quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estudantes do 9º ano visitam o Forte de Peniche

 No passado dia 9 de maio, os alunos do 9ºano  foram visitar o Forte de Peniche, apesar do forte frio que se fazia sentir. Com a exceção da turma D, todas as turmas puderam ouvir os relatos do ex-prisioneiro, Mário Araújo, sobre os acontecimentos vividos a 25 de Abril de 1974. Mário Araújo relatou, numa espécie de autobiografia, o que viu e sentiu no antes e após o 25 de Abril.

  Todos os alunos ouviram atentamente os acontecimento narrados pelo interlocutor, que se expressava com alguma emoção. Este facto é justificável, não só porque se ouvia um testemunho vivo, mas porque o tema era importante: a repressão/opressão e a liberdade são temas interessantes para todos os alunos.

A História Do Forte...

Partiu de D. Manuel I, a ideia de edificar uma fortificação na povoação de Peniche, que ajudasse a proteger o litoral dos ataques de piratas ingleses, franceses e berberes. No entanto, foi só no tempo do seu sucessor, D. João III, que os trabalhos tiveram início, e mesmo assim a conclusão da obra ocorreu já no reinado de D. Sebastião.
Durante a Primeira Guerra Mundial serviu de prisão para soldados e marinheiros alemães capturados pelas forças portuguesas. Convertida em prisão de alta segurança para prisioneiros políticos durante o Estado Novo (1933-1974), ficou célebre a fuga encetada por Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP (então na clandestinidade) em Janeiro de 1960. Nesta altura a prisão teve 2487 prisioneiros. 

Desde 1984, a fortaleza abriga num dos seus pavilhões o Museu Municipal, incluindo o Núcleo da Resistência - uma reconstituição do ambiente de uma prisão política durante a ditadura do Estado Novo.

Trabalho realizado pelos alunos do 9º C
Filipa Mendo nº 4
Francisco Mendo nº5
Hugo Coelho nº 6

Sem comentários: