quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Colóquio "A Fotografia e o Não Lugar"


Como anunciámos na semana passada, realizou-se o 1º colóquio organizado pelo Ateliê de Artes, no Fórum Romeu Correia. O tema girava em torno da exposição de fotografia do projecto Imaginarte Almada 2009, que pode ser vista na sala Pablo Neruda até 28 de Novembro.

Partindo da ideia de Não Lugar defendida por Marc Augé para caracterizar muitos dos espaços contemporâneos (aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias, centros comerciais, vias de comunicação, etc) e da aceleração dos tempos actuais, num mundo inundado de informação, de acontecimentos e de imagens dos acontecimentos, segundo a argumentação de Paul Virilio, desenvolveu-se uma discussão sobre a fotografia de paisagem (natural e urbana), da sua pertinência actual e dos modos da sua feitura, uma vez que esse tipo de fotografia é um dos capítulos importantes da história das imagens.

Foi a introdução para que, em seguida, os fotógrafos presentes referissem o seu trabalho, caracterizando os seus pontos de partida, objectivos e modos de abordar os espaços, de fotografar, seleccionar e apresentar as imagens expostas, as quais se referem às paisagens do Concelho de Almada.



Assistentes muito atentos, acompanhando a dissertação enquanto contemplavam o catálogo da exposição, de tal modo que este se desfez imediatamente a seguir.



Já perto do fim, no relaxamento após a extrema concentração exigida pelo rigor das intervenções. A descontracção foi contida, pois ninguém caiu das cadeiras.


Uma apresentação tecnologicamente avançada, com o cuidado de prover às securas da máquina, em trabalho minucioso e sofisticado. Com artefactos daqueles, o moderador ficou perfeitamente em segundo plano.


A redacção

1 comentário:

Silvares disse...

Um sucesso tecno e também lógico, uma sessão inesquecível!!!