quarta-feira, 28 de abril de 2010

5º Peddy Paper da Associação de Pais da Escola Secundária Anselmo de Andrade

A Associação de Pais e Encarregados de Educação vem por este meio convidar todos os alunos, pais/encarregados de educação, professores e funcionários a participar no Peddy-Paper, que terá lugar no dia 1 de Maio (sábado), pelas 14,00 horas.

O ponto de encontro será na entrada da escola.
As fichas de inscrição (máximo de 5 elementos por equipa), estão disponíveis no PBX da escola, onde podem ser solicitadas por qualquer aluno e, após o seu preenchimento, deverão ser colocadas na caixa de correio da Associação de Pais.
Contamos com todos os alunos para incentivar os pais e professores a participar nesta grande jornada.

Até dia 1!

A Associação de Pais e Encarregados de Educação

terça-feira, 27 de abril de 2010

Graffiti em conversa ainda mais animada


O Ateliê de Artes realizou a primeira parte do colóquio sobre graffiti, em 16 de Abril.


Conversou-se pela noite dentro sobre a intervenção no espaço público através do tempo, tanto pelos poderes instituídos, como pelos contrapoderes.

Através dos exemplos de artistas, como Basquiat, Haring e Banksy cujo percurso passou/passa pela arte de rua, considerou-se a possibilidade das intervenções no equipamento urbano poderem ter um propósito artístico eminente, que poderá constituir mais um modo de fazer arte. Com a mesma legitimidade e importância como a que está institucionalizada pelos museus e galerias, que, aliás, já iniciaram a integração do graffiti.

Claro que se falou, acaloradamente, do aspecto evidente de poluição visual e da descaracterização dos espaços da cidade, devido à profusão de inscrições nas paredes. Neste aspecto, comentou-se a sua semelhança com a publicidade, nos painéis alugados ou fora deles, pela intervenção frequentemente selvagem de mensagens com pouca preocupação pela qualidade do espaço comum e da sua fruição. Actividades devedoras duma arquitectura e dum urbanismo por vezes pouco planeados e deficientemente construídos, com ausência de responsabilidades sociais.


Vamos agora realizar a 2ª sessão, na próxima 6ª feira, dia 30 de Abril, às 21,30, no Fórum Romeu Correia, sala Pablo Neruda.



Damos agora a palavra a alguns graffiters de Almada, que vão apresentar o seu trabalho, explicitando os seus objectivos, projectos e práticas.

Poderemos assim discutir sobre uma atitude que incomoda muitos habitantes das cidades, mas que tem possibilidades de contribuir para a organização do espaço urbano. Que é clandestina, mas que surpreende muitas vezes pela qualidade das intervenções. Podemos também aferir da pertinência e da frescura de uma actividade que, com os contornos actuais, já tem mais de 30 anos.


Será uma moda geracional, ou uma actividade emergente e intencional? Será uma prática abusiva, lúdica e gratuita, ou uma intervenção pública com propósitos ora artísticos ora de crítica social? Ou poderá ser um pouco de tudo isso? E nesse caso quais os seus limites e contornos?


a Redacção

imagens cedidas por José Julião

(organização Ateliê de Artes e F4,
apoio da CM de Almada)


segunda-feira, 26 de abril de 2010

VIVA A LEITURA! (e viva a Anselmo)



No passado dia 19, decorreu, na Biblioteca Municipal de Sesimbra, a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura. Os nossos três alunos – Marta Freire, Gustavo Gonçalves (10º A) e Diogo Maximiano (10º D) – representaram condignamente a escola, e estão de Parabéns.


Duplamente de Parabéns está o Diogo Maximiano que ganhou o 1º prémio desta fase, tendo sido apurado para a Fase Nacional do Concurso que se irá realizar no dia 30 de Maio, com direito a transmissão televisiva, na RTP1.
Até lá, o Diogo terá de ganhar novo fôlego para a competição, já que são três as obras de leitura obrigatória para esta fase:

“Orgulho e Preconceito” de Jane Austen
“Romeu e Julieta” de William Shakespeare
“Contos Vagabundos” de Mário de Carvalho


As professoras: Gabriela Machado e Lourdes Costa

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Atenção alunos!

INFORMAÇÃO

PROVAS DE AFERIÇÃO - 6º ANO


Nos próximos dias 5 e 7 de Maio, de manhã, serão realizadas provas de aferição de Língua Portuguesa e em Matemática para todos os alunos matriculados no 6º ano de escolaridade. As pautas de chamada com indicação das salas serão afixadas no dia 3 de Maio.

Os alunos de 6º ano não terão aulas nesses dois dias (todo o dia) para poderem realizar as provas.

Na 4ª feira, 5 de Maio, durante o período da manhã, não haverá aulas para os alunos do 12º ano (as salas serão utilizadas para a realização das provas de aferição e testes intermédios de Matemática do 10º ano ). As aulas deverão ser marcadas pelo professor da disciplina para o período da tarde, dando conhecimento do horário à Direcção.


Almada, 20 de Abril de 2009

A Direcção

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O espectáculo do Conhecimento



No dia 16 de Abril realizou-se na Casa Rural uma sessão de apresentação da obra “Fósseis e Geistória da região de Almada-Lisboa” da autoria do professor Manuel Lima.

A referida publicação, recentemente lançada, relata-nos como era a Região de Almada - Lisboa há 15 ou 20 milhões de anos atrás, os paleoambientes, a fauna e a flora existentes nestas paragens nesses tempos ancestrais.

Hoje sabemos que nos mares de águas quentes que então cobriram estes locais onde hoje vivemos, abundavam os recifes de corais e por entre eles vagueavam enormes tubarões, jamantas, tartarugas, barracudas ou peixes-serra!
crocodilo ...............barracuda .............jamanta

Por outro lado, nos ambientes continentais, à beira do Pré-Tejo, viviam crocodilos e hipopótamos! Nas florestas tropicais que por aqui existiram nessa época recuada, não faltavam embondeiros, anoneiras ou paus de canela e viviam mastodontes, rinocerontes e muitas outras espécies, antepassados de uma fauna que hoje associamos ao continente africano.

Na sessão participaram os alunos das turmas A e B do 11º ano que tiveram a oportunidade de alargar os seus conhecimentos relativos ao passado geológico da região onde vivemos e que, inquiridos acerca da actividade, destacaram o dinamismo do professor, a sua paixão pelo tema, as belas imagens projectadas e os factos curiosos que passaram a conhecer.

O nosso muito obrigado ao professor Lima!
Prof. Emiltina Matos

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Páginas Tantas

Foi no passado dia 11 de Março que se realizou na biblioteca da Anselmo de a primeira sessão de A Páginas Tantas, uma tertúlia literária organizada pela Oficina de Leitura e Escrita em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Hoje, 15 de Abril e no próximo dia 20 de Maio, também uma 5ª feira, completar-se-à o calendário desta tertúlia.

Na primeira sessão estiveram presentes na mesa as convidadas Ruth Navas, da Escola Secundária Emídio Navarro, Eugénia Mourão, que frequenta a Universidade Sénior, Mariana Castro, aluna finalista da Secundária Anselmo de Andrade e ainda Eveline Monteiro e Rui Silvares, professores desta escola. A professora Maria José Januário orientou a sessão.

Houve leituras, apresentaram-se livros, ouviu-se um programa radiofónico, trocaram-se ideias, tudo feito em ambiente de grande descontracção mostrando que o tema estava longe de ser monótono ou entediante.

Desde O Pintor de Batalhas a O Sétimo Selo, de Deepak Chopra a Rómulo de Carvalho, passando pelo Homem Ilustrado de Ray Bradbury e pelo Pinóquio de Carlo Collodi, o tempo passou tão depressa que ainda mal tinha começado já a tertúlia estava a acabar.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Graffiti, colóquios


16 de Abril e 30 de Abril de 2010, sextas-feiras, às 21,30, Fórum Romeu Correia, sala Pablo Neruda.


A primeira sessão será apresentada por Luís Miranda e Rui Silvares, a partir dos exemplos de J. Michel Basquiat, Keith Haring e Banksy e da sua utilização dos espaços públicos como suporte e cenário para o seu trabalho.

Nesta sessão discutir-se-á o aspecto de intervenção e de "arte pública" que o graffiti pode ter e as suas possíveis ligações com o campo da arte.

Na segunda sessão discutir-se-ão os aspectos de arte emergente, arte marginal, alternativa aos centros institucionais que "controlam e definem" a actualidade e a pertinência dos percursos artísticos, ou a possibilidade do graffiti se referir fundamentalmente a uma tentativa de afirmação de grupos urbanos, sem intencionalidade ou conceito estético, produzindo poluição visual e descaracterização de espaços. Nesta sessão os graffiters serão convidados a mostrar os seus exemplos de trabalho e a apresentar as suas ideias e propósitos de trabalho.


Organização Ateliê de Artes da Anselmo e F4.

Apoio CM de Almada.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sessão sobre BULLYING




Sessão sobre BULLYING


28 de Abril 20h30 Casa Rural
Escola Secundária Anselmo de Andrade




 Dirigida a professores, encarregados de educação e representantes dos alunos;
 Realizada pela PSP/Escola Segura;
 Destina-se a ouvir, informar, esclarecer e sugerir formas de actuação que permitam prevenir este fenómeno.


A sua presença é importante! Contamos consigo!

Uma exposição "estranhona" (2)

clica na imagem


“Estranhões,Bizarrocos e outros seres sem exemplo...”



Os trabalhos anteriores já estavam terminados e portanto, na aula de Área de Projecto, a nossa directora de turma, professora Helena Oliveira, comunicou –nos que iriamos fazer um novo trabalho, mais uma vez em parceria com a turma do 7ºD.
“O nosso próximo trabalho consiste em ler o livro de José Eduardo Agualusa, “Estranhões,Bizarrocos e outros seres sem exemplo... “ e construirem, vocês próprios, um bicharoco, ou para ser mais correcto, um Bizarroco ...” anunciou a professora.
“Isso é bué de infantil” disse fulano.
“Esse livro é uma seca” disse cicrano.
“Ai, stôra...” disse beltrano.
Depois da turma protestar, como acontece algumas vezes no 7ºA, lá nos convencemos que este ia ser o nosso novo projecto.
Terça-feira, na aula de Educação Visual, disciplina com a qual trabalhámos em interdisciplinariedade, começámos a fazer os esboços dos nossos Bizarrocos e em seguida, com a técnica de jornal e cola branca sobre um balão ou caixas , que a maior parte da turma já conhecia devido ao programa Art Attack..., começámos ,de facto, a construir os Bizarrocos.
As semanas passaram e já com os Bizarrocos quase prontos, iniciámos as descrições dos ditos cujos em língua portuguesa e em língua inglesa ( só na turma do 7ºA), o que levou algum tempo devido às correcções dos textos pelas respectivas professoras.
Já com tudo pronto, e as duas turmas em sintonia, já ninguém se lembrava daqueles protestos que se tinham ouvido no início do trabalho. Neste momento já só faltava acertar uns pormenores...
Pormenores acertados e os Bizarrocos terminados (ou quase...) foi com agrado que os alunos do 7ºA e 7ºD e ainda um aluno do 5ºA, foram ajudar as professoras a montar a exposição!
Bizarrocos pendurados no tecto da biblioteca e outros espalhados pelos armários, descrições colocadas no expositor, cartolinas expostas e BAM!
Finalmente, a exposição estava montada!
Foi com enorme satisfação que as professoras Helena Oliveira, Eveline Monteiro e Sofia Afonso, e os alunos do 7ºA e 7ºD puderam partilhar com alegria o resultado do trabalho feito em conjunto.
Segundo os comentários que têm sido escritos no placard improvisado para o efeito, na biblioteca, a exposição está a merecer muitos elogios por quem a observa e a visita e a comunidade escolar está a gostar do projecto.


David Brito nº8, 7ºA

Uma exposição "estranhona" (1)


Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo...
Gostei muito de fazer este trabalho, foi muito interessante embora difícil, mas no final ficou muito divertido!
Este projecto teve seis fases:
1. Leitura do livro “Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo...” do escritor José Eduardo Agualusa – a turma leu o livro em casa e o conto que dá o nome ao livro, foi lido na aula de Área de Projecto;
2. Execução do esboço do Estranhão. Cada aluno pensou na forma física do seu Estranhão e atribuiu-lhe um nome;
3. Construção do Estranhão na disciplina de Educação Visual.
4. Elaboração da memória descritiva de cada Estranhão, em língua portuguesa e em língua inglesa. Cada aluno descreveu o seu Estranhão fisica e psicologicamente conforme o imaginou.
5. Montagem da exposição. Alguns alunos em conjunto com as professoras de Área de Projecto e Educação Visual, montaram a exposição que se encontra na biblioteca;
6. Exposição. Como já acima mencionei gostei muito de colaborar nesta iniciativa e espero que todos a apreciem durante o período em que a mesma estará patente na biblioteca: de 15 de Março a 15 de Abril.
Bruno Costa nº4, 7ºA