domingo, 17 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DO MAR

Dia Nacional do Mar

A 16 de novembro Portugal assinala, desde 1994, o Dia Nacional do Mar. A área marítima portuguesa é das mais extensas da Europa, a maior da União Europeia e o país assumiu responsabilidade sobre ela ao ratificar, em 1997, a Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar.

De realçar a importância do projeto de alargamento da plataforma continental portuguesa cuja aprovação, a concretizar-se, nos atribuirá um espaço marítimo de 4.000.000 Km, constituirá um grande desafio a técnicos e cientistas e terá grande interesse económico.
Todos os setores económicos têm grande potencial de crescimento económico: portos e transportes marítimos; turismo náutico e recreio;  pesca, aquacultura e transformação de pescado; energia, biotecnologia e mineralogia; construção e reparação naval; e tecnologias de informação.

O tema do mar é exatamente o escolhido como desafio lançado às escolas pelo  Kit do Mar,  Plano Nacional de Leitura e Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) no lançamento do Projeto Ler + Mar. As escolas poderão encontrar estratégias que propiciem a descoberta de textos em língua portuguesa relacionados com os oceanos, articulando-os, numa perspetiva de transversalidade curricular, com as diversas áreas do saber relacionadas com o tema MAR.
O projeto tem como público alvo os alunos dos ensinos básico e secundário e visa promover a leitura e uma maior consciência do importante papel do mar nas diversas dimensões da vida económica, cultural e social do nosso país.

Saiba mais em: 
Regulamento:

Candidaturas das escolas até 19 de dezembro!

Sem comentários: