terça-feira, 19 de maio de 2009

Encontro de Gerações

O “Encontro de Gerações” surgiu para dar resposta à necessidade de criação de uma actividade inserida na área 4 do estágio pedagógico do 5º Ano da licenciatura de Ciências do Desporto, ramo Educação Física e Desporto Escolar, da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Consistia numa troca de conhecimentos e contacto entre duas gerações distintas através de jogos e danças tradicionais, no sentido de promover a actividade física.


A sua pertinência englobou tanto o contacto de diferentes gerações como a motivação para a prática de actividades físicas motivadores e dinâmicas que promovem a saúde e o bem-estar físico e psíquico. A experiência de juntar fachas etárias e gerações diferentes pode ser bastante enriquecedor para promover a reflexão e divulgação de experiencias, auxiliando a captação de novos conhecimentos estimulando a imaginação dos intervenientes.



Concordamos quando Scarpato e colaboradores (2007) indicam que não vêm com bons olhos a delimitação restritiva dos conteúdos em jogo, desporto, dança, luta e ginástica, mas se animam com a ideia com uma Cultura Corporal de Movimento, em que os conteúdos típicos possam ser abrigados pela Educação Física. A dança, o desporto, as brincadeiras, entre outros conteúdos, ganham novo foco: o processo educacional está no centro das atenções. Não se trata mais do desporto pelo desporto, e sim da Educação pelo Desporto.” Queremos então mostrar que não se trata apenas do ensino das matérias mais comuns aos olhos de todos mas sim de formas de movimento e de actividade física que permitam ir de encontro às características e filosofia da escola e do seu meio para uma relação mais equilibrada dos seus elementos.


Baseado no PEE e PAA da escola, bem como, a própria localização espacial da escola.
É importante indicar, para caracterizar a actividade, os objectivos que levaram à sua elaboração, a população alvo do encontro, a sua estrutura, os recursos necessários, alguns riscos aos quais estamos sujeitos e os contactos efectuados.
Esta actividade teve por objectivo uma aproximação entre pessoas de diferentes idades, de modo a promover a troca de experiências e inter-ajuda entre as várias faixas etárias.



· Mobilizar o potencial pedagógico de práticas sociais, culturais e de recurso da escola e / ou da comunidade próxima;
· Promover o reforço e iniciativas de cooperação entre as mesmas;
· Seleccionar as actividades mais adequadas e que potencializem a inter-ajuda entre os diferentes estratos etários;
· Organizar uma actividade que potencialize o meio interno e externo da comunidade escolar;
· Captar a participação e motivação dos vários participantes;
· Conseguir uma boa participação por parte do Departamento de Educação Física;
· Criar um clima de boa disposição e divertimento entre os diferentes intervenientes;
· Desenvolver a capacidade de antecipar possíveis problemas através da criação de um plano alternativo;
· Assegurar os melhores espaços disponíveis para a realização da actividade;
· Garantir uma boa coordenação da actividade com outros órgãos da escola.
A nossa população alvo consistiu em três grupos etários, sendo o primeiro um grupo de duas turmas de alunos de 1º ciclo que presentemente estão a ter aulas num espaço da escola sede (por motivo de obras), o segundo um grupo de alunos do secundário, 10º A , e por fim o grupo de idosos, de 20 pessoas de 3ª idade pertencentes ao centro de dia URPICA.


Consistiu na prática de jogos de cooperação entre alunos e idosos, promovendo a actividade física e a aproximação entre as diferentes culturas, dividido em 3 fases:
1. Realização de jogos tradicionais;
2. Apresentação de danças tradicionais;
3. Lanche e visita à escola;


Durante a primeira fase da actividade foram formadas várias equipas constituídas por elementos dos 3 escalões etários de modo efectuarem uma pequena competição entre eles. Os jogos tradicionais: corrida de sacos, o jogo da malha, o jogo das latas, o jogo dos arcos, o jogo dos lançamentos e uma Gincana na qual participarão todos os elementos da equipa. A forma de organização dos jogos foi em circuito.



A segunda fase foi dinamizada principalmente pelos professores estagiários e pelos alunos da escola de modo a transmitirem o conhecimento adquirido nas aulas de Educação Física. O principal objectivo foi ensinarem uma dança tradicional, Erva Cidreira, aos alunos mais novos e aos idosos do centro. O convívio final foi efectuado entre todos, alunos da escola, os alunos mais novos e os idosos, em que foi realizada uma visita aos espaços da escola, que terminou com um pequeno lanche.



2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa! Deve ter sido realmente muito giro este encontro de gerações. Continuem.

Gabriela Machado disse...

Parabéns pela iniciativa! Deve ter sido realmente muito giro este encontro de gerações. Continuem.