domingo, 11 de maio de 2014

Prevenção de queimaduras infantis


  • 10% das mortes por lesões acidentais são devidas a queimaduras.
  • Em cada 100 000, 4 crianças morrem vítimas de queimaduras.
  • De entre as mortes por queimaduras, 93% devem-se a incêndio, Seguem-se os escaldões, as de contacto, químicas e elétricas. 
  • As queimaduras não fatais acarretam múltiplas consequências, como hospitalizações prolongadas, incapacidade e frequentemente desfiguração. -  (OMS, 2008)
O Instituto Politécnico de Setúbal estabeleceu uma parceria com o agrupamento Anselmo de Andrade tendo em vista o desenvolvimento de um projeto relativo à "Prevenção de queimaduras infantis". Tiveram lugar reuniões com a direção do agrupamento, a representante do Pré-escolar, a coordenadora da Educação para a Saúde e posteriormente com os educadores, professores que aderiram ao projeto e ainda assistentes operacionais das escolas do 1º ciclo.

Desde o 2º período que têm sido realizadas sessões informativas e de sensibilização. Os alunos do 3º ciclo encontram-se a desenvolver trabalhos em articulação entre as Ciências Naturais e a Educação Visual. Os produtos finais serão expostos durante a 1ª semana de junho nas escolas de 1º ciclo e os encarregados de educação dessas escolas elegerão os melhores trabalhos. 
O intuito é o de sensibilizar a comunidade escolar para o tema e alargar a prevenção à comunidade local, difundindo os produtos finais.
Saiba mais em http://www.aaq.pt/
APOSTE NA PREVENÇÂO!


Sem comentários: