terça-feira, 25 de outubro de 2011

Boas notícias


A tendência geral dos noticiários é dar aos cidadãos uma pespectiva um tanto cinzentona do quotidiano. Noticia-se a morte e esquecem-se os nascimentos, o drama parece mais importante que a felicidade humana, a tristeza vende mais que a alegria. Daí que uma boa notícia seja sempre recebida com algum espanto e, até, com certa desconfiança. Diz o povo que "quando a esmola é grande o pobre desconfia"...

Vem esta introdução a propósito da notícia que nos informa que o nosso país foi aquele que, na União Europeia, mais evoluiu em termos de população que conclui, pelo menos, o 12º ano e que atingiu também a média europeia com um em cada três jovens na casa dos 20 anos a frequentar o ensino superior (ler aqui).

Dirão os "velhos do Restelo" que isto são apenas números, que temos muitos especialistas em dourar as estatísticas e que a realidade não corresponde a estes dados. Talvez tenham alguma razão, mas é preciso não esquecer que quando nos comparam com outros países aquilo que se compara são também números e estatísticas que, não podemos saber até que ponto não terão sido pintados a tinta de ouro pelos respectivos especialistas.

Seja como for, esta notícia permite-nos, pelo menos, sonhar um pouco. É de aproveitar.

Sem comentários: