terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Palestra


Na próxima 4ª feira, 1 de fevereiro, pelas 13h30, decorrerá na biblioteca uma palestra sobre "As aves do sapal de Corroios", da autoria do professor Manuel Lima.
Serão abordados aspetos do sapal relativos à geologia, flora, conhecida importância ecológica e especialmente a sua riquíssima avifauna.
O professor Lima é autor de diversas obras de grande interesse a nível pedagógico, a última das quais publicou no ano anterior, intitulada «Aves do Sapal de Corroios e doutras zonas ribeirinhas do concelho do Seixal»

Mais informações em
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=28&cid=35762&bl=1

informação enviada pela Professora Emiltina Matos
texto escrito segundo as normas do Acordo Ortográfico

BOOM FESTIVAL – um reencontro de culturas


Em Idanha-a-Nova, Castelo Branco, e sob a Lua Cheia de agosto, decorre o evento de oito dias “Boom Festival”. O “Boom” (como dizem os conhecidos do evento) é, neste momento, o festival mais sustentável e “verde” na Europa. Atrai milhares de pessoas de todo o mundo (a sua última edição em 2010 contou com cerca de 30 mil participantes de mais de 50 países) para um evento intercultural, onde se celebra a paz e a arte como cultura.
O Boom teve início como festival de música eletrónica em 1997. Após a sua edição de 1998, foi decidido que deveria decorrer bienalmente. Como um foco de movimentos fora da cultura mainstream, o Boom cresceu em tamanho e conceito, tornando-se o evento gigante amigo do ambiente que é hoje. O evento foi galardoado em 2008 e 2010 com o Greener Festival Award e em 2010 como Green’n’Clean Festival of the Year. As suas casas de banho secas (não é utilizada água na sua manutenção) evitam o desperdício de milhares de litros de água e, o festival possui a sua própria estação de tratamento de águas cinzentas dos duches e restaurantes de todo o recinto, reciclando 100% da água utilizada. O Boom também produz a sua própria energia foto voltaica através de painéis solares e da recolha e óleo vegetal usado no concelho de Idanha-a-Nova para utilização dos geradores e carrinhas do evento. O Boom foi reconhecido pela ONU, sendo convidado a integrar-se no GO-Group (projeto de operações ambientais de consciencialização do grande público através da música e da cultura). É também, portanto, um festival de educação de massas – existe uma abundância de informação e palestras espalhadas por todo o evento sobre as soluções para os maiores problemas da humanidade, como a proteção do planeta e as alternativas aos recursos fósseis, mas também ao crescimento espiritual e a cooperação como seres humanos. É este o espírito que se vive no Boom, uma realidade alternativa, onde se pode desfrutar de uma refeição vegetariana preparada no local com produtos locais (as bebidas são orgânicas e não existem refrigerantes químicos à venda dentro do recinto), tomar banho na barragem do festival, assistir a palestras, cinema ou teatro, aprender ou usufruir de uma área de massagens e terapias holísticas com médicos e terapeutas especializados, assistir a exposições de arte que estão espalhadas por todo o festival, aprender agricultura biológica e bioconstrução...a oferta é infinita.
O Boom tem sido uma mais-valia para o concelho, já tendo rendido mais de 3 milhões ao comércio local. Este ano o festival avança com mais um projeto em que todas as bebidas serão também de produção local, como a cerveja, apoiando ainda o conceito de “pensa globalmente, atua localmente”.
A edição de 2012 como celebra a cultura Maia, os habitantes do México / Guatemala têm entrada gratuita no evento. Também é possível candidatar-se como voluntário no festival e obter bilhetes gratuitos, ou candidatar-se através de um contributo artístico para o evento. O Boom Festival é, sem dúvida, um dos melhores exemplos de cooperação humana e de como é possível melhorar o mundo em que vivemos.

Para mais infomações: http://www.boomfestival.org

Solange Pires
(adulta do CNO certificada no nível secundário através do processo RVCC)

texto escrito segundo as normas do Acordo Ortográfico

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

7, palavras, 8, turma, 8, story






Clica nas imagens para consultar os horários das representações

Nos próximos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, o teatro regressa às salas da Anselmo. São os exercícios da turma D do 8º ano e das turmas C, D e F do 7º, sempre na sala de Teatro e com a supervisão da Professora Fátima Pinto.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

photossíntese




Leveza



Inês Laureano


A camerawork funcionou




Realizou-se o 3º colóquio do ateliê de artes, na noite de 6ª feira, no Museu da Cidade. Agora em parceria com o projeto Cidadão Exemplar fizemos uma visita ao movimento pictorialista na fotografia no início do séc XX, centrado na revista Camerawork e no seu mentor Alfred Stieglitz.






O moderador foi Paulo Nunes fotógrafo e Cidadão Exemplar. Discutiu-se no fim a relação muito direta que aquele tipo de fotografia manteve com a pintura, pela semelhança literal ou simbólica com os ambientes, a representação humana ou da natureza, o jogo de luz (nomeadamente com o impressionismo, mas também com o cubismo e os abstracionismos geométricos). No sentido inverso, novas composições, novos pontos de vista e tonalidades cromáticas, foram adotados pela pintura, por influência da fotografia.




A assistência foi maioritariamente constituída por alunos dos 11º e 12º anos de artes, com outros convidados, fotógrafos e artistas plásticos.



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prémio Anselmo de Andrade 2012

O Prémio Anselmo de Andrade regressa para a sua edição deste ano. A maior (talvez mesmo única novidade) prende-se com a alteração do regulamento na área científica. Nesta edição os trabalhos a apresentar a concurso deverão ser em formato de poster, conforme descrito no regulamento que abaixo se transcreve.
A data limite para a entrega de trabalhos é o dia 13 de Abril de 2012.


CONCURSO LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

“PRÉMIO ANSELMO DE ANDRADE”

2011/2012


REGULAMENTO
Dando cumprimento à tradição de estimular e desenvolver a criatividade dos nossos alunos no campo da Literatura, Artes e Ciências, a Escola Secundária com 2ºe 3º Ciclos Anselmo de Andrade realiza mais uma vez o evento “Prémio Anselmo de Andrade”.

Artigo 1º
Tema
O tema dos trabalhos a concurso é totalmente livre.
Artigo 2º
Áreas
O concurso divide-se em três áreas: Literária (poesia, conto ou prosa poética), Artística (desenho, fotografia, pintura, escultura ou técnica mista) e Científica (poster).
Artigo 3º
Escalões
Nas áreas Literária e Científica os candidatos poderão concorrer com trabalhos individuais ou de grupo a um dos seguintes escalões:
A- alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos).
B- alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do ensino nocturno.
Na área Artística existirá um escalão único para todos os candidatos que poderão participar com trabalhos individuais ou de grupo.
Artigo 4º
Apresentação dos originais
Os trabalhos a concurso são entregues na Biblioteca à funcionária de serviço.
Área Literária:
Os trabalhos deverão ser apresentados em folhas A4, dactilografadas a dois espaços com letra de corpo 12 e margem de 2 cm (direita e esquerda). Cada trabalho poderá ter número máximo de vinte páginas.
Área Científica:
O poster deverá ter aproximadamente 120cm de largura por 90cm de altura.
Área Artística:
Independentemente da técnica utilizada:
- os trabalhos bidimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura por 150cm de altura.
- os trabalhos tridimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura (diâmetro da base) por 180cm de altura.
Artigo 5º
Identificação
Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição que lhes será facultada na Biblioteca no acto de entrega dos trabalhos de forma a garantir o anonimato.
A ficha de inscrição é composta por dois espaços distintos.
A parte da ficha com a identificação do candidato (nome, número e turma) bem como as características do trabalho será assinada e entregue em envelope fechado.
Sobre o envelope será colada a outra parte da ficha de inscrição onde constará o pseudónimo do candidato e as características do trabalho apresentado a concurso.
Artigo 6º
Quantidade de trabalhos
Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho em cada área. Caso participe um grupo não poderá apresentar trabalho individual e vice-versa.
Artigo 7º
Prazo
A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao último dia da primeira semana de aulas do terceiro período.
Artigo 8º
Constituição e decisões dos júris
Será constituído um júri para cada uma das diferentes modalidades.
Os elementos dos júris serão, preferencialmente, professores do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.
Das decisões dos júris não poderá haver recurso.
Artigo 9º
Prémios
Em cada modalidade serão atribuídos até 3 prémios (sejam trabalhos individuais ou de grupo), 1º, 2º e 3º, podendo ainda o Júri atribuir menções honrosas.
O tipo de prémios a atribuir será decidido em função das circunstâncias.
Artigo 10º
Qualidade dos trabalhos
No caso de, em alguma das modalidades do concurso, os trabalhos concorrentes não apresentarem qualidade considerada digna de nota, o júri reserva para si o direito de não atribuir alguns, ou mesmo nenhum, dos prémios a concurso.
Artigo 11º
Entrega dos prémios
A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia a realizar para o efeito em data e local a anunciar oportunamente.
Artigo 12º
Acervo da E.S.A.A.
Os trabalhos premiados no âmbito de cada área do concurso passarão a fazer parte do acervo da E.S.A.A.
Artigo 13º
Aceitação do regulamento
Ao entregarem trabalhos a concurso, os participantes estarão a aceitar todos os parâmetros deste regulamento.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

“OUR XMAS CRIB”



A nossa professora de inglês, Helena Oliveira, lançou um desafio à turma: montar um presépio com a participação de todos os alunos.

Aceitámos com entusiasmo a iniciativa da professora! Organizámo-nos e conseguimos reunir as principais figuras do presépio, tendo, algumas delas, sido feitas pelos próprios alunos. Com a colaboração da professora, montámos o presépio no dia 9 de Dezembro, à entrada do bloco 1.

Gostámos muito de realizar este projeto da turma, pois desta forma, pudemos contribuir para criar o espírito natalício, que despertou a atenção de todos os que entraram no bloco. Em sala de aula, explorámos o vocabulário sobre esta quadra e cantámos canções de natal, entre as quais destacamos “Merry Christmas Everyone” e “So this is Christmas”.

A turma desmontou o presépio no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, com a saudade do Natal, mas com a alegria dum Novo Ano.

O 7ºC deseja a todos os leitores do nosso jornal a

“HAPPY NEW YEAR”

texto dos alunos do 7ºC

Camerawork e a fotografia moderna

O ateliê de artes vai concretizar mais um colóquio do nosso projeto de marcar encontros para se discutirem mais de perto assuntos relacionados com as artes.
Desta vez propomos uma conversa sobre a revista/movimento "Camerawork" liderada pelo fotógrafo Alfred Stieglitz de 1903 a 1917. Estava-se no tempo de desenvolvimento da Arte Nova e a preocupação era encarar a fotografia como constituindo uma área de atuação artística de pleno direito, em confronto com os que (fotógrafos inclusive) a consideravam apenas como um mero procedimento técnico. Para Stieglitz, por exemplo, a variação de cinzentos numa foto adquiria uma vibração cromática idêntica à da cor na pintura. Estamos no início da fotografia moderna, afirmando-se através da exploração dos artefactos e procedimentos técnicos dum meio especifico, mas com capacidades de construir imagens intencionais e com capacidade simbólica e estética. Não era já o tempo em que um procedimento técnico procurava imitar as práticas da pintura na construção de imagens "artísticas", através das poses de modelos em composições imitando as telas, da tintagem e tal e tal.
As armas de Stieglitz: uma revista com grafia cuidada e moderna, a qualidade exemplar das reproduções das imagens, uma galeria para divulgar os trabalhos e a ligação a artistas de outras áreas, como complemento e contraponto.

É isto que vamos debater na 20 de janeiro, 6ª feira, às 21h, na sala do R/C do Museu da Cidade.

O moderador é o Paulo Nunes, que tem uma máquina fotográfica e gosta do tema o suficiente para o ter estudado.
(cartaz de Paulo Nunes e fotos retiradas da net)

Luís Miranda


photossíntesse

"PLACEBO IV - Cada um acredita no que quer"



O que é retratado nesta imagem é algo que podemos ver todos os dias e à qual podemos dar, no meu ponto de vista, o sentido que quisermos pois a imaginação tem o poder de nos levar a todo o lado. No entanto, não podemos esquecer que as aparências iludem.


Débora Gomes

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Desfaz-te dos teus REEE's


Vai decorrer na Anselmo uma campanha de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).

O período de recolha vai ser entre 29-02-2012 e 20-03-2012.

Informa-te junto do(a) Director(a) de Turma.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Metas que sejam metas

O processo da revisão curricular continua em desenvolvimento. As novidades e as declarações de intenções têm vindo à luz do dia mostrar-se um bocadinho, para que possamos adivinhar-lhes os contornos.

Segundo rezam as crónicas Nuno Crato afirmou esta terça-feira, no Parlamento, pretender criar condições que permitam a definição de metas curriculares objectivas para o final de cada ciclo de ensino (ler aqui).

Esta pretensão é muito bem-vinda. As metas em vigor (???) são umas coisas extraordinárias. São de tal modo confusas e mal concebidas que, depois de se começar a cortar a meta, é difícil perceber quando se acabou de o fazer, uma espécie de demonstração prática do paradoxo de Zenão.

Além da expressão deste desejo, Crato informou ainda os deputados que o Ministério da Educação e Ciência já recebeu 262 propostas relacionadas com a revisão curricular, das quais estão a ser analisadas 244. A revisão curricular está em discussão pública até ao final do mês.

Acedendo ao site do Ministério da Educação e Ciência pode-se contribuir directamente para este debate (clicar aqui) além de ser possível ter acesso a mais informação interessante sobre o tema.

Vale a pena, quanto mais não seja, dar uma espreitadela.

RS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

photossíntese


O mundo do espectáculo leva muitos artistas ao estrelato e mais tarde o público pode olhar para os céus e sentir toda a emoção e essência que ele nos dá.

Carolina Furtado

sábado, 7 de janeiro de 2012

Provas finais do ensino básico


As informações relativas às provas finais de Língua Portuguesa e Matemática para os 2º e 3º ciclos do ensino básico foram republicadas no dia 5 de Janeiro. O link de acesso à página do GAVE está aí ao lado em permanência mas sempre podes clicar aqui.

Mantém-te informado!!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Combate titânico



A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) deu início a um programa educativo para incentivar o consumo de fruta no lanche escolar nos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo.

O programa “Heróis da fruta - lanche escolar saudável” começa num colégio do concelho da Amadora, um dos 516 jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo que aderiram a esta iniciativa de âmbito nacional.

Segundo dados da Comissão Europeia, Portugal tem um problema muito sério uma vez que 32% das crianças entre os 6 e os 8 anos têm excesso de peso e 14% são obesas.

Mais uma vez estamos perante um combate épico entre a alimentação saudável e a comida de plástico. É uma luta desigual que se trava mais nos espaços publicitários do que, propriamente, no espaço escolar.

Se os "Heróis da Fruta" chegarem a casa e beberem um sumo enlatado a acompanhar uma bela fatia de pizza com um hamburguer à sobremesa de pouco lhes adiantará a comidinha saudável que ingeriram na escola.