quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uma espécie de epidemia



No próximo dia 20 de Julho realizar-se-á uma sessão sobre
OBESIDADE INFANTIL
no Hospital Garcia de Orta.

A sessão será dada pelo nutricionista Rui Lopes.

Para mais informações, ligue 21 2761720.


Sabia que?

32% das crianças portuguesas têm excesso de peso
Portugal é o 2º país da UE com mais crianças com excesso de peso e obesidade
50% dos portugueses têm excesso de peso ou obesidade

Informação enviada por e-mail pela Professora Emiltina Matos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Corrida

A corrida de sensibilização relativamente ao VIH/SIDA (ver aqui) contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre alunos, familiares, amigos e professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade.


Foi organizada por um grupo de 8 alunos da turma B do 12º ano no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Ministro novo...



Temos um novo ministro com uma pasta aparentemente nova e bastante mais volumosa já que acumula Educação, Ensino Superior e Ciência.


Ministro novo, pasta nova. Falta saber se as ideias expostas por Nuno Crato, que ao longo dos últimos anos produziu muitos e interessantes comentários sobre o fenómeno educativo, falta saber se o ministro será capaz de se encontrar com o comentador e chegar a conclusões claras e objectivas.


A conjuntura não é nada favorável para desencantar medidas salvadoras. O ministro vai precisar de governar com dureza mas, espera-se, também com sensibilidade e bom senso que são coisas que não têm abundado nos anos mais recentes ali para os lados da Avenida 5 de Outubro.


Nuno Crato não precisa de querer resolver tudo de rompante, necessita apenas de ser capaz de colocar em acção a inteligência que se lhe reconhece, apesar da troika e apesar de muitos outros factores extremamente negativos que estão na base da governação que se avizinha e se adivinha.


Não desejo boa sorte ao ministro, ele não precisa de sorte. A este ministro parece-me mais adequado desejar que faça um bom trabalho.


RS

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sobre uma certa navegação




apresentação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente



Seguem-se alguns excertos do Diário de Bordo da disciplina de Teatro da aluna Mariana Teles do 9ºC



1º Período
Foi o período que mais me marcou, foram muitas das vezes em que me encontrava na rua a admirar gestos, expressões e até o andar das personagens que durante um tempo tivemos de criar. Lembro-me que neste tempo vinham idosos (aquelas personagens que teriam de estar visíveis em nós), sentarem-se ao meu lado na rua. Comecei-lhes a dar a devida atenção, afinal poderiam viver no buraco da solidão a necessitar apenas de palavras que enchessem o sorriso.
Já olhava para os meus avós de maneira diferente, embora tivesse sempre respeito por eles. E assim criei a minha personagem, no meio de muito trabalho por parte de todos.. Acho que no geral este tema tocou-nos imenso e descobrimos um lado mais sensível de nós.
Este trabalho levou-me para outra expectativa de vida, não foi um simples começo de período, foi a maneira como descobri um tema que estava invisivel aos meus olhos.

2º Período
Para ser sincera nunca liguei muito a histórias de amor, os livros que lia poucos eram os de romance e mal fazia ideia de como criar uma Julieta apaixonada. Talvez nunca tenha encontrado o amor verdadeiro daí tornar-se difícil mas não impossível. A minha professora sempre me ajudou a encontrar o caminho certo para seguir e tive de aprender por detrás de gestos de amor, a expressar-me através do olhar. O olhar é sempre o foco da verdade, e em teatro temos de tornar real o que expressamos. Sempre me emocionei com palavras escritas em papel por detrás de um grande autor, por isso é que as lágrimas caiem sempre que leio estas folhas e recordo os tempos que vivemos. Teatro era-me um refúgio de bem estar, de aprendizagem, de relaxar no meio de tantos trabalhos que temos sempre de fazer. Esta emoção vem sem dúvida da aprendizagem desta peça, comecei a valorizar muito mais o amor e a sorrir com palavras de William Shakespeare.
Devido a ser o período mais longo tivemos de gerir o tempo de maneira a puder desenvolver outro texto: O Menestrel, também este do mesmo autor. O nosso nível de maturidade cresceu, aprendi a respeitar todas as diferentes manerias de pensar e a harmonizá-las com o coração. Tinhamos de ser tão reais quanto as palavras que nos guiavam nos ensaios, tínhamos de chegar ao público como em tantas outras peças.

3º Período
Foi o período mais curto, aliás já terminou e já sinto saudades de acordar pela fresca para ensaiar uma das peças que desejavámos tanto realizar. Foi, porém, a mais dificil e que uniu a turma toda pela primeira vez, sendo assim possivel partilhar talentos, opinioes e palavras que marcaram sempre a nossa tenra idade. Houve como em tudo na vida, momentos complicados, momentos para rir, momentos que fecharam estes trés anos de recordações jamais esquecidas.

Queria agradecer por toda a formação, por todo o amor que nos deu, por nos apoiar em cada aula, pelos sorrisos, e sobretudo obrigada por acreditar...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Deixemos o Sexo em Paz


No dia 25 de Maio cerca de 180 alunos da nossa escola foram ao teatro assistir à peça “ Deixemos o sexo em paz”, uma comédia sobre coisas sérias.

É uma peça que tenta “desmontar o ridículo e a pomposidade de situações, resultantes do desconforto e da incomodidade de como a maior parte dos adultos trata e vê o sexo. A actriz Maria Paulos interpretou 21 personagens referindo-se a temas como: “Os pais e o sexo”, “A minha primeira experiência sexual”, “O aborto”, “A menstruação”, “Lição de orgasmo”, “Toda a verdade sobre os homens”, “Os rapazes e as suas inseguranças”, etc. chamando a atenção para a importância que tem uma sexualidade bem vivida em liberdade e responsabilidade individuais. Estes foram alguns comentários dos alunos: “ o ponto mais alto da peça foi quando a actriz mudou constantemente de registo passando do modo humorístico para um registo sério para também pensarmos nas consequências dos nossos actos”; “ acredito que a peça teve um impacto interessante, na medida em que, a maneira como foi transmitida a informação foi muito bem conseguido, com piadas que relatavam o verdadeiro tabu que o sexo pode ser”. Balanço? Valeu a pena!


Professora Ana Morais a partir de depoimentos dos alunos do 11º ano

terça-feira, 7 de junho de 2011

De visita ao Parlamento


No passado dia 2 de Dezembro de 2010, as turmas do 11ºA, 11ºB e 11ºC realizaram uma visita de estudo à Assembleia da República, em Lisboa, no âmbito da disciplina de Filosofia, com os seguintes objectivos:

  • · Consolidar conhecimentos sobre o capítulo “Argumentação, Filosofia e Retórica”
  • · Motivar para uma cidadania activa.

Os estudantes assistiram a uma sessão do plenário durante a qual se debateu “a necessidade de aumentar o imposto (IRC) sobre as grandes empresas” que têm vindo a beneficiar da isenção de tributação dos dividendos que lhes são distribuídos, uma vez que algumas destas “fogem” fisco na altura das grandes transacções monetárias.

O Partido Comunista defendia que era necessária uma tributação extra antecipado dos dividendos das grandes empresas, no entanto, o Partido Socialista e o Partido Social Democrata estavam em desacordo com esta posição. Os deputados do PS e do PSD defendiam que as grandes empresas não necessitavam de pagar um imposto extra porque as políticas do IRC legisladas no Orçamento de Estado para 2011 previam já esse imposto extra antecipado sobre as empresas colectivas.

Durante a sessão do plenário os alunos puderam assistir a algumas das intervenções dos deputados dos vários partidos, nomeadamente, a de Honório Novo do PCP, a de Paulo Batista Santos e de Duarte Pacheco do PSD, e a de Manuel Seabra do PS. Nas intervenções foi possível observar a utilização de algumas das técnicas que tornam a argumentação persuasiva, especificamente, a apresentação do orador, os conteúdos específicos do seu discurso, o vocabulário utilizado no mesmo, a estrutura argumentativa dos discursos e também a recorrência a algumas falácias.

Eu tinha algumas expectativas quanto a esta visita de estudo, primeiro porque nunca tinha visitado o interior do edifício da Assembleia da República pelo que estava interessada em conhecer a sua estrutura e em segundo porque não são frequentes as ocasiões em que podemos observar com tão elevado grau de proximidade o decorrer de um verdadeiro debate.

Quanto ao primeiro aspecto admito ter ficado imensamente satisfeita, desde a arquitectura exterior até às pinturas interiores a Assembleia da República é um extraordinário edifício e está de acordo com as funções que representa e a sua importância no nosso país.

Quanto ao segundo aspecto fiquei um pouco desiludida devido à conduta dos deputados durante o debate, que nem sempre esteve de acordo com as normas de educação e com as condições necessárias para a ocorrência de uma correcta argumentação. Acontecia por vezes que alguns dos deputados durante as suas intervenções recorriam não à força das suas ideias mas a esquemas para desviar o auditório do assunto que estava ser discutido, através da apresentação não das razões que sustentavam a sua tese mas de informações que apesar de estarem ligadas ao assunto em questão não eram cruciais para o esclarecimento da tese defendida. Os oradores recorriam também a falácias Ad Hominem para invalidar os argumentos apresentados pelos outros partidos não chegando realmente a contestar as razões por eles apresentadas.

Em suma, penso que o discurso dos deputados não possibilitou a procura da verdade mais plausível ou a discussão de ideias, promovendo a correcção de erros, para que as conclusões a que se chegasse fossem as mais correctas e mais benéficas para a população. Na minha opinião, a sessão do plenário pareceu-se mais com uma competição entre os partidos para ver quem era o vencedor, não existindo qualquer cedência dos partidos nas ideias apresentadas, qualquer tentativa por parte de cada partido para tentar compreender ou avaliar as ideias apresentadas pelo partido oposto.

Penso que os aspectos mais conseguidos desta visita de estudo foram a organização entre as professoras responsáveis e a atitude dos alunos durante toda a visita, permitindo um clima de agradável convívio entre professores e alunos.

Acho que os objectivos desta visita foram atingidos plenamente não só porque os alunos tiveram a oportunidade de observar as várias técnicas de retórica nos discursos dos deputados mas também porque o ambiente do plenário, apesar dos defeitos que apontei anteriormente, despertou o meu interesse quanto ao tema que estava a ser discutido, tanto que, quando cheguei a casa conversei com os meus pais para que estes esclarecessem algumas dúvidas com que tinha ficado durante o debate e mesmo depois de ver as minhas dúvidas esclarecidas procurei saber mais sobre o assunto da necessidade de tributação das empresas colectivas.


Marta Herculano, 11ºA

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Kid's Guernica X2


O trabalho vencedor


O projecto internacional Kid´s Guernica que a AMRS (Associação de Municípios da Região de Setúbal) levou a cabo este ano lectivo pela terceira vez, visando a criação de uma tela que simbolizasse, em plena liberdade pictórica, os valores da paz “sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião pública ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação” e que nesta terceira edição teve como lema a Floresta, a propósito da celebração em 2011 do Ano Internacional da Floresta.

De acordo com o calendário programado, em 27 de Maio, reuniu o júri para apreciar as 292 obras a concurso, oriundas de 24 escolas ou agrupamentos de escolas (a maior participação de sempre) e escolheu o trabalho de Mariana Gomes Dias, do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, do concelho de Almada, pelo que será esta criação a ser pintada nas dimensões do emblemático fresco de Picasso (7,8 m X 3,5m) no Workshop final desta edição que terá lugar no dia 14 de Junho, das 14 h às 17 horas, no Parque da Paz em Almada.

Assim nascerá, colectivamente, o 3º Mural Kid´s Guernica sob a égide da AMRS.

O JA'' recorda que na edição do ano passado o trabalho vencedor foi também da autoria de uma aluna da Anselmo (ver aqui).

segue as hiperligações

Olimpíada Nacional da Biologia



No próximo dia 8 de Junho, 4ª feira, pelas 14h30, terá lugar a 2ª prova da 1ª Olimpíada da Biologia. A prova decorrerá na sala 16 e terá a duração de duas horas.
O teste da 2ª chamada será constituído por questões sobre toda a matéria constante dos programas de Biologia do 10º ao 12º ano e ainda por algumas questões de coeficiente de dificuldade elevada sobre temas que não constem dos programas nacionais.

Para mais informações consultar este link
http://ordembiologos.pt/SiteOlimpiadas2011/olimpiada-biologia-regulamento.php

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Feira de Projectos do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade


6 de Junho
10h - 22h
PROGRAMA

Espaço Exterior - Todo o dia
Venda e troca de produtos, jogos, quermesse nas “tendinhas”

ESPAÇO CENTRAL PAVILHÃO/PALCO
9h30-13h30Apresentação de teatro (10º F)
C.Profissional Artes do Espetáculo
12h00Dança teatro “Republicanices” (4ºA EB1/JI Pragal)
15h25 Apresentação “Investigação Criminal” (alunos 12º ano - PES)
16h30 Coreografia pelos alunos do 1º e 2º ano e AECS
(EB1/JI Feliciano Oleiro)
16h10-16h50“Entre Florbela e Cesário” apresentação de teatro (7ºD)
17h00 “Time to Play” pelos alunos das AECS Feliciano Oleiro
Prémio Anselmo de Andrade
Entrega de Prémios e Diplomas
21h30 – Lançamento do livro “London is Cool” (9ºA, B e C)
Projeto Eco-Art




7 de Junho
9h00 às 19h00
PROGRAMA

Espaço Exterior
- Todo o dia
Venda e troca de produtos, jogos, quermesse nas “tendinhas”
15h25Gincana do Ambiente (alunos dos 6º anos ESAA)

ESPAÇO CENTRAL PAVILHÃO/PALCO
9h30-13h30 – Ensaio aberto peça “As Aves” (10º F)
Curso Profissional Artes do Espectáculo
10h30 Dança dos Príncipes e Princesas (Pré) EB1/JI Pragal
10h40 – Coreografia “Aquarela” 1ºA, 2ºA e AECS EB1/JI Pragal
11h00 Canção da Pontuação e Dança das Borboletas
2º A -EB1/JI Feliciano Oleiro
12h00Poesia Para Florestas (5ºA) ESAA
13h30 – Hip Hop Grupo Next (7ºD) ESAA
14h30“A Monstra Quase Terrível” 4º A EB1/JI Almada 1
15h00 – 17h00Música ao Vivo (alunos 10ºD e 8ºB ESAA)
17h00 – Teatro “A Revolução de 1383-1385” (5º anos HGP da ESAA)



na BIBLIOTECA
19h30 – Lançamento do livro “Ervas Aromáticas” (8º C ESAA)
Projectos Horta Biológica e PES

Mais um prémio para o velho Anselmo



A propósito da participação anual da nossa escola na Festa Verde, organizada pela Câmara Municipal de Almada e dando resposta a um convite expresso, foi levada a concurso a árvore realizada pelas turmas A,B,C,D,E e F do 6º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, sob orientação das professoras Carla Dias, Cristina Coelho, Joana Furtado e Miriam Tenente. O 6ºG foi responsável pela criação do Ninho sob a orientação das professoras Cristina Coelho e Teresa Cameira.

O concurso tinha como tema "Árvores da nossa Flora e Casas-ninho", tendo a nossa participação sido contemplada com o 1º prémio. Na festa estiveram presentes as professoras Carla Dias, Joana Furtado e Miriam Tenente e as alunas Daniela, Laura e Verónica do 6ºA, que foram ao palco receber o prémio: três árvores de fruto que irão ser plantadas no recinto da escola.

O JA'' felicita os alunos e professores responsáveis por esta realização. A árvore vencedora continua em exposicão junto à porta da Biblioteca.

quarta-feira, 1 de junho de 2011




Estão abertas as inscrições para o programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, uma iniciativa que proporciona a jovens do ensino secundário a oportunidade de realizar estágios de 1 a 2 semanas em laboratórios e centros de investigação científica de todo o país.

São mais de 1400 estágios em áreas como a física, a química, a biologia, a geologia, a sociologia, as ciências da saúde, a robótica e a electrónica, entre outras. Os estágios destinam-se a alunos do ensino secundário e de cursos profissionais. A participação é gratuita. Mais informações em http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2011/ Inscreve-te!


Professora Emiltina Matos

Teatro, teatro e, ainda, teatro!


Nos próximos dias haverá uma pequena chuvada de teatro nas salas da nossa escola, uma espécie de aguaceiro teatral.

Começa no dia 3 de Junho às 11h05m, na sala de teatro no bloco 6, com a representação do "Auto de Índia" de Gil Vicente num trabalho levado a cena pelos alunos da turma D do ano de escolaridade.


Segue no dia 6 de Junho, às 16h10m, no ginásio da Anselmo, com a apresentação de "Entre Florbela e Cesário", um exercício dos alunos da turma D do ano, integrado na Feira de Projectos.


Prevê-se que o temporal amaine a partir de dia 8 de Junho, quando terminar a representação do "Auto da Barca do Inferno" também de Gil Vicente e de novo na sala de teatro, no bloco 6. Esta peça terá como protagonistas os alunos do 9º C e o seu início está marcado para as 10h20m.