domingo, 15 de dezembro de 2013

NADIR AFONSO: O MESTRE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO

“A geometria é um espectáculo de exactidão, mas também é muito emocionante. Quando estou triste, não vejo televisão. Pego num círculo e começo a olhar-lhe para o centro. Ou a harmonizar um quadrado com um círculo. Isso consola-me e acalma-me”. Nadir Afonso

 Nadir Afonso,mestre do abstracionismo geométrico e um dos grandes nomes da arte portuguesa morreu dia 11 de Dezembro aos 93 anos . Diplomada em arquitectura, trabalhou com os mestres Le Corbusier e Niemeyer mas a pintura sempre foi a paixão maior. Esteve sempre na vanguarda da arte mundial .



“A obra de arte não está na representação dos objectos._Por volta dos 17 ou 18 anos, pus-me a pensar que tinha de haver mais alguma coisa. E pensei, na minha ingénua idade, que a a alma, o espírito do artista, também era expresso. Mas como fui sempre coca-bichinhos, comecei a magicar que não era a alma, que tinha de haver leis. Depois de muito trabalhar e ‘cocar’, percebi que as leis eram as da geometria: as do quadrado, do círculo, do triângulo” Nadir Afonso

"Aos quatro anos pinto o meu primeiro 'quadro': um círculo vermelho na parede da sala de minha casa, de tal modo perfeito que ninguém se atreveu a repreender-me. 'Tu pintaste a parede, Riri?', perguntou minha mãe. 'Eu seria capaz de fazer uma roda tão bem feitinha?', respondi. E toda a minha existência se processou sob o signo do ritmo e da precisão geométrica." Nadir Afonso, Visão,2007



A sede da Fundação Nadir Afonso, projecto do arquitecto Siza Vieira, está a ser construída em Chaves para homenagear o pintor e arquitecto flaviense.





Sem comentários: