segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O dia em que caíu um muro

A construção do Muro de Berlim em 1961...
... e a sua queda 20 anos depois.


O mundo comemora hoje o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim. O Muro de Berlim foi o símbolo máximo da Guerra Fria e marcou o imaginário de milhões de europeus ao longo dos anos 60, 70 e 80. O também chamado do Muro da Vergonha viu iniciada a sua construção a 13 de Agosto de 1961. Quando terminado era uma estrutura da qual faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. A Europa e o Mundo tinham uma linha que separava dois regimes políticos, duas visões antagónicas da construção de uma sociedade humana. Era aquilo que Churchill designou por Cortina de Ferro. De um lado e do outro viviam-se vidas separadas, cada população desconhecendo por completo a realidade do que se passava para lá do Muro.

O Muro acabou por cair a 9 de Novembro de 1989. Na União Soviética vivia-se a Perestroika, o que deixava os restantes países do "lado de lá" da Cortina de Ferro mais ou menos entregues a si próprios. A queda do Muro de Berlim foi o ponto de partida para um movimento imparável que fez de 1989 um ano extraordinário marcado pela queda consecutiva dos regimes totalitários que constituiam o antigo Bloco Soviético. É isso que hoje se comemora um pouco por toda a Europa, o que acreditamos ser o triunfo da Liberdade sobre a opressão apesar de outros muros terem sido, entretanto, levantados. Mas isso é outra história.

2 comentários:

Élia Martins disse...

Estive em Berlim e vi a marca do muro que eles mantêm no chão, a atravessar pelos meio das principais avenidas, na frente dos edificios. Vi o Charlie point e o Museu do Muro... E fiquei impressionada, arrepiada e feliz por o muro já não existir.
Estive na Irlanda e vi o muro.
Como é possível a comunidade internacional estar a comemorar os 20 anos da queda do muro de Berlim e ser complacente com os outros muros? Entre Irlandas, entre Israel e a Palestina, entre os EUA e o México?

guida lucena disse...

Já agora,a propósio do Muro e do 9 de Novembro, convém recordar que foi nessa mesma data, em 1938, que a Noite de Cristal marcou um dos mais ferozes actos de perseguição e matança (de judeus) que ainda hoje envergonha os alemães. Aí se acentuaram divergências e radicalizaram posturas que, de degrau em degrau, de vergonha em vergonha, conduziram ao erguer da afronta de cimento que perdurou, ali, até há 20 anos.
Quanto tempo demorará a derrubar outros muros, uns mais antigos, outros mais recentes, por esse mundo fora?