segunda-feira, 31 de maio de 2010

Feira de Projectos

Capa da Revista que será colocada à venda amanhã, na Feira de Projectos
É amanhã (hoje) que vai decorrer a Feira de Projectos da Secundária Anselmo de Andrade, no pavilhão da escola sede do Agrupamento. Uma loucura!

O programa das "festas" é uma espécie de teia de aranha, mas mais confuso. Irão acontecer coisas (podes ver aqui que coisas irão acontecer) variadas e em catadupa. Desde a Orquestra Gourmet (que teve a sua estreia na Festa do 38º Aniversário da Anselmo) até à entrega de prémios, com destaque para os Prémios Anselmo 2010, passando pelo regresso do JA'' em versão impressa, o dia de amanhã vai parecer-se com uma ventoínha a rodopiar no tecto em tarde de calor sufocante.

O ano lectivo aproxima-se do fim e já sente aquela tensãozinha stressante do final da coisa. Há quem se aperceba agora que não fez o que deveria ter feito ao longo do ano lectivo (é tarde:-( , há quem esteja apenas a retocar o bom trabalho desenvolvido (é sempre tempo de retocar), enfim, desejos, sonhos, angústias, confirmações, o tempo só pára quando o relógio está avariado!

Conselho: consulta aqui o calendário das "festas" e organiza-te de forma a poderes participar nas diversas actividades que te são propostas.

E, para teminar, VIVA A ANSELMO. Somos uma grande escola, caramba, e nisso devemos apostar o nosso orgulho!

Até amanhã.

sábado, 29 de maio de 2010

Em Coimbra


No passado dia 4 de Maio de 2010, as turmas 12º A e B foram, no âmbito da disciplina de Biologia, à Escola Superior Agrária de Coimbra.
Nesta foi possível contactarmos com o trabalho desenvolvido no Laboratório de Reprodução Animal, onde testemunhámos a recolha de esperma de um cavalo lusitano e a respectiva observação ao microscópio, para apurar as suas características morfológicas e funcionais. Fomos também ao departamento de Biologia, onde nos foi explicada a técnica de micropropagação vegetativa e onde pudemos ver inúmeras plantas criadas recorrendo a esse método.
Após o almoço dirigimo-nos ao picadeiro, onde tivemos a oportunidade de dar uma volta a cavalo e de aprender um pouco mais sobre a criação de cavalos em Portugal.
No fim da visita aproveitámos a proximidade para visitar a bela cidade de Coimbra, mais precisamente a Universidade, a Sé Velha e a baixa.
texto enviado por Diogo Silva

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Feira do Livro


Entre os dias 24 de Maio e 1 de Junho, realiza-se na Biblioteca da Escola Secundária Anselmo de Andrade uma Feira do Livro. Os preços de capa são mais suaves do que lá fora, no "mundo real", e há muito por onde escolher.

As vendas têm decorrido a bom ritmo. É de salientar que os alunos do ensino básico se mostram clientes entusiastas e interessados. Estaremos a observar os primeiros frutos do Plano Nacional de Leitura, resultantes da sua implementação na Anselmo?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projecto EuroLifeNet




O projecto EuroLifeNet consolidou, com o apoio do CITIDEP em colaboração com o IES/JRC, uma metodologia inovadora de recolha de dados de exposição pessoal a partículas PM2.5, em condições que satisfizeram as necessidades dos cientistas, técnicos e decisores políticos, no que respeita a rigor e fiabilidade de dados, extensão e cobertura estatística adequada, exequibilidade económica e institucional, sustentabilidade e de consciencialização cívica dos cidadãos, em especial os jovens, da sua responsabilidade social no problema da poluição do ar/saúde pública e na sua solução.

Esta metodologia foi testada com sucesso no projecto desenvolvido em 2006/2007, em que foi igualmente medida a exposição pessoal a PM2.5. Nesta experiência participaram 239 alunos e 6 professores da ESAA.
Na sequência do trabalho desenvolvido no Projecto EuroLifeNet em 06/07 e 07/08 foi criado, no dia 17 de Novembro de 2008, Dia do Não Fumador, o Nó EuroLifeNet/ESAA, certificando assim os dados recolhidos.

Pretendeu-se com a criação do Nó ELN aprofundar e ampliar o projecto, aproveitando o know-how acumulado tanto na área da metodologia de ciência participativa, como na área da modernização curricular.

Após a constituição do Nó, os alunos do ano lectivo 2007/2008 passaram o testemunho aos representantes dos alunos envolvidos no Projecto em 2008/2009. Durante esse ano lectivo, foram tratados os dados da segunda campanha. Paralelamente o projecto foi divulgado a alunos do 1.º ciclo através de actividades lúdico-pedagógicas em articulação com o Projecto Hora da Ciência.

Em 2009/2010 o projecto prosseguiu com a formação de professores e a participação da Escola no III Encontro Internacional EuroLifeNet.
Carlos Almeida, Dulce Pinto, Fernanda Santos

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Leonardo da Vinci Program - Our work practice in Portugal

Henna, Mervi, Fátima Cardoso and two portuguese colleagues


Our school Hyria Education Limited will arrange international work practice for the students that are training to Vocational Qualification (in our case in Business and Administration). This international work practice project is called Leonardo da Vinci Program. Practice will take two months or one month. This program gives a chance to see other countries and cultures.
We, Mervi and Henna, wanted to come to Portugal because the weather is nice and our teacher Päivi Maunula said that the people are so kind and friendly there.
We arrived in Portugal on the 15th of March. The teacher Gabriela Machado, who is our mediator in Portugal, was waiting for us at the airport, showed us our apartment in Almada and after, on the first day, we went to see our working place. It was an accounting office called Cabana & Gaio, Lda. All the employies seemed nice and friendly. We also met teacher Fátima Cardoso who is the project coordinator at Anselmo de Andrade School.
In the office our job was organize invoices and other papers and stock different documents. Some days we printed several official documents like income statements. Every week we went to work from Monday to Friday. The only problem was that we only speak a bit of Portuguese but the colleagues at work are very kind and teach us some words and we can also understand together in English. At the weekends we had free time.
On spare time we visited many beautiful places, for example “Capuchos Monastery”, the beach Costa da Caparica and at the weekends we went to Lisbon several times to visit the beautiful city
Sometimes after work we walked to Almada Forum to do some shopping.
At Easter we visited Arrabida and Sesimbra and several monuments and beaches, with some friends we met in Almada. We liked that so much. We went by bus to the beach several times, because the weather was so beautiful and warm.
Our trip to Portugal was a great experience. We got to know about different culture and places. Kissing on cheeks was weird at first but we got used to it. We only say hello or shake hands in Finland. We definitely will come again to Portugal. We hope that all students would have this same opportunity to see foreign countries and cultures.
Mervi Puranen and Henna Kärkkäinen
Finland

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Últimas páginas


Realiza-se hoje, pelas 14H 30m, a última sessão de "A Páginas Tantas", a tertúlia literária organizada pela Oficina de Leitura e Escrita em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Leituras, apresentação de livros, troca de ideias em ambiente de grande descontracção, têm sido características constantes das sessões anteriores.

É na Biblioteca da Escola Secundária Anselmo de Andrade.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sonho? Utopia? Realidade?


Nos últimos tempos todos temos ouvido falar de episódios menos felizes onde se contam histórias de bullying, indisciplina e violência nas escolas.

Um dos objectivos do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade é, justamente, "promover um clima de ensino e de aprendizagem que previna situações de indisciplina, articulando a acção de todos os agentes educativos." (objectivo 2)

Neste contexto, Duarte de Lima Mayer, fundador da empresa Building Ideas e autor do livro "Uma Educação com Sentido. Reflexão sobre a Escola, hoje", irá apresentar as suas ideias sobre o tema, convidando professores e encarregados de educação a estarem presentes numa acção a realizar (amanhã ou hoje, depende de quando estiveres a ler isto :-) a 19 de Maio, 4ª feira, entre as 17h30m e as 19h, na biblioteca da sede do Agrupamento.
segue as hiperligações

Educar para a Saúde - um projecto dinâmico


No passado dia 30 de Abril realizou-se o 1º Encontro de Educação para a Saúde no concelho de Almada.
A ideia da realização desta iniciativa nasceu das escolas Anselmo de Andrade e Romeu Correia, com o objectivo de promover um intercâmbio entre as várias escolas do concelho, de modo a contribuir para uma troca de experiências e saberes, envolvendo professores e alunos. Na sequência de um trabalho conjunto numa acção de formação, professores das equipas de saúde de ambas as escolas elaboraram a planificação que orientou a concretização do evento que teve lugar na Escola Secundária Romeu Correia.
O convite à participação no Encontro foi dirigido a todos os estabelecimentos públicos e privados do concelho, tendo aderido diversas escolas que se empenharam na preparação do mesmo.
A aproximação entre docentes e discentes das diferentes escolas e um conhecimento mais profundo das estratégias e actividades desenvolvidas nos diferentes estabelecimentos de ensino, são uma mais-valia importante no contexto educativo.
Participaram ainda no Encontro o Sr. Vereador da cultura da C.M.A., profissionais da área da saúde e a vice-presidente da Organização Cidadãos do Mundo. A apresentação de trabalhos dos e pelos alunos, a exposição montada, a gincana realizada, a demonstração de exemplos de suporte básico de vida e a boa organização do evento por parte da escola anfitriã, tornaram-no um marco de referência ao qual, esperamos, outras iniciativas do género se seguirão a bem da promoção da Saúde Escolar no concelho.
A equipa de Educação para a Saúde do Agrupamento Anselmo de Andrade agradece a todos os colegas que colaboraram na preparação da apresentação electrónica e com trabalhos realizados no âmbito de vários projectos. Sublinha também a disponibilidade e o empenho das alunas Ana Carolina, Marta Fonseca, Joana Alves e Bárbara Manteigas, da turma C do 9º ano que apresentaram o vídeo sobre Drogas elaborado em Área de Projecto sob a orientação da professora Deolinda Reis que também as acompanhou no Encontro.


Ana Morais, Emiltina Matos e Teresa Rafael

domingo, 16 de maio de 2010

2º Torneio de ténis de mesa

ALUNOS vs PAIS vs PROFESSORES vs FUNCIONÁRIOS DA

ESCOLA SECUNDÁRIA ANSELMO DE ANDRADE

A Associação de Pais e Encarregados de Educação, vem por este meio convidar todos os alunos, pais/encarregados de educação, professores e funcionários a participar no 2º Torneio de Ténis de Mesa, que terá lugar no dia 22 de Maio (sábado), pelas 14,00h.

O Ponto de encontro será no recinto desportivo da escola.

Para te inscreveres basta que preenchas o destacável, que está disponível no PBX da escola onde pode ser solicitado e, após o seu preenchimento, deverá ser colocado na caixa de correio da Associação de Pais.

Contamos com todos os alunos para incentivar os pais e professores a participar nesta grande jornada desportiva. Até dia 22.

Inscrições até 19 de Maio.

sábado, 15 de maio de 2010

Prémio Anselmo 2010




Encontram-se em exposição no patamar da Direcção, no bloco 1, e no interior da Biblioteca da Escola Secundária Anselmo de Andrade, os trabalhos concorrentes ao Prémio Anselmo de Andrade 2010 na vertente de Artes Plásticas.


A exposição estará patente ao público até à próxima sexta-feira, dia 21 de Maio. Ao longo desta semana irá reunir-se o júri para atribuir os prémios desta edição que serão entregues em data e local a anunciar oportunamente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O mistério dos mistérios!!!

Le grand MYSTÈRE des MYSTÈRES!!!

Qui a mangé l’œuf KINDER et sa surprise ?


Quem comeu o OVO KINDER e a sua surpresa?

Entre a tarde de quinta-feira 25 de Março e a segunda de manhã, dia 29 de Março, desapareceu da sala de Oficina de Leitura e Escrita um OVO KINDER e a sua surpresa.
Será que o larápio foi um coelho de Páscoa, uma lebre de Páscoa, um cuco de Páscoa, alguma cegonha de Páscoa ou talvez… um troll da Finlândia arrependido?




Espero que o(s) misterioso(s) larápio(s) que, de certeza se ficaram a rir de tal transgressão,
não tenham ficado neste estado aquando do festim…

Penso que não! Parece mentira, mas na verdade o misterioso larápio ou misteriosos larápios tiveram todo o cuidado em não danificar o belo papel de embrulho, fazendo com que um olhar menos atento não desse conta do ocorrido…. E querem saber como? Então aqui vai a história.
Os malandros voltaram a pôr o ovo no cesto (onde ele estava exposto), com a caixa de surpresa vazia, (imaginem só que atenciosos!), e tentaram fazer, de novo, o formato do ovo com a fita e tudo… Quem na segunda feira olhasse para os restos da exposição ― sim os restos, já que no dia 25, toda a turma de Francês do 8ªC e alguns convidados, tiveram o doce prazer de provar vários bolos de Páscoa confeccionados por alguns alunos empenhados ― não desconfiaria de tal sacrilégio. Sacrilégio sim, já que o ovo Kinder tinha sido prometido aos alunos gulosos menos empenhados da turma. Ficou combinado que só poderiam comer este ovo e os outros pequeninos de chocolate, unicamente após as férias da Páscoa, (e claro!) depois da tarefa cumprida. Seria a sua recompensa pelos trabalhos não realizados atempadamente, que a professora, generosamente, aguardava para a primeira semana a seguir a Páscoa.
Tinha oferecido o ovo KINDER à turma, daí que no dia 29 tivesse logo dado conta da marosca quando foi buscar uma das facas que tinha cortado os bolos. Ainda bem que no final do convívio teve a brilhante ideia (ou será pressentimento?) de guardar no seu cacifo os ovinhos de chocolate, porque senão, coitados dos seus alunos… na semana da rentrée só teriam tido direito aos embrulhos…
Parece anedota, não é? Mas como diz o povo, “o prometido é devido”, e os alunos da Professora, os mais e menos empenhados, lá comeram os ovinhos de chocolate … depois de PÂQUES. No entanto, ficaram muito tristes com a notícia do misterioso desaparecimento do ovo Kinder. Será que teremos de pedir ajuda ao detective Hercule Poirot, ao Tintin, ou já que estamos no século XXI à equipa de trabalho das séries Les Experts (CSI – em Portugal)? Que vos parece?
Ou será que, como nos filmes policiais, o ladrão ou a ladra é, infelizmente, uma pessoa próxima? Não gostaria de ter tão mesquinhos pensamentos…. Ainda tenho fé que os meus alunos são pessoas íntegras e com princípio… Enfim, assim espero eu!

O jornal da escola fica à espera que o/a guloso/a misterioso/a ou gulosos/as misteriosos/as digam com alguma (ou muita!) coragem se gostaram ou não, primeiro, do chocolate, segundo, da surpresa…e terceiro do artigo, já que são os principais protagonistas. Não há dúvida que tiraram todo o protagonismo às informações sobre as tradições e costumes da Páscoa em França!


Sobre a PÁSCOA

SABIAM?



Em França, os ovos da Páscoa são trazidos pelos sinos.

Antigamente, as pessoas não usavam relógio e era o toque dos sinos que permitia saber as horas. Na Sexta-Feira Santa (dia da crucificação de Cristo), deixavam de tocar em sinal de luto e só voltavam a tocar no Domingo de Páscoa. Dizia-se então que os sinos viajavam até Roma para voltarem no domingo para largar os ovos de Páscoa. Os ovos caíam nos jardins e assim as crianças iam à procura deles escondidos no meio das árvores, das flores e das hortas.

E nas outras regiões ou países, quem traz os ovos?

o En Alsace, c’est la cigogne.
o Au Tyrol et au Québec, c’est la poule qui amène les œufs.
o En Suisse francophone, c’est le coucou.
o En Finlande, ce sont les trolls.
o En Allemagne et en Suisse allemande, c’est le lièvre de Pâques (Osterhase) qui apporte les œufs. Selon la tradition, c’est au lapin de couver les œufs le jour de Pâques. On confectionne aussi des arbres de Pâques avec des branches auxquelles on accroche les œufs décorés et peints
o En République Tchèque, les garçons confectionnent des fouets avec des roseaux et des rubans colorés et font le tour de leur voisinage pour fouetter les jeunes femmes et leur demander des œufs ou un verre d’alcool.
Que tal agora, para terminar um pequeno exercício de tradução?



Clube de Línguas
Professora de Francês Brigitte Bartolomeu

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CLUBE DE LÍNGUAS (Festejos de Páscoa)






A Páscoa foi festejada no Clube de Línguas e, se no início pensávamos que a adesão seria moderada, ficámos atónitos com as muitas inscrições e vontade de participar, quer dos alunos, quer de alguns colegas que ofereceram, voluntariamente, o seu apoio. Não sabemos como agradecer...
Os alunos do 7º C, na aula de Educação Visual com a colaboração da Profª Sofia Afonso, e os alunos de Espanhol deram asas à imaginação, pintando ovos e escrevendo mensagens em Inglês e Espanhol. Este trabalho fez crescer uma colorida árvore e uns lindos arranjos que foram expostos à entrada da Biblioteca. Mas não fomos apenas brindados com belos ovos, pois quem passasse pela OLE encontraria uma exposição em Francês, do 8º C, que nos surpreendeu com doçaria alusiva àquela quadra. Desde os simbólicos ovos de chocolate e coelhinhos, até aos deliciosos bolos confeccionados e enfeitados pelos próprios alunos, tudo constituía um doce regalo para os olhos, de fazer “crescer água na boca”.
O dia 26 de Março, de manhã, marcou o final das comemorações com a tão desejada “ Caça aos Ovos”. Participaram todas as turmas do 7º Ano, o 8º A/B/D e o 9ºE que, depois de passarem pelos postos obrigatórios, onde eram submetidos a inquéritos nas várias línguas (Inglês, Espanhol, Português e Francês), correram desalmadamente à procura dos ovos de “ouro”.
Apesar do grande entusiasmo e da procura desenfreada, pairou alguma desilusão no momento da partilha, porque alguns não tinham nenhum ovo e outros possuíam imensos. No entanto, como também se aprende com estas actividades, juntaram-se os ovos todos num cestinho de vime e tentou-se distribuir um por cada participante, pois consideramos que os vencedores deste jogo foram todos aqueles que entenderam o seu verdadeiro objectivo: aprender-brincando, cooperando e partilhando!



Os professores dinamizadores
Corinne Afonso, Teresa Rafael, Aline Martins, Brigitte
Bartolomeu e José Luis Figueiredo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Numa espreitadela




Tudo começou na cama junto à janela onde repouso o meu corpo cansado, procurando descansar a mente dos ruídos humanos no exterior. Há um mergulho tão profundo, uma entrada tão longínqua, nos meus pensamentos que o tecto branco por cima de mim parece ficar pintado com as cores do que penso.
Tudo muda quando num súbito enjoo, por tanto ver o tecto girar, tanto ouvir as pessoas gritar, que serenamente me sento, abro a janela e olho o céu nocturno que se estende infinitamente além das grandes montanhas brancas. Nunca presenciei um tal cenário. Das ruas barulhentas e cheias para o céu há pouco mais que a luz das estrelas; tantas e tão imensas que parecem centenas de orifícios no chão do Paraíso. Viver é algo reles e miserável, cheio de procuras inúteis de tornar o feio e triste em algo que valha a pena fazer, mas a vida essa, é bela, cheia de coisas que fazem valer a pena vivermos – mesmo que na miséria.
Tudo me aborrece quando o barulho em gritos e mal-dizeres e histerias me enchem os ouvidos. Quero sair e ouvir o silêncio, sentir o frio, ver as montanhas, cheirar a rocha húmida e provar a secura dos meus lábios. Quero sair. Vou sair! A noite está fria, mas o meu corpo está quente, envolto em roupas e calor, muito embora eu quisesse me despir, sentir o meu corpo envolto na realidade, atravessar a fronteira-riacho, tropeçar na neve e gelar. A ponte frágil de madeira, vejo-a já perto na rua estreita que desce. Vou para o país vizinho e ando durante muito tempo até chegar aos pés da montanha onde me encosto contra a rocha inclinada e vejo o quadro celestial perante mim, grande e majestoso. Porque há tanta ingratidão? Tanta futilidade e desprezo? A dor que me aperta o coração é do gelo que está sobre a pedra contra as costas e as lágrimas são o frio e a alegria de poder contemplar tamanha beleza.
E as montanhas essas? Grandes reis e rainhas que impõem o medo e o respeito desde os velhos tempos de outrora, refúgios de solidão para os infelizes, morte para os suícidas e aventureiros desafortunados, parecem olhar para mim, julgar-me, esperando pelo vento para ditar a sua sentença. Seja o juízo o meu fim, enterrado naquela neve, ou o privilégio de observar, com olhos de poeta-filósofo, tamanho cenário de grandeza, pouco me importa. Eu agora existo, não vivo. As montanhas decidiram e o vento passa gélido, breve e fraco. Vivo por mais uns segundos.
Tudo me cansa agora, de tanto pensar, de há tanto tempo ter os olhos abertos, de já tanto ter vivido em tão pouco tempo. Ali onde testemunho um profundo silêncio começo a ver o céu a girar por cima da minha cabeça; as estrelas, o céu, as nuvens e a montanha misturam-se e num instante caio na escuridão absoluta. Um espaço, um corpo é tudo o que há. Um corpo, um vazio é tudo o que é.
E tudo terminou com o raiar da aurora matinal. Eu sorrio mas a dor que senti no coração era de melancólica alegria e as lágrimas, de triste divertimento. Estive aqui e estive bem, mas estive eu.
Fernando Tomáz