terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reforma Curricular à vista


Aí está a revelação da proposta de Reforma Curricular apresentada pelo ministro da Educação (ver aqui). Lendo o que vem publicado nos jornais fica-se com a sensação de que há uns passos ao lado e outros para trás, talvez com a intenção de ganhar balanço para avançar um dia destes, quando isso for oportuno.

A situação da Educação Cívica no 10º ano, que apareceu este ano para desaparecer no próximo é um exemplo pouco edificante (é caricato constatar que as orientações para esta disciplina, referentes à sua organização para o presente ano lectivo, chegaram muito recentemente às escolas).

O resto são ajustamentos. Mais horas para Geografia e História, oferta diária de apoio ao estudo, separação da Educação Visual e da Educação Tecnológica... agora entra-se na fase de discussão pública desta proposta. Nesse sentido é deveras importante que todos nós, elementos da comunidade educativa, tomemos posição e emitamos opiniões fundamentadas.

Para que não continuemos apenas a "comer" mais do mesmo, não fiques indiferente, caríssimo leitor, participa activamente neste processo.

Sem comentários: