sábado, 21 de dezembro de 2013

PROJETO TRAINING FOR LIFE

Segunda Mobilidade do Projeto Training for Life
Budapeste, Hungria

Entre os dias 3 e 7 de dezembro realizou-se, em Budapeste, a segunda mobilidade do projeto Training for Life.
Esta foi a primeira vez que alunos de um curso profissional participaram num projeto Comenius, que se desenvolve em parceria com os seguintes países europeus: Itália, Roménia, Croácia, Polónia, Turquia, Hungria, Letónia, Lituânia e Dinamarca.
Assim que chegámos a Budapeste, fomos recebidos na escola Petrik Lajos Bilingual Vocational School for Chemistry, Environment Protection and Information Technology, num auditório, onde todos os países membros apresentaram o balanço do trabalho já realizado no âmbito do projeto.
Entre as atividades realizadas salienta-se uma reunião de trabalho com todos os alunos intervenientes na mobilidade dos países acima mencionados, em que foram criados grupos de cinco alunos para discutir futuras propostas de atividades para o Club Leadership Initiative for Projects (CLIP).
Tivemos também a oportunidade de assistir a aulas, nomeadamente nas disciplinas de Língua Inglesa e Matemática.
A viagem foi muito enriquecedora porque, para além de ficarmos a conhecer o funcionamento de outra escola e a cidade, tivemos oportunidade de contactar com várias culturas.





Pedro Ferreira (nº 9) e Tiago Melo (nº 13), 11º F

domingo, 15 de dezembro de 2013

NADIR AFONSO: O MESTRE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO

“A geometria é um espectáculo de exactidão, mas também é muito emocionante. Quando estou triste, não vejo televisão. Pego num círculo e começo a olhar-lhe para o centro. Ou a harmonizar um quadrado com um círculo. Isso consola-me e acalma-me”. Nadir Afonso

 Nadir Afonso,mestre do abstracionismo geométrico e um dos grandes nomes da arte portuguesa morreu dia 11 de Dezembro aos 93 anos . Diplomada em arquitectura, trabalhou com os mestres Le Corbusier e Niemeyer mas a pintura sempre foi a paixão maior. Esteve sempre na vanguarda da arte mundial .



“A obra de arte não está na representação dos objectos._Por volta dos 17 ou 18 anos, pus-me a pensar que tinha de haver mais alguma coisa. E pensei, na minha ingénua idade, que a a alma, o espírito do artista, também era expresso. Mas como fui sempre coca-bichinhos, comecei a magicar que não era a alma, que tinha de haver leis. Depois de muito trabalhar e ‘cocar’, percebi que as leis eram as da geometria: as do quadrado, do círculo, do triângulo” Nadir Afonso

"Aos quatro anos pinto o meu primeiro 'quadro': um círculo vermelho na parede da sala de minha casa, de tal modo perfeito que ninguém se atreveu a repreender-me. 'Tu pintaste a parede, Riri?', perguntou minha mãe. 'Eu seria capaz de fazer uma roda tão bem feitinha?', respondi. E toda a minha existência se processou sob o signo do ritmo e da precisão geométrica." Nadir Afonso, Visão,2007



A sede da Fundação Nadir Afonso, projecto do arquitecto Siza Vieira, está a ser construída em Chaves para homenagear o pintor e arquitecto flaviense.





terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A CIÊNCIA DO SABOR - EXPOSIÇÃO, FILME, ROTEIRO PEDAGÓGICO E CONCURSO


Trata-se da 6ª edição do projeto "Exposição na escola" e o tema deste ano é a alimentação.
Integra também desdobrável com cartão yorn que permitirá ao aluno aceder a um microsite de cultura científica.
Para além dos materiais pedagógicos, inclui um concurso : "A melhor sandwíche do mundo". 
A turma que criar a receita vencedora, irá receber a visita do chefe Chakall, num workshop dedicado à saúde e ao sabor.
  • A sanduíche deverá ser original.
  • A seleção dos ingredientes deverá estar de acordo com os princípios da alimentação saudável.
  • A sanduíche deve incluir um ingrediente típico da região de origem do participante.
  • Deve ter um nome original.
  • A receita deve ser explícita.
Envio dos trabalhos até 20 de janeiro de 2014.
Deverão ser enviados: fotos da sanduíche, receita detalhada e ficha técnica referente aos participantes dos projetos a concurso.

PARTICIPA! SÊ CRIATIVO(A)!

domingo, 8 de dezembro de 2013

BIO HORTA



Achas que é possível trazer o campo para a cidade? Queres estar em contacto com a natureza sem sair da Escola? 
Horta Biológica e Jardim Mediterrâneo é o espaço para aprenderes mais sobre agricultura e veres como podemos transformar qualquer cantinho num espaço de cores e sabores.
Aparece às segundas-feiras das 10h00 às 10h45
Mensagem enviada pela professora Liliana Pereira.

sábado, 7 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA: um exemplo para a Humanidade


«A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo»
Nelson Mandela



«Nelson Mandela foi um homem de gestos. Como este: apenas aceitou sair da prisão quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele. O advogado e activista acreditou na luta pela libertação de todo um povo. Depois de 27 anos preso, foi eleito o primeiro Presidente negro na África do Sul. O seu legado vai muito além do seu país e do tempo em que viveu.»


"Ninguém nasce a odiar outra pessoa pela cor de sua pele, ou pelo seu passado, ou pela sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se eles podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." Nelson Mandela



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Teatro de Almada em cena no Porto

A peça "Em direcção aos céusconta com a participação dos ex-alunos do Curso de Interpretação André Alves e Catarina Reis, dos estagiários  Alexandre Silva, Ana Rita Trino e Rute Guerreiro ( alunos do 12º F, Curso de Interpretação)  e da professora Catarina Câmara ( Movimento). Parabéns a todos.

 Depois de um mês em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite a peça estará em cena no Teatro Nacional de S. João, no Porto, de 5 a 8 de dezembro.

"Nesta peça, Horváth -que a apresentou como 'uma história de encantar em duas partes' - faz uma crítica feroz à ascensão do nacional-socialismo na Alemanha, à subida de Hitler ao poder e aos sociais-democratas, que não foram capazes de defender a república de Weimar",
Horváth criou, neste texto, um "universo bastante delirante em que as pessoas circulam do céu para o inferno, para nos mostrar como os poderes estão ligados, assim como o bem e o mal, não sendo por acaso que, no final da peça, S. Pedro e Belzebu acabem por conviver em harmonia",
Apesar de datada, "Em direção aos céus" pode "perfeitamente ler-se à luz da sociedade atual, já que muitas vezes as pessoas têm de vender a alma e os seus sentimentos mais íntimos ao diabo, para sobreviver ou fazer o que gostam".

Rodrigo Francisco, diretor da companhia (http://www.noticiasaominuto.com/cultura/125106/teatro-de-almada)


 Cenografia Jean-Guy Lecat
Figurinos Ana Paula Rocha
Luz Guilherme Frazão
Voz e elocução Luís Madureira
Som Miguel Laureano
Movimento Catarina Câmara
Intérpretes Ana Cris, André Alves, André Gomes, Carlos Pereira, Catarina Reis, Celestino Silva, Duarte Guimarães, Joana Francampos, João Farraia, Luís Vicente, Manuel Mendonça, Marques D’Arede, Miguel Martins, Pedro Walter e Teresa Gafeira
e os estagiários Alexandre Silva, Ana Rita Trino e Rute Guerreiro
Tradução Maria Gabriela Fragoso

PEDITÓRIO A FAVOR DA ABRAÇO. Exposição VIH/SIDA.

Decorre esta semana no agrupamento o peditório a favor da Abraço.
Alunos do 10 e 12º anos realizam o peditório na escola sede. 

Na sequência da comemoração do Dia Mundial de Luta contra a infeção VIH/SIDA encontram-se expostos na biblioteca livros,  trabalhos de alunos alusivos ao tema, folhetos institucionais que poderá levar consigo e ainda os resultados de um questionário aplicado aos alunos de 9º ano e da turma 8ºC. De destacar também os slogans que os alunos criaram visando a prevenção de uma infeção que, muito embora não tenha a carga da mortalidade de outros tempos, urge evitar!
Vale  a pena conhecer a evolução dos números da infeção no país e no mundo, uma análise realizada pela professora estagiária de biologia e geologia, Liliana Pereira.

Tomada de posse dos embaixadores da saúde do agrupamento




No passado dia 27 de novembro decorreu no refeitório da escola sede a tomada de posse dos embaixadores da saúde do agrupamento.
O evento contou com a presença dos alunos representantes, de pais, de professores e da enfermeira Emília Diogo.

Pelo terceiro ano consecutivo o agrupamento adere a este projeto da Saúde Escolar que visa a formação pelos pares. Anualmente realizam-se 5 cinco reuniões com os embaixadores da saúde, a enfermeira e a higienista oral.

Os temas a abordar este ano são: 
  • Alimentação.
  • Higiene oral (e piercings nos 2º e 3º ciclos).
  • Tabaco.
  • Primeiros socorros.
  • Sol (jardim de infância e 1º ciclo) e  Álcool e consumos (2º e 3º ciclos).





No total são 64 alunos que participarão nas reuniões com a saúde escolar e difundirão junto dos colegas de turma os assuntos tratados. 




Agradecemos a todos a participação e colaboração: enfermeira Emília, alunos, professores, pais e ainda à assistente operacional Helena Santos na preparação do material necessário ao evento e aos restantes assistentes operacionais que tornaram o refeitório acolhedor.


domingo, 17 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DO MAR

Dia Nacional do Mar

A 16 de novembro Portugal assinala, desde 1994, o Dia Nacional do Mar. A área marítima portuguesa é das mais extensas da Europa, a maior da União Europeia e o país assumiu responsabilidade sobre ela ao ratificar, em 1997, a Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar.

De realçar a importância do projeto de alargamento da plataforma continental portuguesa cuja aprovação, a concretizar-se, nos atribuirá um espaço marítimo de 4.000.000 Km, constituirá um grande desafio a técnicos e cientistas e terá grande interesse económico.
Todos os setores económicos têm grande potencial de crescimento económico: portos e transportes marítimos; turismo náutico e recreio;  pesca, aquacultura e transformação de pescado; energia, biotecnologia e mineralogia; construção e reparação naval; e tecnologias de informação.

O tema do mar é exatamente o escolhido como desafio lançado às escolas pelo  Kit do Mar,  Plano Nacional de Leitura e Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) no lançamento do Projeto Ler + Mar. As escolas poderão encontrar estratégias que propiciem a descoberta de textos em língua portuguesa relacionados com os oceanos, articulando-os, numa perspetiva de transversalidade curricular, com as diversas áreas do saber relacionadas com o tema MAR.
O projeto tem como público alvo os alunos dos ensinos básico e secundário e visa promover a leitura e uma maior consciência do importante papel do mar nas diversas dimensões da vida económica, cultural e social do nosso país.

Saiba mais em: 
Regulamento:

Candidaturas das escolas até 19 de dezembro!

sábado, 16 de novembro de 2013

Exposição: Ver Almada crescer

Foi inaugurada hoje no Museu da Cidade a exposição "Ver Almada crescer".
Comemorando dez anos de existência, o Museu da Cidade guarda as memórias de um concelho com uma história milenar.
Horário    Terça a sábado: 10h às 13h e das 14h às 18h
Local         Museu da Cidade, Cova da Piedade

Mês da fotografia


Abriu o mês da fotografia de Almada

 

De 3 de Novembro a 3 de Dezembro, Almada desafia-nos a olhar o mundo da fotografia sob diversos ângulos: exposições, debates, mostras, conversas em torno desta arte, entre muitos outras iniciativas.
A comunidade educativa é um dos destinatários privilegiados desta ação, onde estudantes e docentes são desafiados a abordar a fotografia no âmbito de diversas áreas disciplinares, participando em oficinas, visitas e mostras, e contribuindo também eles com trabalhos da sua autoria que serão também expostos no âmbito do Mês da Fotografia.  

A escola Anselmo de Andrade está representada com o  projeto photossíntese (fotografia digital) desenvolvido em Oficina Multimédia no ano letivo passado. Está exposto no Museu da Cidade  na Cova da Piedade. 
Está visível até 30 de novembro, das 10h00 às 17h30.  A não perder!

Consulte o programa em: 
 http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=agenda_detalhe&agenda_detalhe_qry=BOUI=56112043&agenda_titulo_qry=BOUI=56112043

Almada Negreiros revisitado pela sua neta Rita Almada






Alunas: Qual a obra do seu avô preferida?
Rita Almada: Prefiro dizer o que mais prefiro é unidade entre as várias expressões artísticas. E essa unidade é sempre: Almada. A sua forma de comunicar clara, simples, profundamente visual e inteligente é semelhante em todas as suas expressões e caracteriza-o.

Al.: Ao longo da sua vida, como foi lidar com o facto de ser familiar próxima de tão célebre artista português?
R.A.: Talvez tenha sido por isso que tanto eu como a minha irmã começámos os primeiros anos da nossa vida profissional (e no caso da minha irmã também académico) longe de Portugal. Isso foi fundamental para a construção da nossa individualidade. Cá em Portugal, quando quero ser anónima sou Rita Almada. Mas há sobretudo um grande sentimento de relação de família, que era para ele um elemento estrutural, e isso transmitiu-se a nós.

Al.: O facto de ter envergado por uma carreira artística (arquitetura) foi de algum modo influenciada pelo percurso do seu avô?
R.A.: Deve também ter que ver com o ADN. Mas ter a presença tanto dele (através da obra) como da nossa avó Sarah Affonso, o nosso pai arquitecto, potenciou a nossa tendência para as artes plásticas, visuais, o espaço e a arquitectura.

Al.: Para a realização de novos projectos costuma inspirar-se nas obras do seu avô?
R.A.: Penso que a influência que pode haver é na forma de ver as coisas e não na forma das coisas, nessa perspectiva penso que sou profundamente inspirada.

Al.: Devido ao estatuto que o seu avô adquiriu, alguma vez se sentiu compelida a realizar uma pesquisa extensiva acerca da sua pessoa?
R.A.: Acompanhamos de perto tudo ao nível de pesquisa, de edição e projectos expositivos do nosso avô. Desta forma estamos sempre a saber mais, a aprender. Temos também feito alguns trabalhos sobre ele, como o monumento da Ribeira das Naus, a aplicação para Smartphones “A Lisboa de Almada”. Isto faço de forma paralela à minha profissão que é arquitecta.

Entrevista realizada pelas alunas: Ana Madalena Tendeiro; Joana Gonçalves; Mafalda Pais e Raquel Santos (12º B), no âmbito do trabalho de Português “Almada Negreiros: obra plástica e escrita interventiva”.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

UMA BANDEIRA PARA A ANTÁRTIDA

O Dia da Antártida comemora-se a 1 de dezembro, quando se assinalam 54 anos sobre o Tratado da Antártida que protegeu este continente das reivindicações territoriais sobre o mesmo  e que o reservou para a investigação científica internacional que Portugal integra.
 Este território, localizado a 60º de latitude sul e que abrange o continente e o oceano circundante, representa 10% da Terra, não é pertença de nenhuma nação mas alvo de uma gestão pacífica.
ATIVIDADE- Propõe-se  que os alunos de todo o mundo:
-Criem bandeiras para a Antártica, refletindo a inspiração e os interesses dos estudantes;
-Liguem as atividades de sala de aula com os cientistas e educadores.
MATERIAIS:
- Papel de impressora normal (de fácil digitalização A4).
- Diferentes tons de marcadores e canetas (que não brilhem ao serem fotografados ou digitalizados).
. Os trabalhos são digitalizados (fotografia ou scanner) e enviados por e-mail até 4 de dezembro.
. As imagens recebidas de todo o mundo serão enviadas para a Nova Zelândia seguindo depois para a Antártida.
. A 25 de Dezembro os cientistas mostrarão os desenhos, e enviarão um e-mail para a escola.
. O evento será documentado e compartilhado no site da APECS
. As bandeiras podem ser expostas nos corredores e salas de aula!

Conhecer para proteger!