terça-feira, 5 de maio de 2009

Viagem à Roménia



O texto que se segue é da autoria do Rui Patarrana, do 11º C, e narra as suas impressões da viagem que fez recentemente à Roménia, integrado num grupo de representantes da nossa escola, no âmbito do programa Comenius. No blogue Quo Vadis Homo Sapiens (está no sidebar) podes encontrar mais textos (em inglês) e imagens relacionados com esta aventura.

Rui Patarrana


Uma semana na Roménia

Parti com várias opiniões sobre a Roménia na cabeça, mas nenhuma elaborada por mim. Ia às escuras sobre o que me poderia esperar durante aquela semana. Muitos disseram-me " Não vás, aquilo é muito pobre ", outros diziam " Oh Rui aquilo é só corrupção, ainda ficas lá ". Mas nunca liguei muito, pois mesmo que fosse uma total miséria, eu queria absorver ao máximo esta experiência. E foi isso que aconteceu.

Quando cheguei ao aeroporto de Bucareste, deparei-me com uma realidade totalmente diferente da nossa, o que, devo confessar, foi um bocadinho chocante. Ao longo da viagem de autocarro até chegar a Constanta , o que se podia ver de dentro do autocarro era uma bela planície, tudo muito verde, e tudo muito rural. Por momentos pensei, " mas será que eu vou para a casa de algum agricultor? ".
Após 4 horas de viagem e muitos nervos em cima, ansioso para saber como era a família da minha “host”, a escola, tudo, reparei que estava numa cidade deveras cinzenta e com muitos carros por todo o lado.

Digo-vos que a minha família foi mesmo 5 estrelas para mim, mesmo sendo uma família que não tinha muitas posses e onde o ordenado não estica, é importante frisar que o ordenado mínimo é de 170€ e o custo de vida não foge muito do nosso.
Bem, como estava a dizer, a minha família era super simpática, fui acolhido como se fosse um filho e nunca me faltou nada. Mesmo não tendo muito dinheiro, andavam sempre com um sorriso de orelha a orelha e não era por isso que não viviam felizes, o que me encheu de orgulho porque aqui em Portugal todos dizem que vivem mal mas quando nos vemos naquela situação com muito menos e mesmo assim somos felizes, só nos da mais força ainda para continuar a viver e dar valor realmente a estas pessoas que, sim, lutam pela vida sempre com um sorriso.

Na minha opinião, muito sincera, e como tenho a sorte de já ter visitado muitos países, posso dizer que a Roménia como país não é assim muito fantástica a nível de monumentos, lojas, bares, mas o que faz com que a Roménia seja um país que de certeza irei voltar a visitar, são, sem dúvida, as pessoas, a hospitalidade.

As pessoas são mesmo espectaculares, de uma simpatia extrema, e conseguem fazer esquecer todo aquele cinzento, e vemos o país com um outro ar.

Amei de verdade ter passado esta semana na Roménia, foi uma experiência única que me fez ver algumas coisas com outros olhos, principalmente dar valor a tudo o que tenho, tanto os bens materiais, como os amigos, família, tudo mesmo.

Para além de tudo isso, foi muito bom conhecer novas pessoas, novas culturas, apreender uma nova língua e tentar evoluir com o meu inglês que está um bocado enferrujado. Mas é claro que a melhor experiência de tudo isto é conhecer novas pessoas, travar novas amizades e sobretudo passar um bom momento com os nossos novos amigos.

Isto é o que eu retiro desta experiência, que me fez crescer em muitos aspectos e, sem dúvida, quero voltar à Roménia, e se tiver a possibilidade, voltar a participar neste projecto em tudo o que possa ajudar.



Rui Patarrana, 11ºC






O grupo da nossa escola após plantar uma figueira no jardim Comenius em Constanta.







5 comentários:

Anónimo disse...

este comentário está muito bem feito. parabéns.

Anónimo disse...

tenho muita pena de estas viagens serem só para alguns...

Élia Martins disse...

Estas viagens podem ser para muitos mais. O envolvimento nestes projectos é pertinente mas, ainda mais importante, é o desenvolvimento destes projectos na Escola.

guida lucena disse...

Estas viagens estão ao alcance de quem quiser dar-se ao trabalho de participar activamente num projecto Comenius, ou Grundtvig ou Leonardo da Vinci. Como? Seguindo as indicações divulgadas em http://alv.addition.pt/np4/comenius#
Pode participar coordenando na escola um projecto proposto por outra(s) escola(s) de outro(s) país(es), criando um e apresentando-o a outros parceiros ou, ainda, frequentando um curso de formação Comenius e desenvolvendo um projecto comum a outros parceiros. É sempre muito enriquecedor, profissional, institucional e pessoalmente.
Estou disponível para apoiar e ajudar quem quiser, na medida das minhas possibilidades!

Emiltina disse...

Gostei muito do seu texto, Rui!
A apreciação que faz do país tendo por referência a hospitalidade e alegria das pessoas que o receberam é pouco comum num jovem da sua idade.
A sua vivência e sensibilidade permitem-lhe valorizar o que realmente é importante. Parabéns!