Persépolis é um filme de animação surpreendente. Produzido e realizado em 2007 conta a história de Marjane Satrapi, uma rapariga iraniana de 8 anos, que sonha um dia tornar-se uma profetisa para, muito simplesmente, salvar o mundo.
Marjane e a família acompanham os acontecimentos que levam à queda do Xá Reza Pahlevi no ano de 1979. É aí que entra em cena o Ayatolah Khomeini, dando início à revolução que conduzirá o Irão à actual República Islâmica, que controla as pessoas ao ponto de determinar como estas se devem vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja, entre outras coisas, obrigada a usar véu, o que a incentiva a tornar-se uma revolucionária.
A narrativa é de uma fluência assinalável , com momentos de um humor desarmante pela sua simplicidade. As diferentes personagens têm uma caracterização muito interessante que lhes confere uma solidez porventura inesperada.
O espectador acaba por tomar contacto com um delirante quotidiano iraniano durante a época revolucionária, através dos olhos de Marjane que vai crescendo à medida que a narrativa avança.
A técnica de animação joga num preto e branco plano e bidimensional, acentuado por cinzentos levemente texturados, o que confere uma grande frescura às imagens.
Enfim, vou parar de elogiar o filme ou ainda vão pensar que estou a exagerar (e não estou!). O melhor mesmo é procurar a edição em DVD e passar 95 minutos bem agradáveis.
RS
segue as hiperligações
2 comentários:
Ja' vi o filme
e defacto gostei muito.
Merece ser visto !
Estamos em sintonia meu caro (cara?) anónimo(a).
:-)
Enviar um comentário