domingo, 29 de junho de 2014

FÉRIAS ARTÍSTICAS 2014


Organizadas pela associação "O mundo do espetáculo", as atividades decorrerão na antiga escola Conde Ferreira (Almada velha).
A entrada poderá ser feita a partir das 9h30 e a saída deverá decorrer antre as 17h30 e as 18h00.
Inscrição até 3 de julho.
Pagamento: 60 euros a ser efetuado entre 7 e 11 de julho e inclui seguro, almoço, oficinas, atividades lúdicas. 
Tel. 938 400 390 | mundo.do.espectaculo@gmail.com

sexta-feira, 27 de junho de 2014

EXAMES

Terminam hoje as provas da 1ª fase de exames.
A 2ª fase decorrerá entre 17 e 21 de julho. Para além dos alunos que não obtenham aprovação na primeira fase de exames, a 2ª fase permitirá ainda a candidatura de alunos que pretendam obter melhoria de classificações. 
Está atento aos prazos e, se for o caso, inscreve-te e prepara-te! 

Bom trabalho! 
Boas férias!

CONCURSO JOVENS TALENTOS


O Concurso Jovens Talentos destina-se a jovens com idades entre os 12 e os 35 anos, estudantes, residentes ou que desenvolvam atividade relevante no concelho de Almada.
  
O reconhecimento vai para os jovens que através do seu trajeto de vida desenvolveram, integraram e implementaram na comunidade valores fundamentais para o desenvolvimento local, tendo impulsionado a intervenção comunitária, valorizando uma cidadania ativa.


Candidaturas até 28 de junho em 
http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=juv&xpgid=jform&id=jovenstalentos2014jov

terça-feira, 24 de junho de 2014

Prevenção de consumos - nota solta

No seguimento de uma ação de formação  sobre prevenção de dependências realizada por professores da nossa escola, a professora Emiltina Matos, no âmbito do projeto Educação para a Saúde propôs o desenvolvimento de um projeto sobre prevenção de dependências com a turma 10º D de Artes Visuais, ao longo deste ano lectivo. Com o apoio da Associação Shamas e sob orientação de Rafael Teles  os alunos, na disciplina de Desenho leccionada pelo professor Rui Silvares, criaram um filme de animação com volume de plasticina sobre a temática.
No mês de maio o produto do trabalho foi apresentado na biblioteca à turma 10º A. Seguiu-se uma conversa entre os alunos sobre as vantagens desta forma de abordar o tema bem como sobre todo o processo de realização do filme. Todos os alunos do 10º D envolveram-se ativamente nas diferentes fases do trabalho e consideraram a experiência muito positiva. A temática das dependências foi igualmente abordada nas disciplinas de História e Cultura das Artes e Filosofia, respectivamente a história do uso das drogas e a realização de um debate sobre as dependências. Na disciplina de inglês os alunos efetuaram a tradução dos diálogos que surge no filme sob a forma de legendas. Os alunos assistiram ainda a uma sessão com a psicóloga Rosário Vasconcelos.
Veja no youtube a criatividade dos nossos alunos.




Parabéns aos alunos do 10ºD!
                                                Texto enviado pela professora Helena Cruz.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sessão sobre "Tabagismo"

No dia 12 de maio realizou-se uma sessão de informação e sensibilização relativa ao "Tabagismo". Foi orientada pela farmacêutica Marília Silva (farmácia Nuno Álvares) e teve como público-alvo as turmas A, E e F do 8º ano.

Os alunos ficaram a conhecer os constituintes do tabaco e a sua ação no organismo. 
Mostraram-se atentos e participativos.
Fumar ou Não fumar... uma OPÇÃO INDIVIDUAL !

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS

O CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o e-GEO - Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional convidam os alunos do ensino secundário a participarem nos seus Estágios Científicos nas Férias.
 De 1 a 14 de Julho, os alunos do ensino secundário podem desenvolver um pequeno projeto científico.
Acompanhados pelos investigadores do CESNOVA e do e-GEO, os alunos têm assim a oportunidade de ficar a conhecer o que é um instituto de investigação e de experimentar o dia-a-dia de um investigador.


Os alunos interessados devem inscrever-se através do site da Ciência Viva.

Uma oportunidade importante para, através da participação num projeto científico,  aprofundar conhecimentos, contactar com outros jovens e com investigadores portugueses, alargar horizontes e poder fazer escolhas mais fundamentadas.




quarta-feira, 18 de junho de 2014

EXPOSIÇÃO: PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS INFANTIS

Estão patentes nas escolas de 1º ciclo do agrupamento Anselmo de Andrade exposições dos trabalhos realizados pelas turmas 7ºC, 9ºC e 9ºE no âmbito de um projeto desenvolvido pelo Instituto Politécncico de Setúbal e de que o agrupamento é parceiro.


Os encarregados de educação dos alunos do Pré-escolar são convidados a visitarem a exposição e a pronunciarem-se sobre os trabalhos expostos, votando no que considerarem ser o melhor veículo na prevenção das queimaduras infantis.
A exposição está aberta a todos os interessados até ao próximo dia 23 de junho.

E ainda alguns conselhos da Ana Reyes 7ºC

Na casa de banho: 

  •  Supervisionar sempre as crianças
  • Temperar a água corretamente
  • A temperatura da água não pode ultrapassar os 38ºC
  • Verificar a temperatura da água
  •  Ensinar as crianças a verificar a temperatura 


Na cozinha:
  • Supervisionar sempre as crianças 
  • Mexer sempre os alimentos quentes
  • Usar vestuário de baixo risco inflamável
  • Afastar as crianças de objectos quentes e perigosos
  • Não incluir as crianças na preparação de alimentos quentes


terça-feira, 17 de junho de 2014

MAR DE LEITURAS

Exposição – Mar de Leituras

A exposição que está patente no átrio do Bloco 1 desde finais de Maio pretende dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Mar de Leituras (com o qual a Biblioteca do nosso Agrupamento se candidatou ao projeto nacional Ler+Mar), que tem como finalidade a promoção da leitura e a articulação com diversas áreas do saber, nomeadamente as Ciências, a Língua Portuguesa e as Artes, tendo o Mar como tema aglutinador.
Os trabalhos resultam de atividades de pesquisa de textos literários e não literários/ seleção e tratamento de informação/ produção textual/ fotografia/ maquetes / projetos artísticos, etc.

É de destacar o empenho e a criatividade dos alunos na execução e apresentação dos trabalhos. Até agora, participaram neste projeto, que se visa alargar no próximo ano letivo, alunos do pré-escolar (EB1 Feliciano Oleiro), do 1º ciclo (EB1 do Pragal e Feliciano Oleiro) e das  turmas 7ºE, 8ºB, 9ºE, 11ºD e 12º C da ESAA.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Bioética nos países de língua oficial portuguesa



No âmbito da disciplina de Filosofia, e enquanto alunos do 11º A, fomos, no passado dia 6 de Maio de 2014, até à Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e gostaríamos de vos relatar a nossa experiência.

O propósito da visita foi assistir ao colóquio Bioética nos Países de Língua Oficial Portuguesa, que reuniu diversos especialistas oriundos de países lusófonos que trabalham ou tinham trabalhado no campo da Bioética, um estudo transdisciplinar que investiga as controvérsias éticas que surgem com os progressos da biologia e da medicina. Os objetivos da nossa deslocação foram o de aprofundar conteúdos da disciplina que dizem respeito ao conhecimento científico, à ciência e à sua legitimidade, abrindo portas a uma reflexão ética e moral sobre as suas condutas atuais.

E como lá chegámos? Um pormenor “caricato” da nossa visita foi o meio de transporte utilizado, que foi, neste caso, um autocarro público. Não foi, de modo algum, um impasse, já que chegámos a horas, prontos para ouvir os oradores participantes.

Após uma breve introdução de Pedro Nunes, o moderador da sessão, teve a palavra José Paranaguá,  médico de nacionalidade brasileira, que destacou a existência de paradoxos entre a desigualdade, o desenvolvimento e a cooperação, frisando o confronto que existe entre a solidariedade internacional e os interesses nacionais, alertando-nos também para a propaganda duvidosa de medicamentos que é difundida, como fator de risco à saúde das populações.

Seguiu-lhe Walter Oswald, antigo professor catedrático português, e um dos pioneiros da bióetica,  cuja intervenção foi marcada pelo ênfase dado ao contraste entre a existência de bioéticas diversas, motivadas pelo relativismo cultural, e uma bioética universal. Defendeu que se deveriam respeitar os valores e crenças morais de cada cultura, opondo-se ao “colonialismo bioético”, isto é, à pressão de países desenvolvidos sobre os países subdesenvolvidos na adoção de uma só bioética, o que suscitou alguma discussão entre a audiência, nomeadamente na nossa turma, devido a  divergências a respeito do proveito desse relativismo face a uma universalização, que pudesse resultar numa maior promoção do respeito pelos direitos humanos e outros códigos morais.

A posterior intervenção de Jonas Chalufo, enfermeiro de nacionalidade moçambicana, centrou-se no “consentimento informado” quanto aos menores de 18 anos em Moçambique, na liberdade de escolha destes jovens no que toca à participação em estudos, refletindo sobre eventuais coerções e pressões, e num “seguidismo às lideranças”. Ao desenvolver a sua posição, abordou também a dificuldade de expressão e as condições económicas e sociais destes jovens no contexto do país.

Por fim, Volnei Garrafa, professor de nacionalidade brasileira, abordou a definição de saúde, que considera um direito, e não um bem, e a própria orientação da produção de bens, que deveria trazer felicidade para as pessoas comuns, e não para minorias dominantes. Focou-se, ainda, na dignidade humana, à imagem do que Kant defende, afirmando que esta é um valor intrínseco, e os humanos são fins em si mesmos, não devendo a investigação e a ciência pô-la em causa. Referiu, também, a existência de estigmas como um obstáculo à tolerância, aludindo ao “Imperialismo Moral” como retrato desta realidade.

O pouco tempo destinado a debate que se seguiu não nos deu grande margem para questões. Ainda assim, gostámos bastante desta visita, uma vez que pudemos estabelecer um maior contacto com a dimensão destes temas e a sua problematização, e ouvir o testemunho destes oradores, cujos vastos conhecimento e experiência alargaram os nossos horizontes e fomentaram, em nós, um maior interesse por questões da ética nas ciências da vida. Esperemos que, para o ano, vocês também tenham a oportunidade de assistir a palestras como esta e desfrutar das visitas de estudo da disciplina de Filosofia.

David Brito e Gonçalo Pinho  11º A, Maio 2014
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade



Na sequência desta visita, foi dirigido um convite ao presidente do CNECV para proferir uma palestra na nossa escola, especialmente dirigida aos alunos do 11º ano de Filosofia.
O convite foi amavelmente aceite e no dia 23 de Maio recebemos na Casa Rural o Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva, médico, licenciado em filosofia, e professor na faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa de Filosofia da Ciência, Bioética e Ética Médica.  

A sua intervenção foi centrada no tema proposto, O progresso da ciência, seus poderes e riscos. Investigação científica e interesses económico-políticos.

A partir de muitos exemplos ilustrativos, reflectiu-se a suposta neutralidade da ciência e dos cientistas, os diversos factores que influenciam a investigação científica e a aplicação dos seus resultados. Estes incluem  alguns interesses económicos e decisões políticas alheios à meta da verdade e de bem estar social.
Por tudo isto, uma das mensagens que retivemos  foi a de que o progresso científico não pode desligar-se de uma cuidada  reflexão ética.  
Que assim seja!
 Enviado pela Professora Ana Morais






quinta-feira, 5 de junho de 2014

CONCURSO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O concurso alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi lançado pelo PES com o intuito de alargar a reflexão acerca desta data comemorativa.
Diversos professores de português do 3º ciclo e diretores de turma trabalharam o tema com os alunos que realizaram inicialmente  trabalho de pesquisa e elaboraram depois os textos, em poesia ou em prosa.
Os resultados são os seguintes:
1º Prémio: Daniela - 7ºD;
2º Prémio: Martim 8ºC;
3ºPrémio: Pedro 7ºD.

Os premiados receberam livros ("A lua de Joana"; "O guarda da praia" e "O geniozinho", respetivamente).
Parabéns aos vencedores e os agradecimentos  a todos os concorrentes e aos professores que incentivaram a participação dos alunos e acompanharam os trabalhos por eles produzidos.
Vale a pena ver o vídeo relativo ao prémio Sakharov para os Direitos Humanos  ganho pela jovem paquistanesa Malala pela dedicação e luta à causa educacional.
https://www.youtube.com/watch?v=ZT079QWIWp4


Elas sofreram
Elas sofrem
Elas sofrerão
Só elas se entendem umas às outras.

Neste dia 8 de março
Temos de celebrar,
Mas este dia
Também tem de ser para manifestar,

Manifestar tudo o que elas passaram
A sua desvalorização,
O preconceito,
A violência doméstica,
Desvantagens no trabalho e na carreira profissional
Muito foi ultrapassado, mas há ainda muito para ser conquistado...  
1º prémio

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Apresentação e lançamento do livro "Diário Quinhentista"

Informação enviada pelo Prof. Rui Silvares.

IV FÓRUM DOS EMBAIXADORES DA SAÚDE

Na passada 3ª feira, 27 de maio, decorreu o IV Fórum dos Embaixadores da Saúde que reuniu profissionais da saúde, da educação e alunos das escolas dos concelhos de Seixal e de Almada.
Durante o período da manhã participaram os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo e no período da tarde os alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário.

Os alunos da escola sede realizaram um trabalho sobre "Dependências", tendo produzido um filme que contém informação sobre artistas mundialmente famosos cuja vida foi marcada pelos consumos e, em contraste, imagens relativas aos feitos de desportistas conhecidos de todos que optaram por uma vida livre.



Freddie Mercury, Amy Winehouse, Elvis Presley    /
Usain Bolt, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.





De sublinhar o empenho de muitos alunos para tornarem possível este produto e dos professores que os incentivaram. A coordenação e montagem estiveram a cargo dos alunos Vítor Batista, Miguel Teles e João Pastor. Participaram ainda no Fórum a Marta Silva, o Miguel Rodrigues, Tomás Bilro e David Rebelo.
No próximo ano a reflexão sobre o tema será levada a diversas turmas através do visionamento deste filme, num trabalho interpares, seguindo a filosofia do projeto de base a que aderimos desde há 3 anos.
O MUITO OBRIGADO a todos: alunos, professores, equipa de saúde escolar, encarregados de educação  e assistentes operacionais por tornarem viável o crescimento  deste projeto que reuniu neste ano letivo um conjunto de alunos particularmente interessados, assíduos e ativos.