segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Anselmo Hoje precisa de visitas amanhã... e depois... e depois... precisa de visitas e de colaboração


Chegou à caixa de correio do JA'' um e-mail com o seguinte conteúdo:


PARA A ANSELMO DE ANDRADE (passem palavra sff)

Visitem-nos em:

http://anselmo-hoje.blogspot.com/

O que é isto !?

Anselmo Hoje é um projecto no âmbito da disciplina de Área de Projecto realizado por alunas do 12º ano da área Artística da Escola Secundária Anselmo de Andrade.

O nosso objectivo é criar um diário multimédia e um filme de apresentação da nossa escola juntamente com reportagens, entrevistas e crónicas de todas as actividades que decorrem na Anselmo. Este espaço é destinado a todos os alunos, pais, professores e curiosos que queiram dar uma espreitadela no que se passa numa das escolas mais emblemáticas da nossa cidade de Almada.

Ideias, sugestões e comentários serão bem-vindos e podemos ser contactadas através do nosso correio electrónico:
anselmo.hoje@gmail.com. Enviem-nos também os vossos poemas, opiniões, ilustrações e fotografias para o endereço de correio electrónico ou directamente na escola.

Fiquem atentos, pois muito se vai passar por aqui!


AH
Bom, pelo teor da mensagem a coisa promete. Estaremos nós à altura do desafio? Alunos, pais, professores e até curiosos... seremos capazes de interagir com este projecto que se apresenta tão dinâmico? Ah, e será o projecto Anselmo Hoje tão electrizante como parece depois da leitura do e-mail acima reproduzido? Perguntas que só poderão ter respostas com o desenrolar dos acontecimentos. Para já, o Anselmo Hoje vai passar a figurar aí ao lado, na sidebar do JA''online, à espera de visitas que possam agitar os acontecimentos.

Quadras a São Martinho (alunos do 7ºA)

Estava um velhinho na estrada,
Cheio de frio e a gelar.
Quase não dando por nada,
Ouviu um cavalgar...

Vinha um cavalo devagarinho,
Que parou quando viu o velhinho.
Era o São Martinho,
Que logo teve pena do coitadinho!

Com a sua espada,
O manto cortou,
Ao velhinho metade doou,
E continuou cavalgando pela estrada...

O velhinho agradecido,
De tão contente que ficou,
Que até o frio,
Já tinha esquecido.

David Brito – 7ºA






Dia onze de Novembro,
Comemora-se o São Martinho,
É um dia especial,
Feito com muito carinho.

Comem-se castanhas,
No verão de São Martinho,
Num dia cheio de sol
E muito quentinho.

Catarina Morais – 7ºA









Era uma vez um cavaleiro,
Que andava a cavalgar.
Encontrou um velhinho,
Que se pôs a cantar.

Meu herói, meu herói,
És um cavaleiro,
Mui bondoso,
A cavalgar pelo mundo inteiro.

Ajudas as pessoas,
Que não têm dinheiro para viver,
Dás-lhes roupa e comida,
Para que não estejam a sofrer.

André Figueiredo – 7ºA





Há muita castanha...
E folhas a cair...
É o São Martinho...
Que está para vir!

A cavalgar,
No seu cavalinho,
Para salvar,
Outro probrezinho!!

Mónica Carmo – 7ºA

Exposição sobre São Martinho



As turmas A e D do 7º Ano e Directoras de Turma, Helena Oliveira e Eveline Monteiro, levaram a efeito uma exposição subordinada ao tema “São Martinho e a celebração das colheitas“, no âmbito do projecto A Magia da Leitura. A exposição decorreu entre 11 e 19 de Novembro, no átrio junto à biblioteca.

Os alunos escreveram quadras, elaboraram marcadores de livros com provérbios alusivos ao dia de São Martinho, contribuiram com frutos variados e outros objectos representativos desta época do ano, que estiveram expostos durante o período acima mencionado.

As professoras agradecem o apoio e carinho, manifestados por todos os que contribuiram para a realização deste evento, em particular à colega Isabel da Hora, já aposentada, mas que muito amavelmente se deslocou à escola, a fim de participar nesta iniciativa.


Professoras: Helena Oliveira e Eveline Monteiro

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Brincar à arte










Visita à Exposição Quem Será?

No dia 29 de Outubro, fomos à Casa da Cerca visitar uma exposição intitulada Quem Será? - “Saídas de uma tela, de uma narrativa … as personagens ganham nova vida num outro contexto.”
Os alunos percorreram diferentes espaços onde puderam observar diversas obras de arte, encarnando personagens.

E.B.1/JI do Pragal
Turma: 1.º B - Prof.ª M.ª João Calvário

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"A Fotografia e o Não Lugar" - Colóquio






(fotos, respectivamente, de Pedro Ferreira, José Julião e Luís Miranda)


O Ateliê de Artes vai realizar o seu primeiro colóquio do programa para este ano.
Desta vez começamos a abordagem à actividade artística pela fotografia a propósito da exposição do projecto ImaginArte que se encontra no Fórum Romeu Correia.

Normalmente discutimos assuntos e temáticas em torno de percursos considerados institucionalmente relevantes, que constituem modelos e (ou) referências para o acto, digamos, artístico. Esses projectos na maioria das vezes não nos são próximos, mesmo que consigamos trazer à nossa presença os respectivos autores.

Agora faremos uma incursão ao trabalho que alguns fotógrafos realizaram em conjunto no concelho de Almada, sobre as freguesias do concelho.
A consideração e a discussão crítica sobre o trabalho realizado perto de nós é tão importante como a especulação sobre os "grandes temas" e os "grandes artistas", porque é um processo bastante directo de análise e de conclusões sobre os objectos que vão povoando os espaços culturais circundantes. Para os fotógrafos é um meio de aferirem as suas ideias e as suas práticas com a compreensão que o público tem do seu trabalho. Para o público será um modo de aprofundar a compreensão sobre as representações simbólicas que circulam no seu espaço e que, de algum modo, a ele se referem.



O tema do colóquio é "A Fotografia e o Não Lugar". O conceito antropológico de "Não lugar" é polémico, mas permite uma consideração da fotografia, dita referencial, das paisagens (incluindo as urbanas). Num mundo sobrepovoado de imagens, em que o espaço do globo está praticamente fotografado e cartografado e por isso se torna conhecido; num contexto em que a informação é global e instantânea enchendo-nos de referências díspares, importa verificar os modos a partir dos quais se poderá entender a fotografia que pretenda representar e caracterizar os sítios, na sequência (mais ou menos) da tradição clássica.

Convidamo-vos a participar nesta conversa, no dia
27 de Novembro, 21,30, no Fórum Romeu Correia, sala Pablo Neruda.

(Este é um projecto de parceria entre o Ateliê de Artes da escola Anselmo de Andrade, a associação F4, o ImaginarteAlmada e a CM de Almada.)

Luís Miranda

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mais um blogue


O JA'' recebeu a informação de que existe mais um Blogue em actividade no universo do nosso Agrupamento de Escolas. Trata-se do Blogue TURMA CURIOSA, dinamizado pela professora Nélia Vicente da Turma 1ºA na EB1/JI nº1 do Pragal.

É um Blogue bem organizado e com uma série de ferramentas interessantes para o nível etário dos alunos a que se destina. A partir de hoje "salta" aí para a nossa sidebar.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Maltrato Zero




A campanha tem por objectivo unir toda a sociedade ibero-americana, em especial a juventude, para se comprometer contra a desigualdade e contra a violência de género através do movimento social ‘MaltratoZero’. Este movimento pretende congregar uma população estimada de 150 milhões de pessoas e conta com um sítio na internet - www.maltratozero.com <http://www.maltratozero.com/> – que contém spots de rádio, de televisão, cartazes, informações, dados sobre violência doméstica, depoimentos, manifestos, entre outros. Qualquer cidadão/ã pode aderir ao movimento. Todo o material foi produzido em português e em espanhol.


Esta informação chegou ao JA'' por e-mail enviado pela professora Emiltina Matos, principal responsável pelo blogue Educação Para a Saúde (está aí na sidebar), o mais activo de todos os blogues relacionados com o nosso Agrupamento de Escolas.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ateliês


Funcionam na Escola Secundária Anselmo de Andrade dois ateliês abertos a todos os alunos interessados.


ATELIÊ DE FOTOGRAFIA
BLOCO 1 - PISO SUPERIOR

PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

Se gostas de fotografia a preto e branco e queres trabalhar em laboratório para fazer várias experiências, inscreve-te na Biblioteca e aparece!

5a- Feira das 15.25h às 16.55h

Professor responsável Luís Cripsim


Também às quintas-feiras, entre as 14h 30m e as 18h, está aberto a toda a comunidade educativa o Ateliê de Artes na sala de Educação Tecnológica (ao lado da sala de Teatro no bloco 6).

Aqui encontras um espaço informal, aberto a todos, com a presença de vários professores que te podem orientar em qualquer ramo das artes plásticas e em diferentes tecnologias.


Professor responsável Luís Miranda

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vou comer, comer, comer, bananas e laranjas...

Dia da Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009

Celebrámos o Dia Mundial da Alimentação debatendo o tipo de alimentação saudável. Pintámos alguns alimentos, recortámos e posteriormente colámos na roda dos alimentos construída em sala de aula.



E.B.1/JI do Pragal
Turma: 1.º B - Prof.ª M.ª João Calvário

Laboratórios Abertos na Universidade Lusófona



No passado dia 11 de Novembro, os alunos de Biologia das turmas A e B do 12º anos foram à Universidade Lusófona, em Lisboa, onde realizaram duas experiências laboratoriais no âmbito da disciplina.
Curiosos acerca do ambiente da faculdade, os alunos participaram animadamente nas tarefas propostas, que consistiam na observação de embriões de galinha em diferentes estados de desenvolvimento e análise de controlo da qualidade de alguns óleos/azeites existentes no mercado. Tanto uma experiência como a outra foram interessantes, mas foi a actividade que envolvia os embriões que mais agradou à maioria dos alunos, principalmente devido ao facto de estarem a trabalhar com um organismo vivo.
Foi uma visita muito agradável pois permitiu aos alunos contactar, embora menos do que ambicionavam, com a realidade do ensino superior e porque tiveram a oportunidade de realizar experiências laboratoriais novas e dinâmicas, o que foi muito enriquecedor.
texto de Diogo Silva

Vitória da Lista Y


E pronto, a eleição para a Associação de Estudantes da Escola Secundária Anselmo de Andrade está finalmente concluída. A votação foi ganha pela lista Y. Aqui ficam os números:


1ª Volta (votação em 6 de Novembro)

Votantes 469

Lista X 221 votos 47,12%

Lista Y 146 votos 31,13%

Lista U 91 votos 19,40%


6 votos brancos 1,28%

5 votos nulos 1,07%


Passaram à 2ª volta as listas X e Y.


2ª Volta (votação em 17 de Novembro)

Votantes 272

Lista Y 136 votos 50%

Lista X 126 votos 46,32%


2 votos brancos 0,74%

8 votos nulos 2,94%


Importa notar, em jeito de conclusão, que o número de eleitores é, aproximadamente, de 1100 somando os alunos do ensino básico, secundário e nocturno.

sábado, 14 de novembro de 2009

Repetição da votação no dia 17


Após as infelizes peripécias que levaram à anulação da votação do passado dia 11, a sua repetição está marcada para a próxima 3ª feira, 17 de Novembro. A urna estará no mesmo local (sala de alunos) com horário idêntico (das 10 da manhã às 8 da noite). Espera-se que, desta vez, a votação decorra de acordo com as elementares regras democráticas e dela possa saír uma Direcção da Associação de Estudantes legítima e representativa dos alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Votação anulada!!!


A votação para a eleição da direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Anselmo de Andrade que decorreu ontem, dia 11 de Novembro, acabou por ser anulada.

A decisão coube à Direcção da escola após uma denúncia de irregularidades no processo que vieram a confirmar-se.

Ao que o JA'' apurou, houve elementos da mesa eleitoral que não respeitaram uma das regras básicas de uma eleição democrática que determina que cada voto introduzido na urna deve ser preenchido pelo eleitor. Ninguém pode delegar noutra pessoa o acto do preenchimento do boletim de voto salvo em casos extremos de impossibilidade física.

Após ter consultado elementos da Direcção bem como das duas listas concorrentes, o JA'' está em condições de afirmar que não terá havido nenhuma tentativa de fraude deliberada por parte de uma ou outra lista.

A responsabilidade pela anulação da votação deve ser imputada a alguns elementos da mesa eleitoral que "aligeiraram" o processo de votação, tendo preenchido alguns boletins de voto de colegas que não se dignavam a produzir o "esforço" de se dirigirem à mesa para o fazerem.

Este desrespeito por uma regra fundamental, mesmo que não tenha sido feito com intenção declarada de benificiar a lista X ou Y, é grave e acaba por potenciar situações pouco claras que podem provocar juízos de valor errados em quem não esteve presente quando os factos ocorreram.

Resumindo e concluindo, devido a uma atitude irreflectida e totalmente irresponsável de alguns elementos com responsabilidades no processo eleitoral, a votação foi anulada e será repetida muito brevemente em data a anunciar.

Como em qualquer situação negativa devemos procurar neste episódio algo que nos permita aprender alguma coisa de positivo. O que aprendemos com isto? Aprendemos que as regras mais básicas do processo democrático são extrordinariamente importantes, precisamente porque um processo eleitoral desta natureza é a coisa mais transparente e cristalina da nossa vida em comunidade. Qualquer facilidade ou esperteza saloia acaba por redundar em asneira da grossa.

Esperemos que este caso tenha sido a excepção à boa regra democrática na Escola Anselmo de Andrade.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O pé de feijão

Germinação de Feijões

No dia 8 de Outubro realizámos a experiência da germinação do feijão. Para tal, foram necessários copos de iogurte, algodão e feijões. Envolvemos cada feijão em algodão, colocámos dentro dum copo de iogurte e regámos com um pouco de água.
Registámos todo o processo. Fomos acompanhando o crescimento dos nossos feijões e registando as alterações que encontrávamos.
Ao fim duma semana os nossos feijões já se encontravam com este aspecto, então decidimos colocá-los em terra para puderem crescer melhor.
Estes feijões serão para plantar na nossa horta pedagógica.






E.B. 1/JI do Pragal
Turma: 1.º BProf.ª M.ª João Calvário

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Eleições


Está a decorrer a campanha eleitoral para a 2ª volta das eleições para a direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Anselmo de Andrade. Na 1ª volta nenhuma das 3 listas concorrentes (havia ainda a lista U) conseguiu alcançar a maioria absoluta.

A votação decorrerá amanhã, dia 11 de Novembro, e os eleitores terão de optar entre a lista X e a lista Y.

Como vem sendo hábito a campanha decorre em tom de grande algazarra, dando a impressão de que a capacidade de gerar confusão é um trunfo eleitoral a ter em conta. Os candidatos atiram coisas pelo ar que os eleitores disputam com entusiasmo, numa espécie de alegre copy/past daquilo que observamos nas campanhas eleitorais "a sério" quando os candidatos a deputados se passeiam pelas feiras e mercados da nação, distribuindo canetinhas e bonés com os símbolos dos partidos a quem os consiga apanhar.

Um aspecto curioso desta eleição prende-se com o facto de ambas as listas serem formados por candidatos maioritariamente provenientes das turmas de artes do 11º e 12º anos. o JA'' não conhece os programas eleitorais das candidaturas mas questiona-se sobre quais serão as grandes diferenças que justifiquem a dupla candidatura dos artistas da escola Anselmo de Andrade.

Seja qual fôr o resultado da votação uma coisa é certa: os artistas vão tomar o poder na Anselmo. Qual poderá ser o significado disto? Irá continuar tudo na mesma ou haverá alguma transformação visível e sensível no quotidiano da escola?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O dia em que caíu um muro

A construção do Muro de Berlim em 1961...
... e a sua queda 20 anos depois.


O mundo comemora hoje o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim. O Muro de Berlim foi o símbolo máximo da Guerra Fria e marcou o imaginário de milhões de europeus ao longo dos anos 60, 70 e 80. O também chamado do Muro da Vergonha viu iniciada a sua construção a 13 de Agosto de 1961. Quando terminado era uma estrutura da qual faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. A Europa e o Mundo tinham uma linha que separava dois regimes políticos, duas visões antagónicas da construção de uma sociedade humana. Era aquilo que Churchill designou por Cortina de Ferro. De um lado e do outro viviam-se vidas separadas, cada população desconhecendo por completo a realidade do que se passava para lá do Muro.

O Muro acabou por cair a 9 de Novembro de 1989. Na União Soviética vivia-se a Perestroika, o que deixava os restantes países do "lado de lá" da Cortina de Ferro mais ou menos entregues a si próprios. A queda do Muro de Berlim foi o ponto de partida para um movimento imparável que fez de 1989 um ano extraordinário marcado pela queda consecutiva dos regimes totalitários que constituiam o antigo Bloco Soviético. É isso que hoje se comemora um pouco por toda a Europa, o que acreditamos ser o triunfo da Liberdade sobre a opressão apesar de outros muros terem sido, entretanto, levantados. Mas isso é outra história.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Artistas



Na abertura do ano lectivo uma das actividades de recepção aos alunos foi a construção de um painel colectivo no espaço de recreio da escola.

Todas as turmas da escola participaram de forma faseada segundo o horário lectivo - manhã/tarde. As fotografias mostram alunos do 1º e 2º anos de escolaridade em plena acção.

A actividade retratada faz parte do Plano Anual de Actividades da EB1/JI nº1 do Pragal, pelo que todas as professoras/educadoras foram responsáveis na sua dinamização.

As imagens falam por si: concentração, aplicação... e as ideias ganham forma do lado de cá, no mundo real. São artistas em plena actividade criativa.


Horta de Blogues


"No aniversário da escola, aqui ficam os blogues da horta que estão a crescer, um pouco mais devagar do que as couves..." foi com estas palavras de abertura que o JA'' recebeu a notícia de que dois novos blogues relacionados com o nosso Agrupamento vão despontando no universo virtual.

Criados pela Professora Rosário Oliveira, o Anselmo's Organic Garden (em inglês, as you can see) e o Horta Biológica e Jardim Mediterrânico (na língua de Camões) passam a estar disponíveis e figuram aí ao lado, no sidebar.

A promotora desta hortazinha de blogues prossegue dizendo que "A ideia é que [os blogues] sejam mantidos por várias pessoas, alunos incluídos. Apenas dei o arranque. Há muito material dos dois anos anteriores que também vai ser publicado em breve." Aqui fica a informação e um duplo convite a todos os eventuais interessados: podem visitar estes blogues e ainda participar no seu desenvolvimento contactando a autora.