segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Anselmo40anos (1)

No passado dia 28 de novembro a Escola Secundária Anselmo de Andrade completou 40 anos de existência. Vários acontecimentos marcaram a celebração desta data no recinto da nossa escola.

É desses diferentes momentos que darão notícia os próximos posts.
Vamos abordar as festividades por ordem mais ou menos cronológica.

Os primeiros a entrar em acção haviam sido os alunos da turma D do 12º ano que, como já fora aqui noticiado (clica para ver), se vinham atarefando de há uns dias para cá na pintura mural que viria a ser inaugurada neste dia 28, no muro junto aos campos de jogos.

Mas não avancemos em demasia. No dia 28, os primeiros a entrar em acção foram os alunos de um grupo vindo da Escola Básica nº1 do Pragal que pintaram um mural de flores no muro exterior da Anselmo.



A participação deste animado e empenhado grupo de pintores não se esgotou nesta actividade. Ainda iremos encontrá-los um pouco mais à frente, nas imagens que irão ilustrar o próximo post.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O lado oculto da Fotografia

Carregar no botão é fácil. Nunca a produção de imagens foi tão acessível. As máquinas fotográficas embarateceram e qualquer telemóvel é capaz de as substituir. Com a net e as redes sociais as imagens circulam permanentemente renovando-se instantaneamente.
Mas, de vez em quando, deparamos com fotos que surpreendem pela qualidade e rigor técnico, com uma gama de cores ou de cinzentos "espantosa", com uma definição "espetacular", com uma luz que "é demais", com pontos de vista e enquadramentos "brutais".

Isto implica um domínio técnico apurado dos artefatos que utilizamos e um conhecimento e controle dos meios de apresentação e difusão das imagens, seja pelos meios informáticos, seja pela vídeoprojeção, seja pela tradicional impressão em papel.


Hoje, na Casa Rural, este mundo mais especializado foi introduzido aos alunos de artes do 11º e 12º anos. Numa aula especial de Oficina MultimédiaB, convidou-se Paulo Nunes, fotógrafo e professor na EPED, onde leciona Photoshop, Flash e Dreamweaver no curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos a expor as especificidades da gestão de cor em processos de impressão.


Fundamentalmente, foi-nos dado a ver que a fotografia digital que ambiciona ultrapassar o consumo imediato e banalizado obriga a um trabalho de controle e afinação através de ferramentas e programas informáticos, para que os resultados finais correspondam ao que o fotógrafo pretendeu e imaginou no ato da tomada de vistas. De outro modo, a concretização das imagens sujeita-se a processos aleatórios cujos resultados desiludem com frequência. Outro dos tópicos abordados prende-se com a durabilidade das impressões, que pode variar de alguns anos a séculos e à possibilidade de se utilizarem outros suportes diferentes do papel habitual que encontramos nas (poucas) lojas de fotografia que encontramos nas redondezas.

a redação

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Anselmo40anos

A escola sede do nosso agrupamento completa amanhã 40 anos de existência. A efeméride será assinalada por alguns momentos simbólicos: durante o intervalo das 11h30m terá lugar o hastear das bandeiras, no mastros junto à portaria.



Logo depois, por volta do meio-dia, será descerrada uma placa comemorativa no Bloco 1 com uma actuação especial dos alunos do curso profissional de teatro. Haverá ainda tempo para distribuir a todos os alunos , professores e funcionários uma... surpresa.

A partir de amanhã e até ao próximo dia 15 de novembro, data em que ocorrerá a entrega dos diplomas aos alunos do quadro de honra no Teatro Municipal de Almada (daremos notícia específica daqui a alguns dias), ocorrerão no espaço da Escola Secundária Anselmo de Andrade uma série de acontecimentos relacionados com a celebração deste aniversário sob a designação genérica de Anselmo40anos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Está quase aí!

se clicares na imagem vês melhor!!!


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Boas notícias


A tendência geral dos noticiários é dar aos cidadãos uma pespectiva um tanto cinzentona do quotidiano. Noticia-se a morte e esquecem-se os nascimentos, o drama parece mais importante que a felicidade humana, a tristeza vende mais que a alegria. Daí que uma boa notícia seja sempre recebida com algum espanto e, até, com certa desconfiança. Diz o povo que "quando a esmola é grande o pobre desconfia"...

Vem esta introdução a propósito da notícia que nos informa que o nosso país foi aquele que, na União Europeia, mais evoluiu em termos de população que conclui, pelo menos, o 12º ano e que atingiu também a média europeia com um em cada três jovens na casa dos 20 anos a frequentar o ensino superior (ler aqui).

Dirão os "velhos do Restelo" que isto são apenas números, que temos muitos especialistas em dourar as estatísticas e que a realidade não corresponde a estes dados. Talvez tenham alguma razão, mas é preciso não esquecer que quando nos comparam com outros países aquilo que se compara são também números e estatísticas que, não podemos saber até que ponto não terão sido pintados a tinta de ouro pelos respectivos especialistas.

Seja como for, esta notícia permite-nos, pelo menos, sonhar um pouco. É de aproveitar.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Problema complexo


O nosso país está a atravessar uma crise complicada. Os problemas orçamentais caem uns em cima dos outros e obrigam a contas muito dificeis. Mesmo os mais reputados matemáticos e economistas são obrigados a recorrer ao auxilio de sofisticadas máquinas de calcular, não são contas para papel e lápis.

O orçamento de estado deste ano deixa a educação em muito maus lençóis (ler aqui), ninguém pode dormir descansado.

Questionado por jornalistas, em Braga, o ministro Nuno Crato escusou-se a pronunciar-se em concreto sobre os cortes previstos no orçamento do seu ministério, mas considerou que as opções do Orçamento do Estado para 2012 são "as melhores" face ao "momento difícil" que o país atravessa. "São opções difíceis, vivemos um momento difícil, mas eu creio que são as melhores opções face à situação em que estamos", disse. "Temos todos esperança no futuro, na educação, na ciência, vamos ultrapassar este momento difícil, vamos de certeza conseguir ultrapassá-lo", acrescentou.

Como podemos constatar, o ministro Nuno Crato tem esperança. E nós? E tu, leitor, até que ponto partilhas desta esperança? O que podes tu fazer para tentar ultrapassar as tremendas dificuldades que estás (que estamos) a passar?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coisas que acontecem




Alunos do 12º D pintando o muro junto aos espaços desportivos

Começam a acontecer algumas coisas que, não sendo absolutamente extraordinárias, são, no entanto, algo fora do normal.


Não é todos os dias que vemos uma turma de alunos de artes da nossa escola a pintar um muro, embora haja vários muros pintados por aí. Se eles estão a pintar aquele muro é porque deve haver alguma coisa para acontecer em breve (além daquilo que já vai acontecendo agora, a pintura da parede).


O que se passa é que se aproxima a data de aniversário da Escola Secundária Secundária Anselmo de Andrade que se comemora no dia 28 de novembro. Este ano a Anselmo comemora o 40º aniversário e, como toda a gente adora "números redondos", a festa vai um pouco mais alargada que em anos anteriores.


Fica atento, caro leitor, nos próximos dias haverá muitas novidades sobre o que se está a passar, o que se passou e o que se deseja vir a acontecer.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Gabinete do Aluno

O que é este gabinete?
É um espaço na casa rural
onde poderão encontrar um adulto com quem falar.


Um professor estará lá para vos ouvir sem julgar, para informar do que precisarem saber, ajudar a reflectir as situações mais diversas, para que possam sentir-se mais seguros nas escolhas, ponderando diversas alternativas.



Poderão ainda contactar através do Email:
gabineteanselmo@gmail.com



É importante saberem que é garantida a privacidade e confidencialidade.



Horário de atendimento


2ªfeira Prof.ª Teresa Rafael
10h45 -11h30
3ª feira Prof.ª Emiltina Matos
14h15-15h00
5ª feira Prof. Pedro Alvarez
10h45-11h00