Começou hoje, precisamente hoje, dia 25 de Janeiro de 2010, a campanha para o consumo de fruta no bar dos alunos. O JA'' regista a informação de que hoje, precisa e unicamente hoje, dia 25 de Janeiro de 2010, a fruta, no bar da Secundária Anselmo de Andrade, é gratuita. Nos dias seguintes haverá menus promocionais que incluirão a venda de sandes+fruta a preços atractivos.
Convenhamos que a luta é árdua e mesmo um pouco desigual. Oferecer fruta a alunos habituados a ingerir doses industriais de açúcar disfarçado (ou em bruto) nos mais variados alimentos, alunos que bebem refrigerantes em vez de água ou que comem chocolates como quem respira, oferecer fruta a estes alunos parece uma coisa pouco atractiva.
Substituir uma fatia de pizza a escorrer apetitosa gordura por uma sandes de queijo ou recusar uma lata de coca-cola por troca com uma bela maçã são atitudes que não estão de acordo com os padrões comportamentais desta sociedade de consumo. O açúcar vicia como viciam o tabaco ou a televisão.
A inteligência não está na moda, antes preferimos ser brutos e comilões para podermos mostrar ao mundo que consumimos os produtos mais populares como se o mundo tivesse algum interesse nisso. Experimentar não ir ao Chora Sabores comprar uma dose de açúcar e, em vez disso, tentar consumir os produtos que a presente campanha oferece no bar da Anselmo é uma alternativa. Estaremos à altura desta experiência?
RS
1 comentário:
Os preços promocionais não deixarão de levar os alunos a experimentar novos sabores. Frutos saborosos, sumarentos, coloridos, podem ser a nova tentação e dar energia e concentração.
E não esqueçam: o paladar também se educa. Nós somos animais de hábitos e há que ajustá-los às nossas necessidades.
Bom apetite!
Enviar um comentário