Alunas: Qual a obra do seu avô preferida?
Rita Almada:
Prefiro dizer o que mais prefiro é unidade entre as várias expressões
artísticas. E essa unidade é sempre: Almada. A sua forma de comunicar clara,
simples, profundamente visual e inteligente é semelhante em todas as suas
expressões e caracteriza-o.
Al.:
Ao
longo da sua vida, como foi lidar com o facto de ser familiar próxima de tão
célebre artista português?
R.A.: Talvez
tenha sido por isso que tanto eu como a minha irmã começámos os primeiros anos
da nossa vida profissional (e no caso da minha irmã também académico) longe de
Portugal. Isso foi fundamental para a construção da nossa individualidade. Cá
em Portugal, quando quero ser anónima sou Rita Almada. Mas há sobretudo um
grande sentimento de relação de família, que era para ele um elemento
estrutural, e isso transmitiu-se a nós.
Al.:
O
facto de ter envergado por uma carreira artística (arquitetura) foi de algum
modo influenciada pelo percurso do seu avô?
R.A.: Deve
também ter que ver com o ADN. Mas ter a presença tanto dele (através da obra)
como da nossa avó Sarah Affonso, o nosso pai arquitecto, potenciou a nossa
tendência para as artes plásticas, visuais, o espaço e a arquitectura.
Al.:
Para
a realização de novos projectos costuma inspirar-se nas obras do seu avô?
R.A.: Penso
que a influência que pode haver é na forma de ver as coisas e não na forma das
coisas, nessa perspectiva penso que sou profundamente inspirada.
Al.:
Devido
ao estatuto que o seu avô adquiriu, alguma vez se sentiu compelida a realizar
uma pesquisa extensiva acerca da sua pessoa?
R.A.: Acompanhamos
de perto tudo ao nível de pesquisa, de edição e projectos expositivos do nosso
avô. Desta forma estamos sempre a saber mais, a aprender. Temos também feito
alguns trabalhos sobre ele, como o monumento da Ribeira das Naus, a aplicação
para Smartphones “A Lisboa de Almada”. Isto faço de forma paralela à minha
profissão que é arquitecta.
1 comentário:
Parabéns às alunas e à professora Gabriela pelo trabalho desenvolvido e pela partilha com a comunidade escolar.
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