sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O exame contra-ataca


Segundo o jornal Público "A disciplina de Filosofia deverá voltar a integrar, já no próximo ano lectivo, o lote de exames obrigatórios para a conclusão do ensino secundário. Esta foi a garantia que o Ministério da Educação deu à Sociedade Portuguesa de Filosofia (...)" (ler tudo aqui)
Como preparação para este inesperado regresso o Ministério propôs às escolas secundárias a realização de um teste intermédio de Filosofia no próximo mês de Fevereiro de 2011.

Este teste é facultativo e, segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Filosofia, Ricardo Santos, pelo menos um terço das 600 escolas secundárias inscreveu-se para o realizar. O JA'' pode informar que a Anselmo de Andrade não se encontra entre essas escolas porque se considerou não ser oportuna a realização desse teste intermédio, tendo em conta a planificação das actividades lectivas para 2010/2011.
Em 2007 acabou o exame, em 2011 o exame regressa. Terá vindo para ficar? Qual a justificação para este regresso do exame de Filosofia? Certamente alguém poderá dar resposta a estas questões mas, tal como em tantas outras situações ao longo dos anos, fica a sensação de que o Ministério navega à vista e há decisões que são tomadas de ânimo tão leve, tão leve, que ficam a pairar no ar, sujeitas aos caprichos do vento ou da mais suave das aragens.

O Ministério da Educação mudou de ministra. Que mais mudou no Ministério?

RS

Sem comentários: