sábado, 16 de novembro de 2013

Almada Negreiros revisitado pela sua neta Rita Almada






Alunas: Qual a obra do seu avô preferida?
Rita Almada: Prefiro dizer o que mais prefiro é unidade entre as várias expressões artísticas. E essa unidade é sempre: Almada. A sua forma de comunicar clara, simples, profundamente visual e inteligente é semelhante em todas as suas expressões e caracteriza-o.

Al.: Ao longo da sua vida, como foi lidar com o facto de ser familiar próxima de tão célebre artista português?
R.A.: Talvez tenha sido por isso que tanto eu como a minha irmã começámos os primeiros anos da nossa vida profissional (e no caso da minha irmã também académico) longe de Portugal. Isso foi fundamental para a construção da nossa individualidade. Cá em Portugal, quando quero ser anónima sou Rita Almada. Mas há sobretudo um grande sentimento de relação de família, que era para ele um elemento estrutural, e isso transmitiu-se a nós.

Al.: O facto de ter envergado por uma carreira artística (arquitetura) foi de algum modo influenciada pelo percurso do seu avô?
R.A.: Deve também ter que ver com o ADN. Mas ter a presença tanto dele (através da obra) como da nossa avó Sarah Affonso, o nosso pai arquitecto, potenciou a nossa tendência para as artes plásticas, visuais, o espaço e a arquitectura.

Al.: Para a realização de novos projectos costuma inspirar-se nas obras do seu avô?
R.A.: Penso que a influência que pode haver é na forma de ver as coisas e não na forma das coisas, nessa perspectiva penso que sou profundamente inspirada.

Al.: Devido ao estatuto que o seu avô adquiriu, alguma vez se sentiu compelida a realizar uma pesquisa extensiva acerca da sua pessoa?
R.A.: Acompanhamos de perto tudo ao nível de pesquisa, de edição e projectos expositivos do nosso avô. Desta forma estamos sempre a saber mais, a aprender. Temos também feito alguns trabalhos sobre ele, como o monumento da Ribeira das Naus, a aplicação para Smartphones “A Lisboa de Almada”. Isto faço de forma paralela à minha profissão que é arquitecta.

Entrevista realizada pelas alunas: Ana Madalena Tendeiro; Joana Gonçalves; Mafalda Pais e Raquel Santos (12º B), no âmbito do trabalho de Português “Almada Negreiros: obra plástica e escrita interventiva”.

1 comentário:

Jornal da Anselmo disse...

Parabéns às alunas e à professora Gabriela pelo trabalho desenvolvido e pela partilha com a comunidade escolar.