sábado, 10 de dezembro de 2011

O ateliê de artes foi ao banco


Após o colóquio de encerramento da expo "Ver de Fazer" 15, cujo tema se intitulava "A crise da arte e a arte da crise", fomos convidados a apresentá-lo na sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, no âmbito do Mês da Fotografia de Almada.
Alargar o espaço de atuação no espaço público é um dos objetivos da atividade do Ateliê de Artes da Anselmo e, como a missão do professor é a pedagogia crítica sistemática, independentemente do tipo de público e o despertar da ação reflexiva sobre os fenómenos, interrompendo o fluxo do quotidiano, aceitámos o convite. Não tivemos acesso aos cofres da Caixa, que era outro dos objetivos, porque a segurança estava apertada. Quer dizer que não conseguimos financiamento para as obras da escola, nem para um complemento de reforma, nem sequer uma contribuição simbólica para um fundo de greve. Por isso, apenas apresentámos o tema e debatêmo-lo com o público presente (ma
ioritariamente membros do núcleo de fotografia da CGD). A nossa presença foi apreciada, pelo menos agradeçeram-nos simpaticamente e, se conversaram conosco, talvez tenhamos dito algo de pertinente. A sessão durou duas horas e tal!

Cumprimos assim a meta de dois colóquios no exterior, neste período. No próximo teremos outros.

Luís Miranda

Sem comentários: