segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projecto EuroLifeNet




O projecto EuroLifeNet consolidou, com o apoio do CITIDEP em colaboração com o IES/JRC, uma metodologia inovadora de recolha de dados de exposição pessoal a partículas PM2.5, em condições que satisfizeram as necessidades dos cientistas, técnicos e decisores políticos, no que respeita a rigor e fiabilidade de dados, extensão e cobertura estatística adequada, exequibilidade económica e institucional, sustentabilidade e de consciencialização cívica dos cidadãos, em especial os jovens, da sua responsabilidade social no problema da poluição do ar/saúde pública e na sua solução.

Esta metodologia foi testada com sucesso no projecto desenvolvido em 2006/2007, em que foi igualmente medida a exposição pessoal a PM2.5. Nesta experiência participaram 239 alunos e 6 professores da ESAA.
Na sequência do trabalho desenvolvido no Projecto EuroLifeNet em 06/07 e 07/08 foi criado, no dia 17 de Novembro de 2008, Dia do Não Fumador, o Nó EuroLifeNet/ESAA, certificando assim os dados recolhidos.

Pretendeu-se com a criação do Nó ELN aprofundar e ampliar o projecto, aproveitando o know-how acumulado tanto na área da metodologia de ciência participativa, como na área da modernização curricular.

Após a constituição do Nó, os alunos do ano lectivo 2007/2008 passaram o testemunho aos representantes dos alunos envolvidos no Projecto em 2008/2009. Durante esse ano lectivo, foram tratados os dados da segunda campanha. Paralelamente o projecto foi divulgado a alunos do 1.º ciclo através de actividades lúdico-pedagógicas em articulação com o Projecto Hora da Ciência.

Em 2009/2010 o projecto prosseguiu com a formação de professores e a participação da Escola no III Encontro Internacional EuroLifeNet.
Carlos Almeida, Dulce Pinto, Fernanda Santos

Sem comentários: