sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Novo projecto na Anselmo



A Escola, neste ano lectivo tem um PROJECTO diferente de todos os outros ...

- É inovador e multidisciplinar;
- tem carácter científico;
- aposta na actividade experimental;
- abrange turmas do ensino básico e ensino secundário;
- incide sobre os efeitos de substâncias psicoactivas (certas drogas) no
ritmo cardíaco medido em organismos – Daphnia magna straus – que
servem de “modelos científicos”;
- permite observar em tempo real o modo como as drogas afectam um
organismo vivo;
- pretende ser uma vertente dinamizadora da comunidade educativa;
- permite alargar a sua acção a outras Instituições/Entidades do meio;
- promove estilos de vida saudáveis.

PARA SABER MAIS ... CONSULTAR: http://www.visionarium.pt/index.html

VÁRIOS CARTAZES INFORMATIVOS IRÃO SER COLOCADOS POR TODA A ESCOLA.

A toda a COMUNIDADE EDUCATIVA interessada, solicitamos contacto com os professores de Biologia dinamizadores do Projecto Daphnia na Escola:

Filomena Sousa, Lourdes Rodrigues, Isabel Cabaço, Dulce Pinto e Alicinda Farias.
texto recebido por e-mail

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Escola nova em Almada velha

A Presidente da Câmara de Almada confraterniza com os futuros utentes da escola que seguram a bandeira do município
Isilda Rodrigues, coordenadora da escola e Margarida Lucena, Presidente do Conselho Executivo da Anselmo, sede do agrupamento,
sorriem junto à placa comemorativa do lançamento da 1ª pedra

Axonometria virtual representando o aspecto do futuro equipamento escolar


No dia 17 de Janeiro foi colocada a 1ªpedra da EB1/Ji nº2 de Almada, situada na zona velha da cidade, na rua Conde Ferreira, pertencente ao Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, com a presença da Ex.ª Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada, Mª Emília de Sousa Neto e da Presidente do Agrupamento de Escolas Anselmo da Andrade, Mª Margarida Lucena, além de outros importantes elementos da comunidade educativa e almadense.
Este novo estabelecimento de ensino, que irá substituir a anterior escola já bastante degradada e entretanto demolida, deverá entrar em funcionamento no próximo ano lectivo 2009/10 oferecendo:
- 8 salas de aula para o 1º CEB
- 2 salas para Jardim de Infância
- 1 Centro de Recursos
- 1 sala multiusos
- 1 polivalente para actividades desportivas e de convívio
- 1 cozinha e 1 refeitório
- gabinetes administrativos
- logradouro com campo de jogos
(além de instalações balneárias, sanitárias e arrecadações)
Como ficou escrito, vai ser erguido ali, naquele lugar, uma boa casa para aprender e ensinar.

notícia recebida por e-mail enviado pela professora Elia Martins
editado pelo JA''

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Namoro violento não é...



A nossa escola insere-se no Projecto “Educação para a Saúde”, no qual se têm vindo a realizar diversas actividades e acções de formação sobre temas de relevância à vida dos jovens, entre os quais a iniciativa sessões sobre a temática “Violência no namoro”.
Esta actividade destinou-se às turmas dos 9º e 12º anos, e decorreu por meio de sessões lúdicas conduzidas pelas psicólogas Drª Lucinda Pimentel e Filipa Barbosa do Centro de Saúde de Almada.
Os alunos foram convidados a participar conjuntamente com as profissionais, numa reflexão dinâmica sobre o namoro e suas contrapartidas.
De forma a incitar o debate, desenvolveu-se um ambiente de cumplicidade entre os alunos, que representaram e expressaram os seus sentimentos e perspectivas no que toca aos relacionamentos afectivos. As psicólogas moderaram a discussão e acrescentaram noções importantes ou contribuíram com novos pontos de vista, permitindo o alargamento dos horizontes dos jovens.
A sessão concluiu-se na voz de Sérgio Godinho e nas palavras do poeta Eugénio de Andrade, com um apelo ao respeito mútuo, à pureza dos sentimentos, à compreensão e liberdade a que cada um tem direito, à necessidade imperante de amar.

É urgente o Amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras,
Ódio, solidão e crueldade,
Alguns lamentos,
Muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
Multiplicar os beijos, as searas,
É urgente descobrir rosas e rios,
E manhãs claras.

Caí o silêncio nos ombros,
E a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer

Eugénio de Andrade

Texto de Helena Antunes Simões, nº5 12ºE

A propósito de uma sessão relacionada com o tema «violência no namoro» ver blogue relacionado no side bar. O site da campanha nacional é http://www.amorverdadeiro.com.pt/

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Montra de Livros (na Biblioteca)


A partir desta semana e até ao final do ano lectivo, a Biblioteca vai ter à disposição de toda a comunidade educativa uma Montra de Livros.

O objectivo desta iniciativa é a divulgação de obras subordinadas a diversas áreas temáticas.

Os livros podem também ser adquiridos com 10% de desconto.

Janeiro - Ciência e Saúde
Fevereiro - Literatura
Março - Ambiente
Abril - História
Maio - Arte

Questionário


No âmbito do projecto "Eco-escolas" está a decorrer a Auditoria Ambiental 2008/09.
O questionário servirá para compreender melhor os hábitos e as opiniões da população que caracteriza o contexto populacional em que o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade se insere, em aspectos relacionados com o ambiente. As suas respostas são muito importantes! Só juntos poderemos detectar os principais problemas e contribuir para que a nossa escola e o meio em que se insere se transformem em locais ainda mais agradáveis.
Vá ao seguinte endereço http://www.esec-anselmo-andrade.com/prof/dulce/ e responda às questões.
O Conselho Eco-Escola agradece a sua colaboração.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Quo Vadis?


Projecto Quo Vadis Homo sapiens


A Escola Secundária com 2º e 3º CEB Anselmo de Andrade encontra-se envolvida num projecto europeu Comenius, abrangido pelo programa Lifelong Learning Programme, cujo nome é “Quo Vadis Homo sapiens” e cujos objectivos principais visam ultrapassar as barreiras da linguagem entre os participantes do projecto pela utilização de uma língua estrangeira comum, conhecer a cultura de outros povos, reconhecer a identidade nacional dos outros participantes, desenvolver competências relacionadas com as tecnologias de comunicação e informação, desenvolvendo cooperação entre escolas parceiras. Além destes objectivos, o projecto está relacionado com temas importantes para o futuro e sustentabilidade da Terra, sendo o principal actor o Homem. Iremos estudar, aprender e analisar o passado e o presente para perspectivar o futuro próximo da Terra. Há muitas nações na Terra. Apesar de falarem diferentes línguas, devem ter uma coisa em comum: relacionar-se para preservar o futuro do nosso planeta.
No mês de Novembro fomos a Berlim, numa reunião de projecto de todos os parceiros (Polónia, Itália, Alemanha e Roménia, além de Portugal) e começamos a desenvolver algumas actividades, além de visitarmos a cidade.
Brevemente faremos um relato dessa viagem.
Podem consultar o blogue do projecto em http://homsapiens.blogspot.com/

Notícia recebida por e-mail enviado pela professora Élia Martins (Coordenadora do Projecto)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A Galinha de Massena

Massena, nesta pintura de 1856 da autoria de Adolphe Fontaine, sem olho direito nem galinha


A Galinha de Massena e a terceira invasão francesa



Durante a terceira invasão francesa (1810), o marechal André Massena, conhecido como o filho querido da Vitória, embora transformado numa sombra do passado, velho, curvado, com uma perna arruinada, cego da vista esquerda (Napoleão disparara sobre ele acidentalmente durante uma caçada, culpando o general Berthier que com cavalheirismo aceitou as culpas!), não deixou de trazer uma amante para melhor suportar as dificuldades da guerra. A senhora chamava-se Henriette Lebreton. Senhora, não menina, pois, ainda que muito jovem, a rapariga era casada e logo com um dos ajudantes-de-campo de Massena. Chefes que traziam esposas ou amantes para as campanhas militares, não era propriamente novidade. No entanto, este affaire especificamente, não foi bem visto pelos soldados. Isto porque o marechal fazia-se acompanhar para todo o lado pela sua preferida (que montava a cavalo vestida com um uniforme de cavalaria), e parecia a todos que a mulher prejudicava a clarividência do grande militar. As tropas referiam-se a Henriette como A Galinha de Massena.
Quando o exército parou em Viseu, aconteceu um episódio que iria prejudicar as relações entre Massena e os seus principais generais – Junot, A Tempestade, tal era o seu feitio, e Ney, o Bravo dos bravos, homem tão corajoso quanto orgulhoso. Massena, que não tinha bons fígados, desejava receber bem os seus tenentes em nome de uma melhor coesão do exército e por isso fez por criar um bom ambiente: mandou arranjar uma mesa no bonito limoal da casa onde se hospedava (a Casa do Arco), e preparou-se para fazer das tripas coração: aguentar uma conversa com Ney e Junot. Na verdade, até fez mais: mostrou-se amável, dando o braço ora a um, ora a outro, enquanto conversavam esperando a hora da refeição. Os ajudantes-de-campo ficaram espantados com aquele espectáculo. Tanto mais que o marechal costumava tomar as refeições apenas na companhia de Henriette. Nesse dia, porém, não só convidava os seus generais como ordenou que a mesa dos ajudantes-de-campo, a cem passos dali, fosse colocada ao lado da sua. O cúmulo da simpatia e das atenções! E tudo parecia correr bem.
Foi então que Massena teve uma ideia infeliz: pediu a presença de Henriette. Depois, com uma falta de tacto incrível – sem perceber sequer que a jovem, que acorreu ao seu chamamento com passinhos rápidos, estacara ao dar pela presença dos lugar-tenentes do amante –, virou-se para Ney e pediu-lhe que desse a mão à senhora e a conduzisse à mesa. O fogoso marechal, que não suportava aquilo que considerava a interferência de uma mulher nos assuntos militares, ficou ainda mais rubro do que já era, claramente desagradado com o que lhe era pedido. Visivelmente contrariado, ofereceu a ponta dos dedos a Henriette, conduzindo-a ao seu lugar. Para piorar as coisas, Massena estabeleceu que Ney se sentasse entre a senhora e o general Montbrun. A primeira à sua direita e o segundo à sua esquerda.
A refeição teve início. Henriette, perspicaz, como qualquer mulher, depressa percebeu que o seu conviva do lado esquerdo a ignorava ostensivamente, dirigindo a palavra apenas a Montbrun. O tempo foi passando e a jovem sentiu-se cada vez mais humilhada. Massena, esse, parecia não dar conta de nada. Pensava talvez que a sua operação de charme fora um sucesso. Como se enganava. Os nervos acabaram por dominar a pobre Henriette. Subitamente, desatou num pranto e antes que alguém pudesse intervir, desmaiou e caiu desamparada no chão (É preciso não esquecer que a melancolia e o dramatismo estavam na moda!).
Foi então que estalou o verniz. «Ao diabo com aqueles imbecis», deve ter pensado Massena! Enquanto a infeliz senhora era levada para os seus aposentos, encrespou-se com Ney e fê-lo com os piores modos. Este último não se ficou atrás e exprimiu bem alto as suas impressões acerca do que pensava daquela situação. Junot, curiosamente, manteve-se calmo. Nem sinais da Tempestade, o homem que anos mais tarde se atirou de uma janela num acesso de fúria.
Tudo isto se passava na presença dos ajudantes-de-campo. Uma vergonha. Ali, a quinhentas léguas de França, os homens a quem estavam confiados os destinos de mais de sessenta mil soldados, trocavam palavras violentas e de maneira a que todos pudessem ouvir. A noite, a certa altura tão promissora, acabava da pior maneira, quando um pouco de sensatez poderia ter evitado a discussão. Como o mal de uns é o bem de outros, quem ganhou foram os Portugueses e os seus aliados Ingleses…e tudo por causa da Galinha de Massena.



Texto do Professor Orlando Lourenço

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Clube de Teatro


A partir da próxima 3ª Feira, dia 13 de Janeiro, o professor Carlos Melo, passa a estar disponível para dinamizar e orientar o Clube de Teatro da nossa Escola.

O Clube funcionará na Sala de Teatro (toda a gente sabe qual é!) às 3ªs Feiras, entre as 19 e as 20.30 horas.

Segundo informação fornecida pelo professor Carlos Melo, o Clube dirige-se a toda a Comunidade Escolar (além dos alunos, professores, funcionários, encarregados de educação...) e o seu principal objectivo será o de apresentar um trabalho no próximo Festival Inter-Escolas de Almada a realizar no próximo mês de Maio.

A quem desejar mais informação sobre a sua actividade artística, o professor disponibiliza os seguintes contactos: http://cgmelo.blogspot.com/ (kriu) e os telefones 961472408/916858382.

Participa, sente-te bem-vindo ao Clube!!!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Prémio Anselmo 2009

Todos os anos é promovido o Prémio Anselmo nas vertentes de Literatura, Artes Plásticas e Ciência. Se no campo das Artes Plásticas a participação tem sido significativa, o mesmo não se pode afirmar em relação às outras áreas a concurso. O JA'' publica aqui o regulamento do concurso e apela a todos os leitores que passeiam os olhos neste texto que o divulguem junto de todos os colegas, alunos e professores da nossa escola.
O prazo de entrega dos trabalhos coincide com o último dia da primeira semana de aulas do terceiro período o que, no presente ano lectivo, corresponde ao dia 17 de Abril.


CONCURSO LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

“PRÉMIO ANSELMO DE ANDRADE”

2008/2009


REGULAMENTO

Dando cumprimento à tradição de estimular e desenvolver a criatividade dos nossos alunos no campo da Literatura, Artes e Ciências, a Escola Secundária Anselmo de Andrade realiza mais uma vez o evento “Prémio Anselmo de Andrade”.

Artigo 1º
Tema

O tema dos trabalhos a concurso é totalmente livre.

Artigo 2º
Áreas

O concurso divide-se em três áreas: Literária (poesia ou prosa), Artística (desenho, fotografia, pintura ou escultura) e Científica (ensaio científico ou relatório de experiência).

Artigo 3º
Escalões


Nas áreas Literária e Científica os candidatos poderão concorrer com trabalhos individuais ou de grupo a um dos seguintes escalões:

A – alunos do ensino básico ( 7º, 8º e 9º anos).
B – alunos do ensino secundário ( 10º, 11º e 12º anos).

Na área Artística existirá um escalão único para todos os candidatos.

Artigo 4º
Apresentação dos originais

Os trabalhos a concurso são entregues na Biblioteca à funcionária de serviço.

Área Literária e Científica:
Os trabalhos deverão ser apresentados em folhas A/4, dactilografadas a dois espaços com letra de corpo 12. Não há limites de páginas.

Área Artística:
Os trabalhos apresentados não deverão exceder 150cm de largura nem 150cm de altura.

Artigo 5º
Identificação

Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição que lhes será facultada na Biblioteca no acto de entrega dos trabalhos de forma a garantir o anonimato.
A ficha de inscrição é composta por dois espaços distintos.
A parte da ficha com a identificação do candidato (nome, número e turma) bem como as características do trabalho será assinada e entregue em envelope fechado.
Sobre o envelope será colada a outra parte da ficha da ficha de inscrição onde constará o pseudónimo do candidato e as características do trabalho apresentado a concurso.

Artigo 6º
Quantidade de trabalhos

Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho em cada área, excepto na área da poesia, em que poderão ser apresentados dois poemas.

Artigo 7º
Prazo

A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao fim da primeira semana de aulas do terceiro período.

Artigo 8º
Constituição e decisões do júri

O júri será constituído preferencialmente por professores da Escola e nomeado pelo Conselho Pedagógico.
Das decisões do júri não poderá haver recurso

Artigo 9º
Prémios

Em cada modalidade serão atribuídos até 3 prémios, 1º, 2º e 3º, podendo ainda o Júri atribuir menções honrosas.
O tipo de prémios a atribuir será decidido em função das circunstâncias.

Artigo 11º
Qualidade dos trabalhos

No caso de, em alguma das áreas do concurso, os trabalhos concorrentes não apresentarem qualidade considerada digna de nota, o júri reserva para si o direito de não atribuir alguns ou mesmo nenhum dos prémios a concurso.

Artigo 12º
Entrega dos prémios

A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia a realizar para o efeito em data e local a anunciar oportunamente.

Artigo 13º
Acervo da E.S.A.A.

Os trabalhos premiados no âmbito de cada área do concurso passarão a fazer parte do acervo da E.S.A.A.

Artigo 14º
Aceitação do regulamento

Ao entregarem trabalhos a concurso, os participantes estarão a aceitar todos os parâmetros deste regulamento.