sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pautas de avaliação

Já se encontram afixadas na escola as pautas de avaliação do final do 1º período. As pautas podem também ser consultadas na página do Agrupamento clicando aqui.
O JA'' deseja a todos boas férias e uma magnífica entrada no ano de 2012.
Até para o ano!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mais luta!








DIA 1 de Dezembro

DIA MUNDIAL de LUTA CONTRA A SIDA

Os alunos da turma A do 9º Ano contribuíram com a elaboração e divulgação de posters de sensibilização sobre esta temática junto da Comunidade Educativa.


Será que estão todos alerta???

SIDA – mantenham-na longe

TOMEM PRECAUÇÕES – SÓ DEPENDE DE VOCÊS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lutar contra a SIDA




Na 4ª feira, 7 de dezembro, pelas 9h45, a turma D do 8º ano atuou no pátio da escola; no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Luta Contra a SIDA;
Envergando T-shirts por eles criadas, os alunos manifestaram-se ao som de músicas de Freddie Mercury (e dos Queen) e fizeram passar mensagens relativamente à infeção VIH/SIDA.
- A SIDA não escolha idade, classe social ou sexo.
- Se tem dúvidas, faça o teste!
- Primeiro a proteção, depois a diversão.
- A SIDA não se transmite através de contactos sociais: apertos de mão, beijos e abraços.
Um trabalho preparado em Teatro ( Prof. Fátima Pinto) e Formação Cívica(Prof. Emiltina Matos) e no qual os alunos muito se empenharam.

Biblioteca no Twitter



A Biblioteca do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade está no Twitter. Tudo o que há para dizer é dito em 140 caracteres, bem à medida do ritmo trepidante da sociedade de consumo de informação.

O link de acesso é aeaa_biblio.

Anselmo40anos







3 vídeos 3 da actuação do Coro da Anselmo na festa de comemoração do 40º aniversário da nossa escola, realizada no dia 15 de Novembro de 2011 no Teatro Municipal de Almada.

(gravação de imagens de Carlos Raposo)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

photossíntese



Dias Cinzentos

Bruno Borges

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reforma Curricular à vista


Aí está a revelação da proposta de Reforma Curricular apresentada pelo ministro da Educação (ver aqui). Lendo o que vem publicado nos jornais fica-se com a sensação de que há uns passos ao lado e outros para trás, talvez com a intenção de ganhar balanço para avançar um dia destes, quando isso for oportuno.

A situação da Educação Cívica no 10º ano, que apareceu este ano para desaparecer no próximo é um exemplo pouco edificante (é caricato constatar que as orientações para esta disciplina, referentes à sua organização para o presente ano lectivo, chegaram muito recentemente às escolas).

O resto são ajustamentos. Mais horas para Geografia e História, oferta diária de apoio ao estudo, separação da Educação Visual e da Educação Tecnológica... agora entra-se na fase de discussão pública desta proposta. Nesse sentido é deveras importante que todos nós, elementos da comunidade educativa, tomemos posição e emitamos opiniões fundamentadas.

Para que não continuemos apenas a "comer" mais do mesmo, não fiques indiferente, caríssimo leitor, participa activamente neste processo.

sábado, 10 de dezembro de 2011

O ateliê de artes foi ao banco


Após o colóquio de encerramento da expo "Ver de Fazer" 15, cujo tema se intitulava "A crise da arte e a arte da crise", fomos convidados a apresentá-lo na sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, no âmbito do Mês da Fotografia de Almada.
Alargar o espaço de atuação no espaço público é um dos objetivos da atividade do Ateliê de Artes da Anselmo e, como a missão do professor é a pedagogia crítica sistemática, independentemente do tipo de público e o despertar da ação reflexiva sobre os fenómenos, interrompendo o fluxo do quotidiano, aceitámos o convite. Não tivemos acesso aos cofres da Caixa, que era outro dos objetivos, porque a segurança estava apertada. Quer dizer que não conseguimos financiamento para as obras da escola, nem para um complemento de reforma, nem sequer uma contribuição simbólica para um fundo de greve. Por isso, apenas apresentámos o tema e debatêmo-lo com o público presente (ma
ioritariamente membros do núcleo de fotografia da CGD). A nossa presença foi apreciada, pelo menos agradeçeram-nos simpaticamente e, se conversaram conosco, talvez tenhamos dito algo de pertinente. A sessão durou duas horas e tal!

Cumprimos assim a meta de dois colóquios no exterior, neste período. No próximo teremos outros.

Luís Miranda

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Revisão curricular


Ao que tudo indica, a anunciada revisão curricular do ensino secundário move-se. Ainda assim, o Ministério liderado por Nuno Crato não tem enviado sinais suficientemente esclarecedores aos eventuais parceiros na reflexão que se impõe sobre tão importante tema educativo.

A desconfiança instala-se e, certamente por isso, foi notícia, no passado dia 2 deste mês, o lançamento de um abaixo-assinado, promovido pela FENPROF (ler aqui), exigindo um debate público sobre tão sensível temática, debate esse que, sublinhe-se, foi prometido pelo ministro Nuno Crato durante a discussão do orçamento para a Educação recentemente realizado no Parlamento.

No dia 5 foi a vez de FNE e Confap reclamarem o direito de participar no processo de definição da dita revisão curricular (ler aqui).

Não duvidando das boas intenções de quem está a trabalhar na revisão curricular em causa sobra, no entanto, alguma estranheza pela forma desajeitada e pouco transparente como tem vindo a ser conduzido todo o processo.

Esta história mostra que hábitos e práticas que se imaginava serem imagem de marca exclusiva da outra senhora tardam em ser alterados. Ao que parece, mudar o ministro não permite alterações significativas enquanto se mantiver em funcionamento a máquina a vapor do ministério.

Aguardemos pelos próximos episódios.

RS

photossíntese


Natureza Urbana

Beatriz Ramos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Regresso ao Futuro

José Alberto Silveira da Fonseca


O texto que se segue foi já publicado no blogue do Centro de Novas Oportunidades da Anselmo (ver aqui). Esse facto não nos impede de repetir a sua publicação, agora aqui no JA'', uma vez que nos foi enviado para esse efeito pela Professora Gabriela Machado e se trata de um texto muito interessante a todos os níveis.

Curioso, muito curioso este frenesim que me percorre nos últimos passos até ao portão de mais esta escola na minha vida.

Curioso porque esta escola não é nova para mim, foi nova em edifício usado quando em 1971 fui dos primeiros alunos da Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade, vinha a antecipar uma sensação de «dejá vu», de reconhecimento de espaço e, principalmente, um dilúvio de recordações, de vivências com 40 anos.

Após o portão, verifico que apesar da idade os risos e o burburinho dos alunos, que se eternizam no tempo, me remetem para a minha juventude.

O espaço não é fisicamente o mesmo, os recursos oferecidos felizmente não são iguais, é todo um mundo novo que se me depara em tempos diferentes, sem comparação possivel. As memórias assaltam-me e trazem-me nomes com rosto juvenil e rostos a que já não consigo dar nome e todos eles voltam a ser a minha turma.

40 anos! Já!? Ainda ontem estávamos aqui, na escola, rindo, resolvendo em conversas sem fim os problemas do mundo e projectando o futuro de que parte já é passado, parte é presente e outra parte continua a ser projectado e reprojectado noutras tertúlias em que gostamos de inventar o mundo.

E eu a pensar que o regresso à escola, à nossa escola, seria pacífico, inócuo e não mexeria comigo.

Não me trouxe saudades, que eu saudades só tenho do futuro, trouxe-me sim recordações.

Umas, poucas, más, mas felizmente a grande maioria muito boas que vou saboreando prazenteiramente.

A escola, a nossa escola está diferente, moderna, os alunos são outros e outros são os professores e os métodos pedagógicos e os programas escolares, mas enquanto escrevo estas linhas sentado no bar da escola, um grupo de jovens alunos brincam à cabra cega fazendo a ponte entre o passado e o futuro com a ladainha «cabra cega de onde vens...?».

Será que o tempo passou? As vozes que ouço misturam-se com as vozes da minha memória.
E eu a pensar que o regresso À ESCOLA, À NOSSA ESCOLA não mexeria comigo !!!

José Alberto Silveira da Fonseca
(Formando do secundário, no processo RVCC (reconhecimento e validação de competências-chave) no CNO Anselmo de Andrade)