segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Namoro violento não é...



A nossa escola insere-se no Projecto “Educação para a Saúde”, no qual se têm vindo a realizar diversas actividades e acções de formação sobre temas de relevância à vida dos jovens, entre os quais a iniciativa sessões sobre a temática “Violência no namoro”.
Esta actividade destinou-se às turmas dos 9º e 12º anos, e decorreu por meio de sessões lúdicas conduzidas pelas psicólogas Drª Lucinda Pimentel e Filipa Barbosa do Centro de Saúde de Almada.
Os alunos foram convidados a participar conjuntamente com as profissionais, numa reflexão dinâmica sobre o namoro e suas contrapartidas.
De forma a incitar o debate, desenvolveu-se um ambiente de cumplicidade entre os alunos, que representaram e expressaram os seus sentimentos e perspectivas no que toca aos relacionamentos afectivos. As psicólogas moderaram a discussão e acrescentaram noções importantes ou contribuíram com novos pontos de vista, permitindo o alargamento dos horizontes dos jovens.
A sessão concluiu-se na voz de Sérgio Godinho e nas palavras do poeta Eugénio de Andrade, com um apelo ao respeito mútuo, à pureza dos sentimentos, à compreensão e liberdade a que cada um tem direito, à necessidade imperante de amar.

É urgente o Amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras,
Ódio, solidão e crueldade,
Alguns lamentos,
Muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
Multiplicar os beijos, as searas,
É urgente descobrir rosas e rios,
E manhãs claras.

Caí o silêncio nos ombros,
E a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer

Eugénio de Andrade

Texto de Helena Antunes Simões, nº5 12ºE

A propósito de uma sessão relacionada com o tema «violência no namoro» ver blogue relacionado no side bar. O site da campanha nacional é http://www.amorverdadeiro.com.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente texto. Parabéns.