alrep - Almada Referencial do Ensino do Português. Este 2º encontro foi a primeira de duas tertúlias dedicadas ao tema da Viagem, associando a apresentação de livros à leitura de textos e à produção de registos alusivos ao tema.
Na próxima sessão, que se realizará em Fevereiro, em data a anunciar, e para a qual toda a comunidade educativa da ESAA está desde já convidada, contaremos com a presença do pintor Eduardo Salavisa para viajarmos mais aprofundadamente com os seus “diários gráficos”.

Novo blogue no Agrupamento


Chegou ao JA'' a informação de que há mais um blogue activo entre as escolas do nosso Agrupamento. Trata-se do blogue A Super Turma criado pela Professora Maria João Calvário para a turma do 1ºB na escola do Pragal.

A Super Turma tem tido um mês de Janeiro particularmente activo e mostra-se um blogue pleno de dinamismo. A partir de hoje terá o seu lugar aí ao lado, na sidebar do JA'' online.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Campanha de consumo de fruta


Começou hoje, precisamente hoje, dia 25 de Janeiro de 2010, a campanha para o consumo de fruta no bar dos alunos. O JA'' regista a informação de que hoje, precisa e unicamente hoje, dia 25 de Janeiro de 2010, a fruta, no bar da Secundária Anselmo de Andrade, é gratuita. Nos dias seguintes haverá menus promocionais que incluirão a venda de sandes+fruta a preços atractivos.

Convenhamos que a luta é árdua e mesmo um pouco desigual. Oferecer fruta a alunos habituados a ingerir doses industriais de açúcar disfarçado (ou em bruto) nos mais variados alimentos, alunos que bebem refrigerantes em vez de água ou que comem chocolates como quem respira, oferecer fruta a estes alunos parece uma coisa pouco atractiva.
Substituir uma fatia de pizza a escorrer apetitosa gordura por uma sandes de queijo ou recusar uma lata de coca-cola por troca com uma bela maçã são atitudes que não estão de acordo com os padrões comportamentais desta sociedade de consumo. O açúcar vicia como viciam o tabaco ou a televisão.

A inteligência não está na moda, antes preferimos ser brutos e comilões para podermos mostrar ao mundo que consumimos os produtos mais populares como se o mundo tivesse algum interesse nisso. Experimentar não ir ao Chora Sabores comprar uma dose de açúcar e, em vez disso, tentar consumir os produtos que a presente campanha oferece no bar da Anselmo é uma alternativa. Estaremos à altura desta experiência?
RS

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Leitores atentos


Esta foto ilustra a entrega dos prémios relativos à 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível de escola, promovido pelo PNL (Plano Nacional de Leitura). Da esquerda para a direita, Profª Vanda Cândido, responsável pela Biblioteca da Anselmo, Profª Maria Margarida Lucena, Directora do nosso Agrupamento de Escolas, Profª Lurdes Costa da disciplina de Português e os vencedores desta fase do concurso: Marta Baiona Freire, Diogo Maximiano, Gustavo Gonçalves, todos da turma A do 10º ano. Estes três alunos irão representar a Anselmo na fase seguinte do concurso, a nível distrital.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cientistas designers (último episódio?)

O JA'' conclui a publicação de trabalhos dos alunos do 12ºA no âmbito da disciplina de Área de Projecto. São posters alusivos a diversos dias comemorativos relacionados com a sua área de estudos, neste caso o Dia Internacinal da Luta Contra a SIDA e o Dia Internacional do Não Fumador. Trata-se de incursões na área do design de comunicação levadas a cabo por alunos de ciências. Ver aqui o primeiro bloco de posters e aqui o segundo.











quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Realizou-se no dia 11 de Janeiro, entre as 10h 30m e as 11h 45m, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a nível de escola, promovido pelo PNL (Plano Nacional de Leitura).

Participaram alunos do 10º ano, das turmas A, D e E.

Nesta 1ª fase, as obras de referência para a prova foram: O Fogo e as Cinzas de Manuel da Fonseca e Fronteiras Perdidas de José Eduardo Agualusa.
Foram apurados os três vencedores que passarão à 2ª fase do concurso, a nível regional:

Diogo Maximiano – 10º A
Gustavo Gonçalves – 10º A
Marta Baiona Freire – 10º A

Parabéns a todos os participantes!

Cientistas designers (parte2)

O JA'' publica mais um bloco de trabalhos dos alunos do 12ºA no âmbito da disciplina de Área de Projecto. São posters alusivos a diversos dias comemorativos relacionados com a sua área de estudos. Incursões na área do design de comunicação levadas a cabo por alunos de ciências. Ver aqui o primeiro bloco de posters.



Área de Projecto 12º A- Ciências e Tecnologias/ Prof. Isabel Cabaço

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

3 textos


Seguem-se três textos escritos por alunos da nossa escola em situação de teste. O tema a abordar: a solidariedade. Os textos foram enviados para o JA'' pela professora Maria José Januário. As imagens são da autoria do pintor surrealista de origem belga René Magritte.

Sem título




Sem margem de dúvida que não há maior motivação para se ter uma atitude de bom samaritano do que aquele brilho de glória e santificação que sentimos abater-se sobre as nossas cabeças quando cometemos tais actos. Há quem diga até que se sentiu na obrigação de dar a esmola ao desgraçado que entrou no metro, perseguir alguém que acabou de roubar uma carteira ou até mesmo de ajudar aquela velhinha a atravessar a rua como se tratasse da nossa própria avó. Mas a verdade é que não se trata de uma obrigação mas sim uma necessidade, faz-nos bem ao ego, o nosso amor-próprio rebenta com as escalas após o som dos trocos a tilintar na cafeteira de alumínio usada do mendigo e embora achemos “piroso”, agradecemos sempre com um sorriso o “bem-haja” e “Deus lhe pague” que a velhinha larga ao chegar em segurança ao passeio do outro lado da rua.
Não é que sejamos uns “porcos egoístas” com a ideia absurda de que tudo gira em torno do nosso rabo encaracolado, mas o que julgamos ser a origem destes actos solidários pode não ser bem a realidade.



M. Maria Queirós da Silva (pseudónimo)

Simples mas extraordinário




Na actualidade em que vivemos, a solidariedade na minha opinião começou a ser vista quase como uma moda. A cooperação que esta simboliza passou a não ser só um simples acto de bondade para com quem necessita para também passar a ser uma satisfação pessoal, pela visibilidade social ou pelo receio de um “troca de lugares”. Isto é, temos sempre a sensação de que se fizermos algo que ajude alguém, poderemos não vir a ser punidos pelo desprezo por essa pessoa e assim não vir a sofrer desse destino de necessidade. Também é bem visível a solidariedade pela visibilidade social, publicitada pelos média, favorecendo as figuras públicas. Este acto não deixa de ser solidariedade mas por vezes o mediatismo dado a certas “celebridades” parece apenas alimentar-lhes o ego. No entanto, acredito na solidariedade pura. Por experiência, sei que esta pode ser uma coisa simples, feita todos os dias. O exemplo que quero dar vai de encontro às nossas pequenas habilidades mas que se podem converter em grandes actos de solidariedade. Há uns tempos li um artigo que descrevia a vida de um rapazinho que pegando num livro apenas via as imagens para compreender a história, pois não sabia ler. O mesmo acontecia com a sua mãe, para contar essa mesma história ao seu filho, apenas o podia fazer olhando para as ilustrações. A habilidade de saber ler é algo que alguns de nós achamos extremamente simples. Com efeito, uma pessoa interessada neste caso, foi todos os dias ler algo a esse rapaz, confortava-o e ensinava-o a ‘simplicidade’ de saber ler e escrever. Tal como referi, essa habilidade tornou alguém mais feliz e a simplicidade originou algo extraordinário.

Ana Sofia Gomes Reis 12ºD

Egoísmo relativo


‘’O primeiro motivo por que se está disposto a ajudar o outro nas devidas ocasiões é a alta apreciação que se tem por si próprio’’
Giacomo Leopardi in CXl Pensamentos; Poeta – Filósofo (1798 – 1837)

Egoísmo Relativo


Ao ajudarmos alguém é inevitável que não nos sintamos bem conosco. Afinal fizemos algo de bom e acima de tudo útil. Todavia não penso que o nosso egoísmo se sobreponha à necessidade de querermos bem a alguém. O facto de nos sentirmos felizes por o outro estar bem pode muitas vezes, ser confundido com o sentirmo-nos felizes e bem de uma forma egocêntrica.
Para contrariar Giacomo Leopardi, proponho um olhar mais atento sobre esta causa da solidariedade. Até que ponto chegaria o homem, para sustentar a ‘’alta apreciação que tem por si próprio’’? Veja-se, por exemplo, os casos de todas as pessoas que chegaram, inclusive, a dar a própria vida em prol do bem de outrem. Não me parece possível que alguém chegue a este ponto, a não ser que seja para sustentar um sentimento totalmente genuíno. Num contexto totalmente diferente, veja-se o caso do poeta português. Fernando Pessoa afirmava que o seu egoísmo era a superfície da sua dedicação. O seu espírito vivia constantemente no estudo e no cuidado da verdade deixando descuidar as pequenas manifestações solidárias. No entanto e deste modo, Fernando Pessoa dedicou toda a sua vida para nos deixar uma obra para a posterioridade. E hoje, com o sacrifício e o ‘’egoísmo’’ da sua parte, temos o que é dos maiores legados internacionais. Com isto pretendo mostrar que o egoísmo faz parte do ser humano mas é relativo. E provavelmente se este não existisse hoje, não possuiríamos muito do que temos. Na outra mão, existem os que ajudam pela sua essência solidária.
Em suma, o que realmente interessa são os efeitos que os nossos actos reflectem, se nos sentirmos bem por isso, melhor!



Catarina Monteiro 12ºD

domingo, 10 de janeiro de 2010

O mundo aqui, ao pé da porta


O CLUBE DE LÍNGUASEspanhol, Francês e Inglês – é um dos projectos do Departamento de Línguas que resulta de um esforço colectivo e de uma preocupação partilhada pelos respectivos professores empenhados na concretização de alguns dos objectivos primordiais do Projecto Educativo de Escola.

Com a sua implementação, pretende-se desenvolver competências linguísticas essenciais e aplicar estratégias adequadas a uma aprendizagem reforçada, capaz de contribuir para uma melhoria dos resultados obtidos pelos nossos alunos.

OBJECTIVOS:
1. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita da Língua Espanhola / Francesa e Inglesa;
2. Despertar o interesse dos alunos para os aspectos culturais / tradicionais dos países de expressão Espanhola / Francesa e Inglesa;
3. Incentivar a utilização dos meios informáticos como forma de motivar os alunos para uma aprendizagem mais dinâmica e diversificada;
4. Proporcionar o desenvolvimento de projectos interdisciplinares que contribuam para a melhoria do processo ensino/ aprendizagem e que promovam um espírito de cooperação, responsabilidade e solidariedade;
5. Valorizar o aspecto lúdico como forma de aprender;
6. Desenvolver/promover a autonomia e estimular a autoconfiança e auto-estima.


As Coordenadoras do Clube de Línguas
Manuela Ribeiro, Hélia Cruz e Aline Martins

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Magia da Leitura



No âmbito do Projecto «A Magia da Leitura», as Professoras Helena Oliveira e Eveline Monteiro, nas turmas A e D, do 7º ano de escolaridade, decidiram congregar esforços, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto, num trabalho de estreita cooperação entre ambas as turmas, procedendo ao reforço da língua materna e da língua inglesa, nas competências de leitura e escrita dos alunos.
Neste âmbito, os alunos foram solicitados a trabalhar em grupo, sob o tema Natal - O valor da dádiva. Leram obras literárias à sua escolha, tendo resultado vários livros, elaborados em grupo. A actividade teve também a colaboração da disciplina de Educação Visual. Os livros estiveram expostos na biblioteca da escola, durante a quadra natalícia, tendo como pressuposto que, na senda da magia da leitura, o livro é sempre o melhor presente.


Um aspecto da plateia


Esteve ainda patente uma pequena exposição no átrio adjacente à biblioteca, com outros trabalhos dos alunos sobre a quadra natalícia, da qual fazia parte uma mesa de Natal com doces e chocolates, amavelmente oferecidos por alguns Encarregados de Educação, que foram convidados a assistir à leitura de um excerto do conto o Cavaleiro da Dinamarca, sobre o Natal, e de poemas alusivos a esta época.
O encontro culminou num pequeno e caloroso convívio, em torno da mesa de Natal.



A mesa de Natal


Texto: de Helena Oliveira e Eveline Monteiro

Cientistas designers

Os alunos do 12º A realizaram ao longo do 1º Período, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, uma série de posters alusivos a diversos dias comemorativos relacionados com a sua área de estudos, de modo a alertar a comunidade educativa para temas e problemas que afectam a vida de todos nós.



Área de Projecto 12º A- Ciências e Tecnologias/ Prof. Isabel Cabaço




informação enviada por Diogo Silva

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fernando Pessoa e a procura do ser



Já na antiguidade clássica, ou mesmo antes, o homem procurava respostas inequívocas e, ainda hoje, continua a perseguir um objectivo que parece inalcançável: quem somos e de que modo devemos encarar a vida?
Fernando Pessoa é a prova do histerismo interior de um homem que procurava verdades, que sentia sofrimento em ser racional. “Sou hoje o ponto de reunião de uma pequena humanidade só minha”, o próprio poeta admite a sua despersonalização, a utilização da heteronímia, quem sabe para solucionar a imperfeição de ser humano.
Álvaro de Campos reflecte a sua visão do mundo moderno, a necessidade de sentir, de ser “tudo e todos”, de se embrenhar num mundo onde predomina a máquina e a tecnologia. Por sua vez, Ricardo Reis propõe um estilo de vida epicurista e estóica, o dia deve ser vivido com calma e tranquilidade, recusando prazeres violentos, já que o nosso fim é inevitável. Sendo assim, o sofrimento e as emoções fortes são um desperdício de tempo pois podemos morrer a qualquer momento. Surge, ainda, Alberto Caeiro, o mestre de todos os heterónimos ou simplesmente a solução para a dúvida da existência: devemos SER, recusando o pensamento, pois a verdade é o que se vê, e a natureza é a prova disso. Um homem que promove a “desculturalização” poderá ser o mestre de todos os outros?
A recusa da procura de respostas foi para Fernando Pessoa o caminho para a felicidade. No entanto, apenas uma parte de si (Alberto Caeiro) conseguia viver deste modo, continuando os restantes segmentos (Ricardo Reis; Álvaro de Campos) imperfeitos.
Em suma, a heteronímia em Pessoa é o reflexo das incertezas humanas, das tentativas de solucionar questões que serão sempre inalcançáveis mas que o homem irá procurar, inevitavelmente, ao longo dos tempos, de uma forma incondicional.



Inês André, 12ºA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Prémio Anselmo 2010


Serve este post para anunciar que já está disponível para consulta o regulamento do Prémio Anselmo de Andrade 2010. Onde está? Olha aí ao lado, à tua direita. Estás a ver o ursinho e o Anselmo? O regulamento está por aí abaixo. Lê-o com a atenção que te parecer mais adequada e participa.

Escrita em dia

O JA'' esteve de férias (quem não esteve?) e, antes de partir para terras longínquas, não reparou num e-mailezinho (até eram 3!!!) esquecido(s) lá no fundo da sua caixa de correio electrónico. De regresso ao mundo virtual, aqui estamos a pôr a escrita em dia. E, já agora, Bom Natal ainda e mais uma vez, porque, como diz uma certa canção, "Natal é quando um homem quiser..."



A Turma de Animação Sóciocultural 'animando' os 'meninos' do Centro de Dia Urpica


ANIMAÇÃO DE NATAL NO CENTRO DE DIA URPICA


Dia 18 de Dezembro os alunos do Curso Profissional de Animação Sociocultural, 10º F,
cantaram para e encantaram os utentes do Centro de Dia URPICA.
Estão todo de parabéns.

FELIZ NATAL!
Informação enviada pela professora Esmeralda Freitas