quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"A Fotografia e o Não Lugar" - Colóquio






(fotos, respectivamente, de Pedro Ferreira, José Julião e Luís Miranda)


O Ateliê de Artes vai realizar o seu primeiro colóquio do programa para este ano.
Desta vez começamos a abordagem à actividade artística pela fotografia a propósito da exposição do projecto ImaginArte que se encontra no Fórum Romeu Correia.

Normalmente discutimos assuntos e temáticas em torno de percursos considerados institucionalmente relevantes, que constituem modelos e (ou) referências para o acto, digamos, artístico. Esses projectos na maioria das vezes não nos são próximos, mesmo que consigamos trazer à nossa presença os respectivos autores.

Agora faremos uma incursão ao trabalho que alguns fotógrafos realizaram em conjunto no concelho de Almada, sobre as freguesias do concelho.
A consideração e a discussão crítica sobre o trabalho realizado perto de nós é tão importante como a especulação sobre os "grandes temas" e os "grandes artistas", porque é um processo bastante directo de análise e de conclusões sobre os objectos que vão povoando os espaços culturais circundantes. Para os fotógrafos é um meio de aferirem as suas ideias e as suas práticas com a compreensão que o público tem do seu trabalho. Para o público será um modo de aprofundar a compreensão sobre as representações simbólicas que circulam no seu espaço e que, de algum modo, a ele se referem.



O tema do colóquio é "A Fotografia e o Não Lugar". O conceito antropológico de "Não lugar" é polémico, mas permite uma consideração da fotografia, dita referencial, das paisagens (incluindo as urbanas). Num mundo sobrepovoado de imagens, em que o espaço do globo está praticamente fotografado e cartografado e por isso se torna conhecido; num contexto em que a informação é global e instantânea enchendo-nos de referências díspares, importa verificar os modos a partir dos quais se poderá entender a fotografia que pretenda representar e caracterizar os sítios, na sequência (mais ou menos) da tradição clássica.

Convidamo-vos a participar nesta conversa, no dia
27 de Novembro, 21,30, no Fórum Romeu Correia, sala Pablo Neruda.

(Este é um projecto de parceria entre o Ateliê de Artes da escola Anselmo de Andrade, a associação F4, o ImaginarteAlmada e a CM de Almada.)

Luís Miranda

Sem comentários: